Rádio Querência

Chiapetta e Campo Novo estão com índices críticos de infestação do Aedes Aegypti

Chiapetta e Campo Novo estão com índices críticos de infestação do Aedes Aegypti

 O combate ao mosquito Aedes aegypti levou o governador em exercício José Paulo Cairoli à Ijuí na terça-feira (26). Acompanhado do secretário da Saúde (SES), João Gabbardo dos Reis, e do chefe da Casa Militar, tenente coronel Everton Oltramari, ele reuniu prefeitos e secretários municipais de saúde da Região Noroeste, no Salão de Atos da Unijuí, para tratar de estratégias de monitoramento, prevenção e combate ao Aedes, responsável pela transmissão da dengue, da zika e da chikungunya.

Antes do encontro, Cairoli concedeu entrevista à imprensa local e anunciou que o dia 13 de fevereiro será o dia "D" contra o Aedes no Brasil. "Por determinação da presidente Dilma, 220 mil homens do Exército estão em todo o país para conscientizar as pessoas e vistoriar casas. Destes 220 mil, 20 mil estarão percorrendo o Rio Grande do Sul. Porém, por determinação governamental, o estado terá mais 20 mil agentes da área da saúde e outros 20 mil técnicos de secretarias estaduais e municipais”, antecipou. Ao todo, serão 60 mil agentes, orientando a população a identificar criadouros e a multiplicar ações preventivas.

Gabardo alertou que o número de notificações de dengue nas primeiras semanas de 2016 triplicou em comparação com o mesmo período de 2015. "Hoje o nosso objetivo é combater o mosquito. Para daqui a 30 dias, não termos hospitais lotados com casos de dengue e nem a circulação do zika virus”, alertou. O secretário disse ainda que o Ministério da Saúde estima que em 2016, o Brasil terá 100 mil casos de microcefalia.

Casos no RS
Nas primeiras três semanas de 2016, foram notificados 265 casos de dengue. Destes, 15 foram confirmados (todos contraídos fora do Estado). Em comparação ao mesmo período do ano passado, foram 81 casos notificados e um confirmado, também importado. "Consideramos muito preocupante o crescimento dos casos entre um ano e outro, pois isso significa que também aumentou a circulação do mosquito, bem como o número de municípios infestados", avaliou o secretário.

Quanto à chikungunya, foram registrados 16 casos suspeitos, sem confirmação até agora. Também foram registrados 40 casos de contaminação por zika vírus, entre 2015 e as três primeiras semanas deste ano, sem nenhuma confirmação.

"Quando nós temos dengue significa que nós temos o mosquito, e se temos o Aedes aegypti poderemos ter a transmissão do zika. Acabar com o mosquito é a única maneira de parar a transmissão das doenças", explicou o secretário Gabbardo.

Na Região Noroeste, 18 municípios estão com índices de infestação do mosquito considerados críticos. São elas: Salto do Jacuí, Ibirubá, Tupaciretã, Butiá, Eugênio de Castro, Santo Ângelo, Santa Rosa, Cândido Godói, Boa Vista do Buricá, Chapada, Sarandi, Palmeira das Missões, Panambi, Campo Novo, Chiapeta, Frederico Westphalen, Erval Seco e Três Passos.

 

Fonte: Portal do Estado

Postado por: Maira Kempf

L

Autor

lccomunic

Em: 26/01/2016, 22:00

Mais lidas
Mulher morre após ser atropelada por máquina agrícola em Jóia
Mulher morre após ser atropelada por máquina agrícola em Jóia

Vítima levava marmita para o companheiro quando se desequilibrou e foi atingida; o caso é investigado como acidente

Rádio Querência reforça parceria com Grupo RBS e projeta cobertura especial para 2026
Rádio Querência reforça parceria com Grupo RBS e projeta cobertura especial para 2026

Nesta semana, a Rádio Querência recebeu a visita de Fábio Petrikicz, coordenador do Grupo RBS e responsável pelas emissoras afiliadas a Rádio Gaúcha.

Decreto estabelece turno único nas repartições públicas municipais em Coronel Bicaco
Decreto estabelece turno único nas repartições públicas municipais em Coronel Bicaco

O Poder Executivo determinou turno único nas repartições municipais de Coronel Bicaco no período de 4 de maio a 30 de julho deste ano