Rádio Querência

Emater/RS-Ascar planeja ações para promoção de agricultura familiar sustentável

Emater/RS-Ascar planeja ações para promoção de agricultura familiar sustentável

Ações de assistência técnica e extensão rural (Ater), que deverão ser executadas junto ao público beneficiário de agricultores familiares, estão sendo planejadas pela Emater/RS-Ascar, até esta quarta-feira (08), no Hotel das Figueiras, em São Lourenço do Sul. O evento reúne representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Tânia Ohse, os gerentes regionais da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Karin Peglow e César Demenech, da regional Porto Alegre, Volnei Leitzke, assistentes técnicos estaduais e regionais e extensionistas de 11 municípios participantes da Chamada Pública de Ater e da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), ligada ao MDA. O objetivo é a montagem de um cronograma para a execução de atividades.

A Emater/RS-Ascar terá o compromisso, nesta Chamada Pública, de praticar ações de assistência técnica e extensão rural para a promoção da agricultura familiar sustentável, com foco estratégico nos eixos de organização e estruturação socioprodutiva e ambiental das unidades produtivas familiares, considerando a diversificação de produção e de renda, bem como a segurança alimentar e nutricional das famílias; disponibilização e geração de tecnologias sustentáveis adequadas aos agricultores familiares; potencialização do acesso a mercados locais e regionais, institucionais diferenciados, entre outros.

Fazem parte da Chamada Pública os municípios de Encruzilhada do Sul, Amaral Ferrador, Canguçu, Cristal, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul, Turuçu, Camaquã, Chuvisca e Dom Feliciano. Ao todo, serão beneficiadas 120 mil famílias. Para fins de atendimento, é prevista como unidade de atendimento a Unidade de Produção Familiar (UPF) que for detentora de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), podendo ser representada por qualquer um de seus integrantes, desde que maior de 16 anos, portador de CPF e que seja identificado durante a atividade de diagnóstico. Entre o público beneficiário, deverá ser observada a participação mínima de 30% de mulheres.

O início das atividades está previsto ainda para o mês de maio. De acordo com o cronograma para execução da Chamada Pública, os primeiros passos serão a mobilização e a seleção, que devem ocorrer em cada município participante. A gerente regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Karin Peglow, disse que aqueles que mais precisam terão atenção especial e a extensão vai buscar também os que ainda não foram atendidos.

Fonte - Governo RS

L

Autor

lccomunic

Em: 08/05/2013, 21:00

Mais lidas
Mulher é encontrada morta no Bairro Petrópolis, em Santo Augusto
Mulher é encontrada morta no Bairro Petrópolis, em Santo Augusto

Polícia Civil trata o caso, inicialmente, como possível suicídio; corpo foi encaminhado ao IML de Ijuí

Triatleta de Santo Augusto supera marca pessoal na Maratona Internacional de Porto Alegre
Triatleta de Santo Augusto supera marca pessoal na Maratona Internacional de Porto Alegre

Desempenho na capital gaúcha confirma a evolução do atleta, que segue levando o nome de Santo Augusto para grandes competições.

Preso por matar esposa na área rural de Alecrim é irmão de autor de feminicídio em 2022
Preso por matar esposa na área rural de Alecrim é irmão de autor de feminicídio em 2022

Tatiane Cristina Kusniewski, 39, foi morta nesta madrugada. A cunhada dela, Teresinha Maria Sost, mesma idade, foi vítima há quatro anos

Mulher é morta a tiros na frente de casa, em Santo Ângelo
Mulher é morta a tiros na frente de casa, em Santo Ângelo

Vítima tinha 27 anos. Caso é investigado pela Polícia Civil