Rádio Querência

Brasil caminha para liderar em biotecnologia

Brasil caminha para liderar em biotecnologia

De acordo com dados recentes do relatório do Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA), o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de área plantada com transgênicos, atrás apenas dos Estados Unidos.

Em 2012, pelo quarto ano consecutivo, a agricultura brasileira foi a que mais impulsionou o crescimento mundial da área plantada com variedades geneticamente modificadas (GM), com ampliação de 21% na comparação com 2011, atingindo a marca recorde de 36,6 milhões de hectares, um incremento de mais 6,3 milhões. Nenhum outro país alcançou tal expansão, desempenho que contribui para que o Brasil seja reconhecido como um líder global na adoção da biotecnologia.

O levantamento indica também o recorde da produção mundial, 170,3 milhões de hectares em 2012, o que representa uma taxa de crescimento de 6%, ou 10,3 milhões de hectares a mais do que os 160 milhões registrados em 2011.

Comparando com o ano de 1996, o total plantado em 2012 representa uma ampliação de 100 vezes na área cultivada. Isso faz da transgenia a tecnologia agrícola mais rapidamente adotada da história da agricultura moderna em virtude de seus benefícios econômicos, sociais e agronômicos.

De acordo com a pesquisadora Adriana Brondani, diretora-executiva e porta-voz do Conselho de Informações sobre Biotecnologia, entre os aspectos que contribuem para o bom desempenho do país no que se refere à adoção da tecnologia está o sistema regulatório estável e rigoroso, as sementes adaptadas às diferentes realidades brasileiras e o investimento em pesquisa.

Notavelmente, a Embrapa desenvolveu um feijão geneticamente modificado (GM) resistente a vírus que se constituiu no primeiro evento agronômico de biotecnologia totalmente desenvolvido por uma instituição pública de pesquisa. Outro destaque do levantamento deste ano é o predomínio dos países em desenvolvimento como propulsores da adoção da biotecnologia.

Dos 28 países que plantaram variedades GM no ano passado, 20 são países em desenvolvimento. Com esse desempenho, pela primeira vez, esses países, liderados por Brasil, Argentina, Índia, China e África do Sul, plantaram mais da metade da área cultivada com essas variedades (52%). A pesquisadora explica que Mato Grosso, por ser um dos maiores produtores de grãos do país, se destaca na produção de milho, soja e algodão geneticamete modificado. Tanto, que para se ter uma idéia 89% da soja plantada no Estado é transgênica. "A política dos estudos biotecnólogicos no Brasil é bastante rigorosa. Para se ter uma idéia, para um produto geneticamente modificado ser colocado no mercado são testados se é seguro para o ser humano, outras espécies animais, bem como os impactos para o meio ambiente. O que torna este processo um pouco mais caro e demorado". Segundo Adriana Brondani, especialmente na cultura do milho, em que a adoção de transgênicos está em 76% da área, ainda há espaço para que o Brasil continue crescendo. "O desenvolvimento de variedades adaptadas às condições brasileiras em culturas como a do milho e, no médio e longo prazo, outras variedades GM, a exemplo da cana-de-açúcar, podem elevar ainda mais a taxa de adoção", revela.

Atualmente a maior parte dos eventos GM no Brasil tem características de resistência a insetos, tolerância a herbicidas ou as duas combinadas para soja, milho e algodão. No caso da soja, a taxa de adoção em 2012 foi de 89% e para o algodão, 50%.
Fonte: Gazeta Digital

L

Autor

lccomunic

Em: 19/03/2013, 21:00

Mais lidas
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto

Indivíduo foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos após cumprimento de mandado preventivo

Tragédia na BR-386: Acidente mata casal e filho de 12 anos no RS
Tragédia na BR-386: Acidente mata casal e filho de 12 anos no RS

As vítimas são moradoras de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Outro veículo tinha cinco ocupantes e quatro tiveram ferimentos leves.

Últimas notícias
Novo Centro de Oftalmologia do Hospital Bom Pastor amplia acesso à saúde especializada na região
Novo Centro de Oftalmologia do Hospital Bom Pastor amplia acesso à saúde especializada na região

Estrutura permitirá consultas, exames e cirurgias de catarata, beneficiando pacientes de Santo Augusto e municípios da região

Representantes de Santo Augusto Entregam Gestão na 20ª RT
Representantes de Santo Augusto Entregam Gestão na 20ª RT

Evento ocorre no CTG Sentinela do Rio Grande, em Independência

No rádio, o gol chega antes: Rádio Querência, em cadeia com a Gaúcha, transmite a jornada completa do Brasil
No rádio, o gol chega antes: Rádio Querência, em cadeia com a Gaúcha, transmite a jornada completa do Brasil

O Brasil entra em campo às 21h30, na Filadélfia, contra o Haiti, em busca de recuperação após a primeira rodada e de aproximação da liderança da chave.

Delícias da Festa de São João Batista: venda de quitutes movimenta o salão paroquial nesta sexta e sábado
Delícias da Festa de São João Batista: venda de quitutes movimenta o salão paroquial nesta sexta e sábado

Comunidade pode garantir cucas e pés de moleque nesta sexta e sábado; preparativos para a programação festiva entram na reta final

Tragédia em Tapera: Bombeiros localizam corpo de trabalhador soterrado em armazém de grãos
Tragédia em Tapera: Bombeiros localizam corpo de trabalhador soterrado em armazém de grãos

Após mais de 37 horas de uma complexa e perigosa operação, equipes de resgate encontraram Carlos de Souza Rodrigues, de 55 anos, em estrutura da Cotrisoja.