Rádio Querência

Agricultores precisam fazer o CAR até a próxima quinta-feira

Agricultores precisam fazer o CAR até a próxima quinta-feira

O Cadastro Ambiental Rural – CAR precisa obrigatoriamente ser feito até o dia 05 de maio, próxima quinta-feira. O registro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Isso independe da situação de suas terras: com ou sem matrícula, registros de imóveis, ou transcrições. 

Em Santo Augusto, em contato com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais base territorial São Valério do Sul, fomos informados pelo Vice-presidente, Luiz Carlos Pommer que “a procura aumentou bastante nos últimos dias”. Porém, como muitos agricultores do município estão procurando escritórios particulares para realizar o cadastro, não há como saber qual o número de propriedades cadastradas, no entanto, entre os agricultores ligados ao Sindicato, 80% já efetuaram o cadastro. 

De acordo com os dados do site do CAR no Rio Grande do Sul, em Santo Augusto foram cadastrados até o momento 22.681,98 hectares. O que equivale a aproximadamente 50% da área do município, que é de 46.850 hectares segundo a EMATER

A falta de regularização no prazo previsto pode levar à perda de uma série de benefícios. Entre as penalidades estão a impossibilidade de acessar linhas de crédito ou contratar seguro agrícola em condições facilitadas, a suspensão de sanções por conta da supressão irregular de vegetação e a negativa de dedução das áreas de APPs na base de cálculo do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR). 

O coordenador institucional da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado JerônimoGoergen (PP-RS), orienta os produtores rurais a buscar o apoio de profissionais especializados para regularizar seus imóveis. “Esse prazo que se encerra não acaba com a possibilidade de se fazer o cadastro, no entanto retira benefícios importantes se nada for feito. 

 

Dpto. Jornalismo RQ

Foto: Divulgação  Site CAR

Postado por: Maira Kempf

L

Autor

lccomunic

Em: 01/05/2016, 21:00