Rádio Querência

Queda de vetos à lei sobre royalties garante R$ 505 milhões ao RS

Queda de vetos à lei sobre royalties garante R$ 505 milhões ao RS

 Com a derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff a nova lei dos royalties do petróleo, o Rio Grande do Sul deve receber cerca de R$ 505 milhões em 2013, divididos entre estado e municípios. A lei que estabelece uma nova distribuição dos recursos deve entrar em vigor na próxima semana, mas ainda há indefinição sobre a data de início do repasse das verbas.

Depois de uma sessão tumultuada no Congresso, os vetos da presidente foram derrubados durante votação que entrou pela madrugada de quinta-feira (07). Mesmo com a pressão feita pelos parlamentares do Rio de Janeiro e Espírito Santo, estados que hoje recebem a maior fatia dos recursos, prevaleceu a vontade dos estados não produtores.

Segundo parlamentares, a expectativa é que a lei entre em vigor já na próxima semana, a partir da publicação do texto no Diário Oficial da União. O início dos repasses dos recursos, no entanto, ainda não tem data definida. Isso por que alguns estados e municípios prejudicados pela decisão prometem recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF).

 “Os estados ditos produtores, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, prometem continuar a batalha na outra casa dos três poderes, o Supremo Tribunal Federal (STF). Desta forma, a gente não pode precisar se o dinheiro entra no mês de maio, junho ou julho”, explica a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS).

Os royalties são uma compensação paga pelas empresas à união, estados e municípios pela extração do recurso natural. Pelos novos critérios de distribuição, os municípios gaúchos, que em 2011 tinham direito a cerca de R$ 119 milhões, dividirão mais do que o dobro: cerca de R$ 382 milhões. O governo do estado deve ficar com R$ 122,8 milhões.

“Com esse aporte de recursos, com certeza, os municípios terão caixa para atender diretamente a população, principalmente nas áreas em que a população reclama mais, que são a educação e a saúde”, comenta o senador Paulo Paim (PT-RS).  

“Isso vai dar um fôlego para os municípios, que vêm enfrentando crises profundas nos últimos quatro ou cinco anos por falta de recursos. Para muitos significa ate 17% do seu orçamento anual. É uma parcela de Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a mais na conta. Há uma expectativa grande, principalmente dos 300 municípios menores do nosso estado”, comemora o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, (Famurs) Ary Vanazzi.

Fonte -G1RS

 

L

Autor

lccomunic

Em: 07/03/2013, 21:00

Mais lidas
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto

Indivíduo foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos após cumprimento de mandado preventivo

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Tragédia na BR-386: Acidente mata casal e filho de 12 anos no RS
Tragédia na BR-386: Acidente mata casal e filho de 12 anos no RS

As vítimas são moradoras de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Outro veículo tinha cinco ocupantes e quatro tiveram ferimentos leves.

Últimas notícias
Defesa Civil emite alerta para temporais e queda de granizo antes do frio no RS
Defesa Civil emite alerta para temporais e queda de granizo antes do frio no RS

Após as instabilidades, o frio deve avançar com força pelo RS

Representantes de Santo Augusto concluem etapa do Regional da 20ª RT e aguardam resultados
Representantes de Santo Augusto concluem etapa do Regional da 20ª RT e aguardam resultados

Integrantes dos CTGs Carreteiros dos Pampas e Pompílio Silva se destacaram nas provas em Independência.

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Novo Centro de Oftalmologia do Hospital Bom Pastor amplia acesso à saúde especializada na região
Novo Centro de Oftalmologia do Hospital Bom Pastor amplia acesso à saúde especializada na região

Estrutura permitirá consultas, exames e cirurgias de catarata, beneficiando pacientes de Santo Augusto e municípios da região

Representantes de Santo Augusto Entregam Gestão na 20ª RT
Representantes de Santo Augusto Entregam Gestão na 20ª RT

Evento ocorre no CTG Sentinela do Rio Grande, em Independência

Queda de vetos à lei sobre royalties garante R$ 505 milhões ao RS | Rádio Querência