Rádio Querência

Região preocupada com focos de ferrugem asiática

Região preocupada com focos de ferrugem asiática

 

Lavouras de soja do Rio Grande do Sul já registram os primeiros focos de ferrugem asiática na atual safra. O Consórcio Antiferrugem que monitora esta doença, contabiliza cinco focos do problema no Estado.

Um dos casos de ferrugem asiática é numa lavoura de soja no município de Esperança do Sul, confirmado pela Cotricampo. Também registros da doença em lavouras de Manoel Viana, Tupanciretã, Fortaleza dos Valos e Palmeira das Missões, sendo um caso em cada município mencionado. Inclusive em Palmeira das Missões o foco foi detectado no último dia 07. 

A ferrugem asiática é um tipo de fungo que se desenvolve em épocas de grande umidade combinada com calor, como no atual momento, e ataca a área folhar da planta, responsável pela fotossíntese, ocasionando uma redução na produção de grãos. A doença se espalha também pelo vento, o que torna ainda mais preocupante.

 

Fonte: RPI

Por: Bruna Corrêa

L

Autor

lccomunic

Em: 08/01/2013, 22:00