Rádio Querência

Granizo destelha mais de 2 mil casas no RS

Granizo destelha mais de 2 mil casas no RS
Não bastasse a tempestade, o Rio Grande do Sul foi castigado na madrugada deste sábado por uma chuva de granizo que atingiu muitas residências. Ao todo, 12 cidades registraram queda de gelo entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado. A mais atingida foi Nonoai, no Alto Uruguai, que teve mais de 2 mil casas danificadas.
 
No início da tarde deste sábado, a prefeitura informou que decretou situação de emergência.
 
— Estamos correndo de um lado para o outro. Muitas pessoas estão sem abrigo, porque pedras do tamanho de ovos quebraram o telhado e chove dentro das casas. O estoque de telhas e de lonas da prefeitura e também das lojas terminou, aguardamos ajuda — relata Gabriela Mattes, assessora de comunicação da prefeitura de Nonoai.
 
O cálculo é que 80% das residências daquele município foram atingidas. O hospital também foi atingido. Nonoai tem 12 mil habitantes. 
 
Planalto, cidade separada de Nonoai por uma reserva indígena, também sofreu com o granizo. Ali foram cerca de 300 casas danificadas pelas pedras de gelo, além de perdas extensas nas lavouras de milho, fumo, parreirais e laranjais. 
 
— Estamos cobrindo tudo com lonas e algumas famílias tiveram de ser retiradas das residências, porque continua chovendo forte — comenta o prefeito de Planalto, Antônio Carlos Damin. 
 
Já no município de Gentil, próximo a Passo Fundo, 200 casas ficaram destelhadas. Em São Antônio do Palma, 100 casas foram atingidas pelo granizo. 
 
previsão, no sábado, era de que a chuva deveria continuar por todo o fim de semana e só parar na segunda-feira. É o resultado de uma frente fria que estacionou sobre o Sul do Brasil. Só a fronteira oeste e a região sul do Estado têm tempo seco, mas com nebulosidade.
 
A temperatura deve ficar entre 23ºC e 26ºC na maioria das regiões.
 
— O aquecimento da terra serve como combustível para a nebulosidade — explica a meteorologista Tatiane Martins, da Somar.
 
Ainda segundo os prognósticos da Somar, o acumulado de chuva pode passar de 50 milímetros na metade norte do Estado. A previsão para domingo é de tempo instável e as temperaturas voltam a cair.
 
Fonte: Clic Rbs
Foto: Gabriela Mattes Brustolin / Divulgação
Postado por Fernando Almeida
L

Autor

lccomunic

Em: 20/09/2013, 21:00

Mais lidas
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos

Gestação rara e de alto risco mobiliza família e comunidade, que se unem em orações e apoio à chegada dos quatro bebês

Mudança de vida|  Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos
Mudança de vida| Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos

Empresário de 32 anos mudou hábitos, abandonou vícios e, com disciplina e acompanhamento médico, transformou a própria vida — hoje ele inspira outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.

Boa-vistense é escolhido o 3º Piá Farroupilha do Estado durante Entrevero de Peões
Boa-vistense é escolhido o 3º Piá Farroupilha do Estado durante Entrevero de Peões

Matheus representou no concurso a 20ª Região Tradicionalista e o CTG Recanto Verde de Boa Vista do Buricá.

Últimas notícias
INSS restringe pedidos de aposentadoria, pensão e BPC para reduzir fila; entenda a nova regra
INSS restringe pedidos de aposentadoria, pensão e BPC para reduzir fila; entenda a nova regra

Segundo o instituto, a medida tem como objetivo evitar múltiplos pedidos idênticos para o mesmo CPF e reduzir a fila de análise de benefícios, que hoje acumula 2,7 milhões de solicitações.

Pesquisa mostra empate técnico e cenário polarizado na corrida presidencial
Pesquisa mostra empate técnico e cenário polarizado na corrida presidencial

No segundo turno, presidente Lula empata tecnicamente com Flávio Bolsonaro, Zema e Caiado

Estelionatário tenta aplicar golpe do falso advogado em locutor da Rádio Querência
Estelionatário tenta aplicar golpe do falso advogado em locutor da Rádio Querência

A orientação é nunca compartilhar dados pessoais ou bancários por mensagens e sempre confirmar diretamente com o advogado ou escritório responsável antes de qualquer procedimento envolvendo valores judiciais.

Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS
Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS

Investigada foi encaminhada ao presídio de Iraí, onde permanece à disposição da Justiça