Rádio
Nenhum programa no ar
Agricultores investem menos na cultura de trigo no RS e no PR
Nos estados que mais produzem trigo no Brasil, o plantio está em estágios diferentes. Mas os produtores do Rio Grande do Sul e do Paraná têm uma certeza: a área cultivada vai ser menor este ano.
Em todo o estado do Paraná, 64% da área já foi semeada. No Paraná, a saca de trigo está custando, em média, R$ 42, 20% a mais do que era pago na mesma época do ano passado. Apesar da alta, os agricultores estão investindo menos na cultura. A área plantada deve cair em 15% este ano. Além do alto custo de produção, a dificuldade em negociar o grão é um dos motivos dos agricultores desistirem do trigo.
No Rio Grande do Sul, a área plantada também diminuiu. Em todo o estado, apenas 10% das lavouras foram plantadas e a previsão é de queda na área ocupada pelo trigo. No ano passado, foram plantados 882 mil hectares e nesse ano a estimativa é que não passe de 766 mil hectares. A menor área dos últimos dez anos.
O clima é o principal aliado dos produtores rurais, mas também pode ser o pior dos vilões. Nos dois últimos anos foi ele o responsável pelas perdas nas lavouras de trigo do Rio Grande do Sul. Nesta safra, o fenômeno La Niña dá esperança aos agricultores por anunciar um inverno mais seco. Mesmo assim, muitos estão optando por atrasar o plantio, devido às previsões de geada em setembro, período em que o trigo está na fase reprodutiva.
Fonte: Globo Rural
Postado por: Maira Kempf
Autor
lccomunic
Em: 05/06/2016, 21:00

Em entrevista à Rádio Uirapuru, o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, esclareceu a postura da entidade

Indivíduo tentou evasão mas foi capturado no acesso a Catuípe

Tremor com epicentro em Morón sacudiu a capital Caracas, causou danos estruturais e colocou ilhas do Caribe em estado de atenção

Projeções extraoficiais apontam o candidato do PL com ampla vantagem, enquanto o atual vice-governador e adversários dividem o restante dos blocos e inserções.

Cerimônia ocorre nesta noite em Porto Alegre

Doações de agasalhos e bolachas reforçam o compromisso do grupo da terceira idade de Santo Augusto com a solidariedade e o cuidado com a comunidade

Conforme informações da Brigada Militar, a ocorrência foi comunicada após uma ligação anônima ao 190

Inscrição obrigatória para homens e voluntária para mulheres pode ser feita online; perda do prazo gera multa e restrições legais



