Não bastasse a tempestade, o Rio Grande do Sul foi castigado na madrugada deste sábado por uma chuva de granizo que atingiu muitas residências. Ao todo, 12 cidades registraram queda de gelo entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado. A mais atingida foi Nonoai, no Alto Uruguai, que teve mais de 2 mil casas danificadas.
No início da tarde deste sábado, a prefeitura informou que decretou situação de emergência.
— Estamos correndo de um lado para o outro. Muitas pessoas estão sem abrigo, porque pedras do tamanho de ovos quebraram o telhado e chove dentro das casas. O estoque de telhas e de lonas da prefeitura e também das lojas terminou, aguardamos ajuda — relata Gabriela Mattes, assessora de comunicação da prefeitura de Nonoai.
O cálculo é que 80% das residências daquele município foram atingidas. O hospital também foi atingido. Nonoai tem 12 mil habitantes.
Planalto, cidade separada de Nonoai por uma reserva indígena, também sofreu com o granizo. Ali foram cerca de 300 casas danificadas pelas pedras de gelo, além de perdas extensas nas lavouras de milho, fumo, parreirais e laranjais.
— Estamos cobrindo tudo com lonas e algumas famílias tiveram de ser retiradas das residências, porque continua chovendo forte — comenta o prefeito de Planalto, Antônio Carlos Damin.
Já no município de Gentil, próximo a Passo Fundo, 200 casas ficaram destelhadas. Em São Antônio do Palma, 100 casas foram atingidas pelo granizo.
previsão, no sábado, era de que a chuva deveria continuar por todo o fim de semana e só parar na segunda-feira. É o resultado de uma frente fria que estacionou sobre o Sul do Brasil. Só a fronteira oeste e a região sul do Estado têm tempo seco, mas com nebulosidade.
A temperatura deve ficar entre 23ºC e 26ºC na maioria das regiões.
— O aquecimento da terra serve como combustível para a nebulosidade — explica a meteorologista Tatiane Martins, da Somar.
Ainda segundo os prognósticos da Somar, o acumulado de chuva pode passar de 50 milímetros na metade norte do Estado. A previsão para domingo é de tempo instável e as temperaturas voltam a cair.
Fonte: Clic Rbs
Foto: Gabriela Mattes Brustolin / Divulgação
Postado por Fernando Almeida