Rádio
Nenhum programa no ar
Há 30 anos, Grêmio era campeão do mundo, e Renato se eternizava como ídolo tricolor
O dia 11 de dezembro de 1983 ficou para trás. Passaram-se exatos 30 anos de lá para cá. Mas aquela data nunca saiu da memória do torcedor do Grêmio, que naquela manhã, comemorou seu primeiro - e único - título mundial, em Tóquio, no Japão, com vitória por 2 a 1, sobre o Hamburgo, da Alemanha.
A data é também inesquecível para Renato Gaúcho, hoje técnico tricolor, que se eternizou como ídolo do Grêmio, marcando os dois gols que garantiram a terceira conquista de um clube brasileiro do outro lado do mundo - em um grupo que só tinha o Santos, de Pelé (1962 e 63), e o Flamengo, de Zico (81).
Para chegar ao Mundial Interclubes, o Grêmio havia conquistado a Libertadores em duas batalhas contra o Peñarol (1x1, em Montevidéu, e 2x1, no Olímpico). Já o Hamburgo havia passado pela Juventus, que na época era base da seleção italiana campeã do mundo em 82 - ainda reforçada por Platini.
Em campo, a estrela de Renato, e do Grêmio, começou a brilhar aos 38 minutos de jogo, quando após uma linda jogada pela direita, o atacante deixou dois zagueiros desnorteados e encheu o pé para marcar - contando com uma leve colaboração, é verdade, do goleiro Stein.
Tudo já estava desenhado para o time brasileiro. O Hamburgo, contudo, não se entregou e, a cinco minutos do fim, deixou tudo igual, com Schroder, forçando a prorrogação. Aos três minutos de tempo-extra, porém, ficou claro quem brilharia naquele dia 11: Renato fez 2 a 1 e fez história.
O Grêmio era dono do mundo.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 x 1 HAMBURGO
Estádio: Nacional
Local: Tóquio/Japão
Data: 11/12/83
Horário: 12h (Japão) - 00h (Brasil)
Arbitragem: Michel Vautrot (FRA); Toshikazu Sano (JAP) e Shizuhasu Nakamichi (JAP)
Público total: 62.000
GOLS: Renato (GRE - 37 do 1ºT); Schröder (HAM - 40 do 2ºT) e Renato (GRE - 03 do 1ºT - pror.)
CARTÕES AMARELOS: Mazaropi, Caio, Renato e De León (GRE); e Stein (HAM)
GRÊMIO: Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, De León, P.C. Magalhães, China, Osvaldo (Bonamigo), P.C. Lima (Caio), Renato, Tarciso e Mário Sérgio
TÉCNICO: Valdir Espinosa
HAMBURGO: Stein, Wehmeyer, Jakobs, Hieronymus, Schroder, Groh, Rolff, Hartwig, Magath, Hansen e Wuttke
TÉCNICO: Ernst Happel
Fonte: ESPN
Postado por Fernando Almeida
Autor
lccomunic
Em: 10/12/2013, 22:00

Adiel Cristiano Nino, de 33 anos, residia atualmente em Palmitinho e era amplamente conhecido em sua terra natal. O sepultamento ocorre nesta terça-feira.

Colisão frontal envolvendo carro e caminhão ocorreu na manhã desta quarta-feira, em Vitória das Missões; veículo da vítima pegou fogo após a batida.

Com mais de 20 anos de corporação, Carla Adriana Brum Backes Henrich dedicou sua carreira à educação e à área ambiental. Velório e sepultamento ocorrem em sua cidade natal.

Acusados em 2012 de exigir pagamentos de uma servidora, Moisés Correa Medina e Evanir Quanz foram inocentados por falta de provas; processo foi arquivado definitivamente.

Festival celebra a tradição e revela grandes talentos da região em uma manhã de muita emoção e música no Parque de Exposições do Sindicato Rural.

Adiel Cristiano Nino, de 33 anos, residia atualmente em Palmitinho e era amplamente conhecido em sua terra natal. O sepultamento ocorre nesta terça-feira.

Entidade tradicionalista de Santo Augusto conhece seus novos representantes após avaliações conduzidas por representantes da 20ª Região Tradicionalista.

Jovem intérprete conquistou o 1.º lugar na Categoria Mirim do 10º Mate Canto da Canção Gaúcha, em Erval Seco

Queda de quase 27% nos registros em relação ao último pleito geral marca a corrida eleitoral no estado, que já conta com propaganda nas ruas e internet liberada.

Centelha tradicionalista já percorre o Estado rumo aos municípios, com destaque para a chegada a Três de Maio e Santo Augusto pela 20ª Região Tradicionalista.

