Rádio
Nenhum programa no ar
Piratini propõe aumento de 9,6% para salário o mínimo regional
O projeto de lei que propõe o reajuste de 9,612% ao salário mínimo regional foi protocolado na manhã desta sexta-feira (12) na Assembleia Legislativa gaúcha. Assim, a primeira faixa será de R$ 1.103,66 e a última de R$ 1.398,65.
O Piratini afirma que o índice foi escolhido a partir da variação do salário médio dos trabalhadores brasileiros a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). No entanto, ficou abaixo da inflação de 11,28% e abaixo do reajuste no salário mínimo nacional de 11,68%.
“O mercado de trabalho está enfraquecido. Nosso principal objetivo é manter os empregos”, relata o secretário estadual do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch.
As centrais sindicais pediam que o aumento do mínimo gaúcho acompanhasse a evolução da base nacional. Já os representantes dos empregadores, que primeiramente queriam o congelamento dos valores, sugeriram uma fórmula que considerava inflação e retração no PIB, chegando ao índice de 7%. Como não houve acerto entre as partes nas três reuniões realizadas no final de 2015, a decisão coube ao Executivo.
A partir da definição do índice, as negociações devem ocorrer nos bastidores. Trabalhadores e empregadores devem procurar os gabinetes dos deputados pedindo modificações no projeto original através de emendas. Após a aprovação, o texto seguirá para sanção do governador José Ivo Sartori. O reajuste será retroativo a 1º de fevereiro. De acordo com o Piratini, cerca de 1,1 milhão de trabalhadores serão beneficiados.
2015
O reajuste aplicado ao mínimo regional de 2015 foi um dos últimos atos do ex-governador Tarso Genro à frente do Executivo gaúcho e gerou muita discussão. À época, o índice aprovado foi de 16%, valor contestado na Justiça, mas que acabou sendo referendado.
Faixas
Hoje: R$ 1.006,88 – Novo valor: R$ 1.103,66: trabalhadores na agricultura e na pecuária; nas indústrias extrativas; em empresas de captura do pescado (pesqueira); empregados domésticos; em turismo e hospitalidade; nas indústrias da construção civil; nas indústrias de instrumentos musicais e de brinquedos; em estabelecimentos hípicos; empregados motociclistas no transporte de documentos e de pequenos volumes - “motoboy”, e empregados em garagens e estacionamentos.
Hoje: R$ 1.030,06 – Novo valor: R$ 1129,07: trabalhadores nas indústrias do vestuário e do calçado; nas indústrias de fiação e de tecelagem; nas indústrias de artefatos de couro; nas indústrias do papel, papelão e cortiça; em empresas distribuidoras e vendedoras de jornais e revistas e empregados em bancas, vendedores ambulantes de jornais e revistas; empregados da administração das empresas proprietárias de jornais e revistas; empregados em estabelecimentos de serviços de saúde; empregados em serviços de asseio, conservação e limpeza, e trabalhadores nas empresas de telecomunicações, teleoperador, operadores de "voip", TV a cabo e similares; empregados em hotéis, restaurantes, bares e similares.
Hoje: R$ 1.053,42 – Novo valor: R$ 1154,68: trabalhadores nas indústrias do mobiliário; nas indústrias químicas e farmacêuticas; nas indústrias cinematográficas; nas indústrias da alimentação; empregados no comércio em geral; empregados de agentes autônomos do comércio; empregados em exibidoras e distribuidoras cinematográficas; movimentadores de mercadorias em geral; trabalhadores no comércio armazenador, e auxiliares de administração de armazéns gerais.
Hoje: R$ 1.095,02 – Novo valor: R$ 1200,28: trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico; nas indústrias gráficas; nas indústrias de vidros, cristais, espelhos, cerâmica de louça e porcelana; nas indústrias de artefatos de borracha; em empresas de seguros privados e capitalização e de agentes autônomos de seguros privados e de crédito; em edifícios e condomínios residenciais, comerciais e similares; nas indústrias de joalheria e lapidação de pedras preciosas; auxiliares em administração escolar (empregados de estabelecimentos de ensino); empregados em entidades culturais, recreativas, de assistência social, de orientação e formação profissional; marinheiros fluviais de convés, marinheiros fluviais de máquinas, cozinheiros fluviais, taifeiros fluviais, empregados em escritórios de agências de navegação, empregados em terminais de contêineres e mestres e encarregados em estaleiros; vigilantes; trabalhadores marítimos do 1º grupo de aquaviários que laboram nas seções de convés, máquinas, câmara e saúde, em todos os níveis.
Hoje: R$ 1.276 – Novo valor: R$ 1398,65: trabalhadores técnicos de nível médio, tanto em cursos integrados, quanto subsequentes ou concomitantes.
Fonte: Gaúcha
Postado por: Maira Kempf
Autor
lccomunic
Em: 11/02/2016, 22:00

Veículo colidiu contra o Posto Novo Horizonte na noite deste sábado (3); câmeras de segurança registraram o fato.

De cantores e influenciadores a veteranos da política: saiba quais nomes conhecidos do grande público não conquistaram votos suficientes nas eleições deste ano.

Os primeiros resultados das seções eleitorais fora do Brasil mostram cenários divididos entre os principais candidatos, com forte movimentação de eleitores e longas filas em países europeus.

Reconhecimento integrou as comemorações dos 60 anos de criação do 7º Batalhão de Polícia Militar

Candidato santo-augustense obteve mais de 83 mil votos, conquistou seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados e reafirmou o compromisso com as pautas gaúchas.

Comunidade se prepara para celebrar a data festiva com tríduo, procissão, almoço tradicional e bênção das crianças.

Dupla armada invade sacristia e rende padre em Carazinho

Loja física não abre nesta quarta-feira (7) e transfere expediente para quinta-feira (8).

Profissional esteve nos estúdios da Rádio Querencia nesta terça-feira (6) para falar sobre sua chegada à Clínica Versari, destacando uma abordagem de cuidado global voltada à qualidade de vida e prevenção em todas as idades.

Entidade esteve na Rádio Querencia para divulgar ações do mês, incluindo ponto de coleta, evento especial com gincana e premiações no dia 17

Após resultado desfavorável no primeiro turno, presidente cobra maior alinhamento da comunicação e afirma que analisará pessoalmente as peças publicitárias antes da exibição.
