Rádio Querência

Morte de Bernardo Boldrini completa um ano neste sábado

Morte de Bernardo Boldrini completa um ano neste sábado
O suspense causado após o desaparecimento de um menino de 11 anos morador da cidade de Três Passos, e que chamou a atenção da mídia brasileira após ser encontrado morto, completa hoje, 04, um ano.
Bernardo Uglione Boldrini desapareceu em 04 de abril do ano passado, data em que foi assassinado, porém o corpo somente foi localizado 10 dias depois enterrado numa cova no interior de Frederico Westphalen. Segundo as investigações da Polícia Civil, o menino morreu em razão de uma superdosagem do sedativo midazolan.
O crime chocou toda a sociedade principalmente pela frieza com que foi executado. As investigações apontam como suspeitos o pai do menino, Lendro Boldrini, que é médico; a madrasta, Graciele Ugulini; a amiga dela, Edelvânia Wirganovicz, e o irmão de Edelvânia, Evandro Wirganovicz.  Todos estão presos, e aguardam o julgamento, que pode ser realizado ainda neste ano, segundo a Promotoria Pública.
Para lembrar a data, durante o dia de hoje deve ocorrer uma vigília defronte a casa onde Bernardo morava com o pai e a madrasta, em Três Passos. Uma carta escrita por amigos e ex-colegas do menino vai marcar a vigília, ela será lida às 11h50, horário em que todos se despediram de Bernardo pela última vez.
 
Confira na íntegra a carta;
 
Há um ano, dia 04 de abril de 2014, a esta hora estávamos todos felizes, era sexta-feira e o final de semana estava se aproximando. 11h50 terminou a aula e todos nos despedimos como sempre. Não sabíamos que estávamos dando o último tchau a você, Bernardo. Que saiu tão apressado da sala de aula naquele dia, acompanhou a Rosani até o posto e pegou carona para casa. Na ocasião, estava feliz, disse que buscaria o aquário à tarde...
 
São 12 meses sem você, Bernardo. 12 – o mesmo número da sua idade, se não tivessem nos tirado você. Queremos lembrar cada mês de ausência, acendendo uma vela e lembrando do que vivemos nestes tantos anos de convivência.
O mês de abril foi marcado pela busca, esperança e depois pela dor, revolta e indignação. Choramos a sua perda sem entender direito o que estava acontecendo. Não tínhamos respostas para o que nos perguntavam.
 
No mês de maio, fez um mês sem você. Lembramos da data na Feira do Livro. Você que estaria lá todos os dias. Não para ler, é claro. Você não gostava de ler. Mas gostava de conversar com as pessoas, abraçar... Estar rodeado de amigos. Você que estava vendendo rifa do Leia Menino até um dia antes...
 
Em junho realizamos o Brechó, para o qual você estava se dedicando tanto, arrecadando roupas. Tinha ido até ao comércio pedir doações. Você sempre estava preocupado com os outros, em ajudar, ser útil. Assim também na sala de aula: adorava ser o ajudante do professor, adorava cuidar dos outros. Muitas vezes, se metia em confusão, pois nem sempre entendíamos suas intenções.
 
Julho, férias de inverno. Você teria passado muitos dias em nossas casas, como sempre. Jogaríamos no computador e muuuita conversa seria jogada fora na cama, antes de dormir... Às vezes, demorávamos a dormir conversando. Queríamos que você estivesse ontem, amanhã e sempre ao nosso lado, nos divertindo e lembrando as coisas boas da vida.
 
Em agosto os teus amigos se esmeraram para fazer bonito na gincana por você. Você que tanto gostava destas brincadeiras, muitas vezes tomando a frente com ideias e sugestões. Ficamos em segundo lugar, você seria um dos mais felizes.
 
Em setembro, lembramos seu aniversário. E depois de dois dias descobrimos, através de vídeos publicados pela imprensa, que o que você vivia em sua casa era surreal. Descobrimos que o pai, aquele que tem a missão de prover e cuidar, fez exatamente o contrário. Perdemos o chão. Ficamos mais abalados ainda. Nos perguntamos diversas vezes: “Por que você não nos contou?” Nunca teremos resposta. Você era um forte. Passou por tudo sozinho, sofria calado. Saía de casa, fechava o portão e estava em outro mundo, deixava para dentro do portão a vida sofrida de filho mal cuidado.
 
Em outubro já estávamos até com saudades do teu barulho, das tuas aporrinhações, das briguinhas sem motivos, das trapalhadas, inquietações, das vezes em que nos dedava, e falava demais durante as aulas. Como queríamos poder continuar dizendo: “Senta, Bernardo. Presta atenção na aula. Faz as atividades...”
Em novembro nos lembramos de você no Luau. Um ano antes, na despedida da turma, você falou  que no próximo iria estar com as profes novamente, mesmo a turma não podendo participar, pois o 6º ano não é mais do Turno da Tarde. Disse que daria um jeito, se esconderia, ajudaria a profe Soeli no bar... O Luau aconteceu e você não estava lá.
 
Dezembro nos marcou pelo plantio de árvores nativas em frente ao colégio. Projeto que a profe Cecilia apresentou para a turma e você foi um dos mais entusiasmados. Plantamos aquelas árvores para você.
 
Janeiro foi nosso mês de férias e nesse mês você sempre fazia suas visitas. Muitas vezes, esqueciam de vir buscá-lo e então brincávamos até tarde. Você adorava criar mundos e personagens novos, em sua casa virtual, em jogos no computador. Cansávamos de brincar... como era bom! Sua presença sempre era alegre, você nos alegrava. Nunca apresentava tristeza, pelo contrário, uma criança que amava a vida e a todos nós.
 
Fevereiro nos marcou pelo retorno às aulas. Você não estava sentado na primeira fila como sempre. Seu nome não foi chamado quando chamaram a nossa turma. Você não estava na lista de chamada. Um vazio permanecia em nosso coração.
 
Março nos trouxe a proximidade da data de hoje. Perguntas foram refeitas e novas apareceram. Dói ver aquele lugar vazio na sala de aula, dói saber que alguém, que tinha tantos sonhos lindos como os nossos, teve esses mesmos sonhos interrompidos de tal maneira. Sua presença ainda faz falta, e o que dói mais é que sabemos que mesmo estando em um lugar maravilhoso agora, você não estará entre nós. Mas com certeza, está sendo cuidado pelos anjos e por sua mãe Odi.
 
Que estas velas acesas iluminem o teu novo caminho e iluminem também o nosso, para que consigamos continuar nossas vidas com coragem e fé.
 
Um ano sem Bernardo... Um ano de saudades.”
 
Dpto. Jornalismo RQ
Foto: Reprodução Globo News
Carta: G1
Postado por: Maira Kempf
 
L

Autor

lccomunic

Em: 03/04/2015, 21:00

Mais lidas
Quatro pessoas ficam feridas após veículo capotar na RS-210
Quatro pessoas ficam feridas após veículo capotar na RS-210

Acidente aconteceu na manhã deste sábado (26), na localidade de Flor da Serra, entre São Martinho e Boa Vista do Buricá

Grave colisão frontal na RS-342 deixa jovem de 17 anos morta e três feridos em Três de Maio
Grave colisão frontal na RS-342 deixa jovem de 17 anos morta e três feridos em Três de Maio

Vítima era passageira de um dos veículos; outros três ocupantes foram hospitalizados e rodovia chegou a ser totalmente interditada

Colisão lateral entre caminhonete e carro é registrada no centro de Santo Augusto
Colisão lateral entre caminhonete e carro é registrada no centro de Santo Augusto

Batida envolveu uma S10 e um Ford Del Rey no cruzamento das ruas São João e Rio Branco; apesar dos danos materiais, não houve feridos.

Tempestade de granizo causa perdas de até 100% em lavouras de canola e trigo em Nova Ramada
Tempestade de granizo causa perdas de até 100% em lavouras de canola e trigo em Nova Ramada

Plantação de canola de 80 hectares da família Bordignon foi totalmente debulhada pelo granizo, enquanto o trigo também registra perdas severas de até 90%.

Veículo é furtado de dentro do pátio da Vesal Veículos em Santo Augusto
Veículo é furtado de dentro do pátio da Vesal Veículos em Santo Augusto

Câmeras de videomonitoramento registraram a ação durante a madrugada deste domingo (27)

Últimas notícias
TV Globo cancela debate presidencial após onda de desistências
TV Globo cancela debate presidencial após onda de desistências

Decisão ocorre em meio a impasses políticos, ausências confirmadas de nomes de peso e novas diretrizes sobre a dinâmica de confronto entre os candidatos.

Jones André Ribeiro, de São Martinho, é homenageado pelo 7º BPM
Jones André Ribeiro, de São Martinho, é homenageado pelo 7º BPM

Reconhecimento integrou as comemorações dos 60 anos de criação do 7º Batalhão de Polícia Militar

Eleitorado da 107ª Zona Eleitoral ultrapassa 22 mil cidadãos distribuídos em cinco municípios
Eleitorado da 107ª Zona Eleitoral ultrapassa 22 mil cidadãos distribuídos em cinco municípios

Dados oficiais revelam a estrutura de votação, seções e os principais locais de concentração de eleitores na região.

Propaganda eleitoral no rádio, na TV e na internet chega ao fim nesta quinta-feira
Propaganda eleitoral no rádio, na TV e na internet chega ao fim nesta quinta-feira

De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quinta-feira (1) marca o encerramento de importantes etapas da campanha eleitoral.

Santo Augusto vai ganhar base do SAMU junto com reforço na região
Santo Augusto vai ganhar base do SAMU junto com reforço na região

Anúncio da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde prevê a expansão do atendimento de urgência, nova estrutura avançada em Panambi e apelo pela imunização da população.

Carro invade residência após motorista perder o controle no bairro Independência, em Ijuí
Carro invade residência após motorista perder o controle no bairro Independência, em Ijuí

Acidente registrado na noite da última terça-feira (30) causou apenas danos materiais; ninguém ficou ferido.