Rádio Querência

Impulsionadas pelo trigo, exportações em janeiro crescem 6,37% em relação a 2014

Impulsionadas pelo trigo, exportações em janeiro crescem 6,37% em relação a 2014
O agronegócio gaúcho exportou US$ 602 milhões em janeiro de 2015, 6,37% mais do que no mesmo mês de 2014, de acordo com relatório da assessoria econômica do Sistema Farsul. No entanto, o crescimento foi puxado por produtos como o trigo e mascara quedas importantes, como soja, carnes e arroz. “Crescer sempre é positivo. O que nos preocupa é a qualidade dessas exportações”, pondera Antonio da Luz, economista do Sistema Farsul.
O trigo gaúcho foi um dos produtos que alavancaram as exportações em relação a janeiro de 2014, com crescimento de 1.958,70%. No entanto, esse produto é de baixa qualidade, devido aos problemas climáticos da última safra. Os triticultores, sem encontrar mercado no Brasil, o vendem a preços baixos para mercados internacionais dispostos a absorver a produção.
O mesmo cenário pode ser observado no leite. De acordo com o relatório, as exportações de leite UHT e leite em pó cresceram 88,66%, contribuindo para o aumento geral do grupo lácteos em 652,49% em relação a janeiro de 2014. Os preços, no entanto, estão menores e não animam os produtores. “Qualitativamente, janeiro foi um ano ruim para o agronegócio gaúcho”, diz da Luz.
Enquanto isso, grupos importantes sofreram quedas em comparação a janeiro de 2014, como o complexo soja (-10,65%) e as carnes (-8,38%), além do arroz (-35,50%). As carnes bovina e suína foram destaques positivos do mês, com aumentos nas exportações de 7,24% e 6,44%, respectivamente. A má noticia foi o frango, que despencou 14,98% e puxou as carnes para o negativo.
Outros produtos com crescimento foram os animais vivos (170,59%), os produtos e subprodutos da indústria de moagem (659,50%), e o fumo e seus produtos (15,13%). A aveia, com aumento de 61,91% nas exportações em relação a janeiro de 2014, contribuiu para o saldo positivo do grupo cereais (209,5%), ao lado do trigo.
 
Perda de mercado chinês reflete condições logísticas
Principal destino das exportações do agronegócio gaúcho, correspondendo a 34,97% em 2014, a China teve queda expressiva. O Estado exportou, em janeiro, 42,96% menos para o país asiático em comparação com o mesmo mês do ano passado. A explicação é a deficiência logística diante da forte concorrência dos americanos no mercado internacional. “Enquanto os Estados Unidos tiverem produto para colocar no mercado, nós vamos passar por esse tipo de dificuldade”, afirma Luz. Com isso, o maior destino das exportações em janeiro de 2015 foi a União Europeia, com participação de 26,88%. Em segundo lugar está a Coreia do Sul (8%), seguida pela Tailândia (6,4%).
 
Importações
O Rio Grande do Sul importou cerca de US$ 79 milhões em mercadorias do agronegócio em janeiro, segundo dados da assessoria econômica do Sistema Farsul. O número representa aumento de 13,43% em relação ao primeiro mês de 2014. Mais da metade das importações tem como origem o Mercosul (66,51%).
 
 
Fonte: Farsul
Postado por: Maira Kempf
L

Autor

lccomunic

Em: 24/02/2015, 21:00

Mais lidas
Quatro pessoas ficam feridas após veículo capotar na RS-210
Quatro pessoas ficam feridas após veículo capotar na RS-210

Acidente aconteceu na manhã deste sábado (26), na localidade de Flor da Serra, entre São Martinho e Boa Vista do Buricá

Grave colisão frontal na RS-342 deixa jovem de 17 anos morta e três feridos em Três de Maio
Grave colisão frontal na RS-342 deixa jovem de 17 anos morta e três feridos em Três de Maio

Vítima era passageira de um dos veículos; outros três ocupantes foram hospitalizados e rodovia chegou a ser totalmente interditada

Colisão lateral entre caminhonete e carro é registrada no centro de Santo Augusto
Colisão lateral entre caminhonete e carro é registrada no centro de Santo Augusto

Batida envolveu uma S10 e um Ford Del Rey no cruzamento das ruas São João e Rio Branco; apesar dos danos materiais, não houve feridos.

Tempestade de granizo causa perdas de até 100% em lavouras de canola e trigo em Nova Ramada
Tempestade de granizo causa perdas de até 100% em lavouras de canola e trigo em Nova Ramada

Plantação de canola de 80 hectares da família Bordignon foi totalmente debulhada pelo granizo, enquanto o trigo também registra perdas severas de até 90%.

Veículo é furtado de dentro do pátio da Vesal Veículos em Santo Augusto
Veículo é furtado de dentro do pátio da Vesal Veículos em Santo Augusto

Câmeras de videomonitoramento registraram a ação durante a madrugada deste domingo (27)

Últimas notícias
Eleitorado da 107ª Zona Eleitoral ultrapassa 22 mil cidadãos distribuídos em cinco municípios
Eleitorado da 107ª Zona Eleitoral ultrapassa 22 mil cidadãos distribuídos em cinco municípios

Dados oficiais revelam a estrutura de votação, seções e os principais locais de concentração de eleitores na região.

Propaganda eleitoral no rádio, na TV e na internet chega ao fim nesta quinta-feira
Propaganda eleitoral no rádio, na TV e na internet chega ao fim nesta quinta-feira

De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quinta-feira (1) marca o encerramento de importantes etapas da campanha eleitoral.

Santo Augusto vai ganhar base do SAMU junto com reforço na região
Santo Augusto vai ganhar base do SAMU junto com reforço na região

Anúncio da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde prevê a expansão do atendimento de urgência, nova estrutura avançada em Panambi e apelo pela imunização da população.

Carro invade residência após motorista perder o controle no bairro Independência, em Ijuí
Carro invade residência após motorista perder o controle no bairro Independência, em Ijuí

Acidente registrado na noite da última terça-feira (30) causou apenas danos materiais; ninguém ficou ferido.

7º BPM comemora 60 anos com entrega da Comenda Coronel Barão em Três Passos
7º BPM comemora 60 anos com entrega da Comenda Coronel Barão em Três Passos

Solenidade realizada nesta quarta-feira (30/09) no auditório da sede do Batalhão homenageou militares, civis e entidades com relevantes serviços prestados à segurança pública regional.

Mulher morre em grave acidente na BR-386 em Frederico Westphalen
Mulher morre em grave acidente na BR-386 em Frederico Westphalen

Colisão frontal envolvendo três veículos na noite de quarta-feira deixa uma vítima fatal e um ferido.