Rádio Querência

Saiba quem é Blairo Maggi, o novo ministro da Agricultura

Saiba quem é Blairo Maggi, o novo ministro da Agricultura

O senador Blairo Maggi (PP/MT) é o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Gaúcho, natural de Torres, no litoral do Rio Grande do Sul, nasceu em 26 de maio de 1956. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná. Bem-sucedido nos negócios, tem uma trajetória política relativamente curta. Porém, já acumula dois mandatos como governador de Mato Grosso (2003-2007 / 2007-2010) e ocupa vaga no Senado pela primeira vez (2011-2019).

 

Ex-aliado de Lula e Dilma, Maggi foi cotado em outros momentos para o Ministério da Agricultura, mas não aceitou. Agora, precisou trocar de partido de última hora para assumir o cargo. Ele se filiou nessa quarta, dia 11, ao Partido Progressista (PP), contemplado pelo presidente interino Michel Temer com a pasta. Antes, o senador era filiado ao PR (Partido da República).

 

Maggi tem uma história de sucesso na agricultura: é um dos maiores produtores de soja do mundo. É um dos herdeiros do Grupo Amaggi, fundado pelo pai, André Antônio Maggi, falecido em 2001. Comanda uma das maiores companhias da América Latina no ramo do agronegócio, formada por quatro grandes setores: commodities, agro, navegação e energia. A área plantada de soja pelo grupo é de aproximadamente 140 mil hectares (dados da safra 2012/2013). A empresa também planta 74 mil hectares de milho e mais de 10 mil de algodão.

 

O prestígio no agronegócio fez Blairo Maggi ser considerado uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista ‘Forbes’. A ele também foi apelidade o título de “Rei da Soja”. Por outro lado, a ONG Greenpeace concedeu à Maggi o prêmio “Motosserra de Ouro” como crítica ao desmatamento da Amazônia e o avanço da agricultura na região. Blairo conseguiu melhorar sua imagem ao adotar uma série de medidas para conter o desmatamento em Mato Grosso, entre elas a moratória da soja e da carne.

 

Quanto às críticas de entidades ambientalistas, Maggi se defende ao mostrar os compromissos de sustentabilidade e iniciativas socioambientais do grupo Amaggi, além de dizer que à frente do Governo de Mato Grosso conseguiu reduzir os índices de desmatamento no estado.

 

Recentemente, Maggi foi relator no Senado da Proposta de Emenda à Constituição PEC 65/2012, que pode pôr fim à necessidade de licenciamento ambiental para obras no país. A matéria estabelece que a partir da simples apresentação de um Estudo de Impacto Ambiental pelo empreendedor, nenhuma obra pode ser suspensa ou cancelada. No Senado, Blairo já presidiu a Comissão de Meio Ambiente e foi um dos defensores da aprovação do Código Florestal, em 2012.

 

À Justiça Eleitoral em 2010, quando concorreu à vaga no Senado, Blairo Maggi declarou patrimônio de mais de R$ 143 milhões.

 

Fonte: Canal Rural

Postado Por: Ed Júnior

L

Autor

lccomunic

Em: 12/05/2016, 21:00

Mais lidas
Motorista de 38 anos morre após caminhão desgovernado atingir estrutura e bomba de combustível em posto de Chiapetta
Motorista de 38 anos morre após caminhão desgovernado atingir estrutura e bomba de combustível em posto de Chiapetta

Veículo colidiu contra o Posto Novo Horizonte na noite deste sábado (3); câmeras de segurança registraram o fato.

Criança fica ferida após ser atropelada na Avenida Central, em Santo Augusto
Criança fica ferida após ser atropelada na Avenida Central, em Santo Augusto

Acidente aconteceu por volta do meio-dia desta quarta-feira; vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Bom Pastor

Urnas e Fama: As Celebridades que Ficaram de Fora do Legislativo em 2026
Urnas e Fama: As Celebridades que Ficaram de Fora do Legislativo em 2026

De cantores e influenciadores a veteranos da política: saiba quais nomes conhecidos do grande público não conquistaram votos suficientes nas eleições deste ano.

Urnas no exterior aponta vitória de Lula na Ásia e Oceania, com vantagem de Flávio Bolsonaro no Japão
Urnas no exterior aponta vitória de Lula na Ásia e Oceania, com vantagem de Flávio Bolsonaro no Japão

Os primeiros resultados das seções eleitorais fora do Brasil mostram cenários divididos entre os principais candidatos, com forte movimentação de eleitores e longas filas em países europeus.

Darci Pompeo de Mattos é reeleito Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul
Darci Pompeo de Mattos é reeleito Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul

Candidato santo-augustense obteve mais de 83 mil votos, conquistou seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados e reafirmou o compromisso com as pautas gaúchas.

Últimas notícias
Aeroporto de Passo Fundo terá novos voos da LATAM com destino a Guarulhos
Aeroporto de Passo Fundo terá novos voos da LATAM com destino a Guarulhos

A partir de 29 de outubro, o Aeroporto Lauro Kurtz contará com frequências semanais às terças e sábados no fim de tarde, totalizando quatro voos diários no terminal.

Horário eleitoral no rádio e na TV em tempo reduzido volta nesta sexta-feira
Horário eleitoral no rádio e na TV em tempo reduzido volta nesta sexta-feira

A exibição segue até o dia 23 de outubro, dois dias antes da votação oficial, que ocorre no dia 25.

Deltasul reinaugura nova loja em Santo Augusto nesta sexta-feira com ofertas e atrações especiais
Deltasul reinaugura nova loja em Santo Augusto nesta sexta-feira com ofertas e atrações especiais

Unidade com 50 anos de tradição em Santo Augusto muda para o prédio ao lado, no antigo Lojão do Povo, e promete ofertas imperdíveis, chimarrão, pipoca e sorteio de brindes para os primeiros clientes a partir das 9h.

Todo o Rio Grande do Sul em Alerta Máximo para Temporais e Ventos Acima de 90 km/h
Todo o Rio Grande do Sul em Alerta Máximo para Temporais e Ventos Acima de 90 km/h

Linha de instabilidade avança pelo território gaúcho com previsão de acumulados expressivos de chuva e risco isolado de granizo e temporais severos.

Menino de 11 anos é transferido para Passo Fundo após acidente em Santo Augusto
Menino de 11 anos é transferido para Passo Fundo após acidente em Santo Augusto

Criança havia sido atendida no Hospital Bom Pastor, mas novas avaliações médicas indicaram a necessidade de encaminhamento para atendimento especializado.

VAI TER DEBATE?
VAI TER DEBATE?

Antes do último debate presidencial, emissora fará entrevistas individuais com os dois candidatos que disputam o segundo turno das Eleições 2026