Rádio Querência

Dilma sanciona Política Nacional de irrigação

Dilma sanciona Política Nacional de irrigação

 

A presidenta Dilma Rousseff sancionou a Política Nacional de Irrigação, aprovada pelo Congresso, com vetos em dois artigos. A lei foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (14). O objetivo da nova lei é incentivar a ampliação da área irrigada no país, aumentando a produtividade de forma sustentável e reduzindo os riscos climáticos para a agropecuária.
 
A partir da decisão, projetos públicos e privados de irrigação poderão receber incentivos fiscais, especialmente nas regiões com os menores indicadores de desenvolvimento social e nas consideradas prioritárias para o desenvolvimento regional.
 
Com o crédito, será possível obter equipamentos com uso eficiente da água, modernizar instrumentos e implantar sistemas de suporte à irrigação. A lei prevê que o Poder Público criará estímulos à contratação de seguro rural por agricultores que pratiquem agricultura irrigada. Em todos esses casos, o governo poderá priorizar os pequenos agricultores.
 
A justificativa dos vetos da Presidência também foi publicada no Diário Oficial de hoje. Um dos artigos vetados dava poder às empresas de energia elétrica para negociarem de forma descentralizada a ampliação de descontos aos projetos de irrigação tratados pela lei, o que foi rejeitado pelo governo por não estar vinculado à um planejamento nacional. O Executivo vetou dois parágrafos de outro artigo. Um permitia que projetos de interesse social fossem custeados por recursos públicos por tempo indeterminado, o que foi considerado contraproducente na busca pela autossuficiência dos projetos; e outro isentava de pagamento projetos com mais de dez anos que ainda não tivessem se tornado sustentáveis até a data de publicação da lei. 
 
Fonte: Agência Brasil - Autor: Vinícius Soares
L

Autor

lccomunic

Em: 14/01/2013, 22:00

Mais lidas
Operação Rancho Fechado: Segunda fase desarticula esquema de tráfico de drogas em Santo Augusto
Operação Rancho Fechado: Segunda fase desarticula esquema de tráfico de drogas em Santo Augusto

Ação conjunta entre Polícia Civil, Brigada Militar e canil de Santa Rosa cumpriu mandados, apreendeu veículo e neutralizou a atuação de detento que chefiava o esquema de dentro do presídio.

Granizo atinge municípios gaúchos e Estado entra em alerta máximo para temporais e risco de tornados
Granizo atinge municípios gaúchos e Estado entra em alerta máximo para temporais e risco de tornados

Frente fria e ciclone extratropical provocam tempo severo no Rio Grande do Sul; Inmet alerta para ventos acima de 100 km/h, granizo e possibilidade de tornados

Últimas notícias
Colisão na BR-468 deixa seis feridos em Três Passos
Colisão na BR-468 deixa seis feridos em Três Passos

Acidente entre dois carros mobilizou Corpo de Bombeiros e SAMU na noite de sábado; vítimas foram hospitalizadas sem gravidade

Semana começa com frio e sol em Santo Augusto, mas chuva retorna na terça-feira
Semana começa com frio e sol em Santo Augusto, mas chuva retorna na terça-feira

Noroeste gaúcho poderá registrar chuva, trovoadas e temporais entre terça e quinta-feira; temperaturas começam a subir ao longo da semana

Duplo homicídio é registrado no interior de Crissiumal
Duplo homicídio é registrado no interior de Crissiumal

Dois homens morreram e uma terceira pessoa ficou ferida após ataque em frente a um estabelecimento na localidade de São Sebastião

Seminário Agro movimenta Santo Augusto com debates, tecnologia e oportunidades para o setor rural
Seminário Agro movimenta Santo Augusto com debates, tecnologia e oportunidades para o setor rural

Evento será realizado de 12 a 14 de agosto, no Parque de Exposições do Sindicato Rural, reunindo especialistas, produtores e empresas durante a 27ª Expofeira.