Rádio
Nenhum programa no ar
60 anos da Emater/RS-Ascar comemorados na terça-feira
No dia 2 de junho, terça-feira, a Ascar comemorou 60 anos de fundação. Para celebrar a data, o Escritório Municipal de Santo Augusto, juntamente com lideranças municipais, Zaira Dias Meirelles Rotilli, Secretária Municipal da Educação; Márcia Fucilini, Secretária Municipal de Habitação, Assistência Social e Cidadania; Darci Cavalheiro, Secretário Municipal do Meio Ambiente; Horácio Dornelles, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores e representantes da Secretaria Municipal Desenvolvimento Agropecuário participaram do ato de entrega de certificação do Selo Sabor Gaúcho da Agroindústria Familiar Kuntzler Alimentos, localizada na comunidade de Sítio Bindé, Campo Novo.
A equipe do Escritório Municipal de Santo Augusto, que é um dos 494 municípios em que a entidade está presente, esteve representada pela Extensionista Rural Social Anemari Möbs, pela Assistente Administrativa Heloiza Weber da Cruz e pelo Supervisor da Microrregião, Julio Cesar Paris. Na oportunidade foi apresentada uma retrospectiva dos 60 anos de Extensão Rural no estado do Rio Grande do Sul.
Ao longo destas seis décadas foram vários os programas e projetos que auxiliaram no desenvolvimento da agricultura familiar gaúcha, como a Operação Tatu ou Revolução Branca, por exemplo, que preconizava a aplicação de calcário para a melhoria da acidez e da fertilidade do solo. “Meu compromisso é fazer a Emater ser protagonista no planejamento do desenvolvimento dos municípios, das regiões e do Estado e continuar como uma ferramenta de transformação social do meio rural, levando novas tecnologias, conforto, renda e qualidade de vida ao seu público assistido”, afirma o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, falando sobre o desafio de comandar a Instituição.
Famílias rurais
“Levamos políticas públicas e desenvolvimento a mais de 220 mil famílias rurais, especialmente às mais pobres, em locais remotos em que muitas vezes só o extensionista chega com a inovação, o crédito rural e políticas sociais, garantindo a permanência do homem, da mulher e do jovem no campo”, explica o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, que está há 37 anos na Instituição.
Desafios
“Do ponto de vista da gestão, são dois os principais desafios para o futuro. O primeiro deles é a permanência da imunidade tributária decorrente do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), através do reconhecimento do trabalho de caráter social que realizamos no meio rural. O outro desafio é a garantia orçamentária para a prestação do serviço, dentro de um sistema federativo de distribuição de recursos para financiar a política de Aters pública. A contribuição significativa da agricultura familiar no PIB é a prova de que a Aters tem papel estratégico na economia do Estado e do país, por isso, merece um olhar diferenciado dos governos com aporte de mais recursos no orçamento”, destaca a diretora administrativa da Emater/RS, Silvana Dalmás, ao falar sobre os desafios para o futuro do serviço oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural no Rio Grande do Sul.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Postado por: Maira Kempf
Autor
lccomunic
Em: 02/06/2015, 21:00

Investigada foi encaminhada ao presídio de Iraí, onde permanece à disposição da Justiça

Suspeito foi encontrado com facão de 40 centímetros na cintura e sinais de embriaguez, segundo a Brigada Militar

O carro utilizava placas argentinas adulteradas e, conforme consulta, havia sido furtado em Cascavel (PR) neste ano

Vítima levava marmita para o companheiro quando se desequilibrou e foi atingida; o caso é investigado como acidente

Nesta semana, a Rádio Querência recebeu a visita de Fábio Petrikicz, coordenador do Grupo RBS e responsável pelas emissoras afiliadas a Rádio Gaúcha.

Um mês de celebrações reúne cultura, esporte, obras e integração comunitária para marcar a história e o desenvolvimento de Santo Augusto

Ações serão reforçadas para prevenir acidentes e preservar vidas durante o feriado prolongado

A partida será disputada no Ninho da Águia, em Santo Augusto, a partir das 15h30



