Rádio Querência

Reprovação em exame de direção bate recorde no RS

Reprovação em exame de direção bate recorde no RS
Pesadelo antigo dos candidatos a motorista, o exame prático para condução de automóveis é um obstáculo cada vez mais difícil de ser superado no Rio Grande do Sul. Nos últimos 15 anos, a média de reprovação dobrou — passou de 32% para 65% dos pretendentes.
 
Projetos destinados a melhorar o desempenho dos alunos dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) não tiveram ainda o impacto esperado, como o simulador de direção, ou não saíram do papel, como a instalação de câmeras nos veículos de prova.
 
Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 32,58% dos candidatos a portar uma carteira do tipo B (para automóveis) fracassaram no exame em 1999. Em 2014, nada menos do que 65,56% dos que se submeteram ao teste para essa categoria específica acabaram barrados — um crescimento de 101% na média de reprovação em 15 anos.
Como resultado, no ano passado a reprovação na prova prática atingiu o pico desde a implantação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no Rio Grande do Sul, em 1997. O primeiro mês deste ano confirmou a tendência de elevação e fechou com 66,82% dos candidatos barrados ao buscar habilitação. Para a psicóloga especialista em trânsito Luciane Brisotto, uma série de razões ajuda a explicar o fenômeno.
 
— Muitos alunos fazem o mínimo de 20 horas-aula e já pensam que estão prontos. Além disso, todo o curso é muito voltado para a realização da prova, o que aumenta a ansiedade dos candidatos — afirma Luciane.
 
Entre outros fatores, a psicóloga acredita que a realização do teste de baliza antes do percurso de rua, como é o padrão, também traz dificuldades adicionais. O candidato precisa fazer movimentos mais precisos justamente no início do exame, quando está mais nervoso.
Porém, como essas situações não são novas, outros motivos devem contribuir para a constante elevação das reprovações. Uma delas é o rigor do Detran com o nível do exame como estratégia para combater a mortandade no trânsito. Em nota, o órgão diz que "os índices de reprovação crescem na mesma medida em que aumentam os índices de acidentalidade. Portanto, o que pode ser considerado muitas vezes rigorismo é não só o cumprimento estrito da legislação de trânsito, mas também uma resposta à sociedade com relação à violência no trânsito".
 
— O pensamento do Detran é que temos de preparar para a vida, não para a prova, e para isso seguimos normas nacionais — argumenta o diretor-geral do Detran, Ildo Mário Szinvelski.
 
No ano passado, 2.023 pessoas morreram nas ruas e estradas do Estado, 2% a mais do que em 2013. Comparações com alguns outros Estados indicam que o Detran gaúcho mantém padrões de exigência no teste semelhantes aos de outras regiões: em Minas Gerais, por exemplo, nada menos que 71,9% dos pretendentes rodaram na prova prática para a categoria B em 2014. No Rio de Janeiro, foram 61%.
 
A CPI do Detran, em 2008, também analisou o baixo aproveitamento nos exames de direção para averiguar a possibilidade de que isso fosse motivado pela intenção de aumentar os lucros dos CFCs ou destinar recurso para corrupção. A conclusão foi de que não haveria desonestidade nas reprovações, já que a tendência de quem é reprovado "é mudar de examinador e procurar outro CFC". O custo mínimo para tirar carteira B, hoje, é de R$ 1.715,19.
 
O Detran informou ainda que pretende intensificar o monitoramento sobre a formação de instrutores e examinadores a fim de melhorar o aproveitamento dos candidatos a motorista. O Sindicato dos CFCs no Estado não se manifestou porque seu presidente se encontrava em viagem.
 
Fonte: ZH
Foto:  Jessé Giotti / Agencia RBS 
Postado por: Maira Kempf
L

Autor

lccomunic

Em: 01/03/2015, 21:00

Mais lidas
Reunião em Porto Alegre trata de projeto de ampliação do Hospital Bom Pastor
Reunião em Porto Alegre trata de projeto de ampliação do Hospital Bom Pastor

Deputado Ernani Polo intermediou iniciativa que visa melhorar ainda mais estrutura da instituição de saúde

Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS
Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS

Investigada foi encaminhada ao presídio de Iraí, onde permanece à disposição da Justiça

Brasil cria o primeiro porco clonado da América Latina com o objetivo de fornecer órgãos para o SUS
Brasil cria o primeiro porco clonado da América Latina com o objetivo de fornecer órgãos para o SUS

O nascimento representa um marco crucial para o avanço de um projeto ambicioso em curso no país: gerar suínos geneticamente modificados capazes de fornecer órgãos para transplantes em humanos sem provocar rejeição imunológica.

Idosa é presa por maus-tratos com morte de animais em Ijuí
Idosa é presa por maus-tratos com morte de animais em Ijuí

Suspeita de 78 anos foi conduzida ao presídio após flagrante da Brigada Militar em Ijuí