Rádio Querência

Governo vai criar 35 mil vagas para médicos no SUS até 2015

Governo vai criar 35 mil vagas para médicos no SUS até 2015

Até 2015, serão criadas 35 mil vagas para médicos no Sistema Único de Saúde (SUS), informou hoje (25) o Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, os postos serão abertos com investimentos do Ministério da Saúde. O número pode crescer com as verbas na área aplicadas pelos estados e municípios para ampliar a rede de atendimento.

Para preencher as vagas, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que é preciso formar mais médicos no país e também citou a contratação de médicos estrangeiros como alternativa. “O Brasil precisa de mais médicos, e mais médicos especialistas como pediatras, psiquiatras, anestesiologistas”, disse. Em entrevista coletiva, o ministro anunciou a abertura de 12 mil vagas de residência médica até 2017.

O ministro divulgou também um balanço do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que estimula a ida de médicos para o interior do país e tem, atualmente, 3,5 mil profissionais atuando na atenção básica à saúde. O programa destinou 39% dos profissionais para a periferia das capitais e regiões metropolitanas, 28% para zonas rurais e com índices de pobreza intermediária e elevada, 10% para municípios com mais de 100 mil habitantes e 22% para a periferia de cidades do interior de porte médio.

O Provab terá uma nova chamada para mil enfermeiros e 500 dentistas. No caso dos enfermeiros, a prioridade será para capitais e regiões metropolitanas com população superior a 100 mil habitantes. No caso dos dentistas, a prioridade será as áreas com níveis de pobreza intermediária e elevada e com população na zona rural.

Fonte - Agência Brasil

L

Autor

lccomunic

Em: 26/06/2013, 21:00

Últimas notícias
Caso Aguiar: Corregedoria volta atrás e cancela avaliação psicológica de PM suspeito de matar a ex e os pais dela no RS
Caso Aguiar: Corregedoria volta atrás e cancela avaliação psicológica de PM suspeito de matar a ex e os pais dela no RS

Exame serviria para avaliar se Cristiano Domingues Francisco tem condições de responder a processo que pode levar à expulsão da corporação. Defesa do policial afirmou ter recebido decisão com surpresa.

Polícia Civil indicia falso médico por exercício ilegal da profissão e falsificação de documentos em Frederico Westphalen
Polícia Civil indicia falso médico por exercício ilegal da profissão e falsificação de documentos em Frederico Westphalen

Investigação aponta que o suspeito prescrevia tratamentos e realizava procedimentos invasivos sem habilitação

São Martinho dá início ao Campeonato Municipal de Futsal 2026
São Martinho dá início ao Campeonato Municipal de Futsal 2026

Primeira rodada teve quatro partidas e vitórias de Palmeiras de Esquina Thomas, San Martin Cartel, Associação Sepé Tiaraju Posto 74 e 100 Nome F.C.

Eleições 2026: regras para a reta final das campanhas eleitorais visam evitar abusos e manter o equilíbrio entre candidaturas
Eleições 2026: regras para a reta final das campanhas eleitorais visam evitar abusos e manter o equilíbrio entre candidaturas

Esta quinta-feira (22), por exemplo, é o último dia permitido para a circulação de propaganda paga ou impulsionada na internet e também para conteúdos de inteligência artificial nas redes sociais.