Rádio
Nenhum programa no ar
MEC divulga regras do Fies em 2016, priorizando cidades com baixo IDH
O Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 14 de dezembro, as novas regras para concessão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2016.
A partir de agora, os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) terão prioridade na oferta de vagas do Fies. Também será levada em conta a demanda por vagas na educação superior, a partir dos dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a demanda pelo Fies, calculada a partir dos dados do Fies de 2015.
Segue valendo a prioridade para cursos com conceito 4 e 5 nas avaliações do MEC e a prevalência dos cursos nas áreas de saúde, engenharia e licenciatura, pedagogia e normal superior.
Poderá se inscrever no processo seletivo do Fies para o primeiro semestre o estudante que tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio.
As inscrições poderão ser feitas pelo site do programa, em data que será divulgada posteriormente.
O objetivo do MEC nas mudanças com o critério do IDH é reduzir a concentração das vagas nos grandes centros urbanos, principalmente do Sudeste e do Sul do país.
Dpto de Jornalismo RQ
Fonte/Foto: Portela Online
Postado Por: Ed Júnior
Autor
lccomunic
Em: 13/12/2015, 22:00

Investigada foi encaminhada ao presídio de Iraí, onde permanece à disposição da Justiça

Vítima levava marmita para o companheiro quando se desequilibrou e foi atingida; o caso é investigado como acidente

Reconhecimento estadual destaca qualidade da alfabetização e garante investimento de cerca de R$ 140 mil para fortalecer o ensino no município

A orientação é nunca compartilhar dados pessoais ou bancários por mensagens e sempre confirmar diretamente com o advogado ou escritório responsável antes de qualquer procedimento envolvendo valores judiciais.

Fundo Social destina recursos financeiros a projetos locais que geram impacto positivo na comunidade

Além de Cristiano, que está preso desde fevereiro, a esposa dele e o irmão foram denunciados por crimes relacionados com o desaparecimento de Silvana de Aguiar, Isail de Aguiar, e Dalmira German de Aguiar

Programa de renegociação de dívidas lançado nesta segunda-feira tem como público-alvo quem ganha até cinco salários mínimos

Redistribuição feita pela ANTT transfere rotas para outras viações e impacta passageiros do Sul do país



