Rádio
Nenhum programa no ar
RS terá a segunda maior safra da história em 2012/2013, estima Conab
O Rio Grande do Sul deve alcançar em 2012/2013 a segunda maior safra da história, aponta estimativa divulgada nesta quarta-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A entidade calcula que serão produzidos no estado cerca de 27,2 milhões de toneladas de grãos nesta temporada, numero que só é inferior aos 28,8 milhões colhidos em 2010/2011. A área de cultivo é estimada em 8 milhões de hectares.
O superintendente da Conab no Rio Grande do Sul, Glauto Melo, diz que haverá uma retomada após a safra abaixo do esperado na última safra devido à estiagem que atingiu parte do estado. “Estamos no mesmo patamar de produção que atingimos no ciclo 2010/2011, pois na safra anterior à última houve quebra no valor principalmente na soja e milho”, declarou.
O principal produto da estimativa é a soja, que segundo o levantamento deve se aproximar dos 12,2 milhões de toneladas, após ter ficado em 6,5 milhões na safra anterior. Glauto afirma que a retomada se deve, além da melhora no fator climático, ao aumento da área de cultivo.
“O bom preço da soja no mercado estimulou um avanço sobre áreas tradicionalmente tidas para outras culturas. Verificamos em relação ao feijão um decréscimo de área”, declarou. A área de cultivo do grão segundo a estimativa deve saltar de carca de 4,2 milhões de hectares para 4,6 milhões.
Em relação ao milho, a estimativa é que 4,7 milhões de grãos sejam colhidos. Melo pondera que há risco de perdas em função do clima. “A inserção na Região Noroeste, que teve seca ou estiagem na fase de plantio, pode vir a comprometer a produtividade, mas é muito cedo para estimarmos. Os próximos levantamentos vão apontar”, declarou.
A expectativa para o arroz é de cerca de 8 milhões de toneladas, ante 7,7 milhões de toneladas na safra anterior. “O arroz está praticamente todo em fase avançada, já na floração, em boas condições”, disse o superintendente.
Postado por Fernando Almeida
Autor
lccomunic
Em: 08/01/2013, 22:00

Novidades ampliam as opções de atendimento e benefícios oferecidos pelo hospital à população de São Martinho e região

Mandado de busca e apreensão cumprido pelas delegacias das duas cidades culminou na apreensão de maconha, balança e dinheiro.

Evento ocorreu neste final de semana em Tenente Portela

A operação resultou na maior apreensão de fuzis do Rio Grande do Sul desde o início do ano.

O desaparecimento da aeronave mobiliza fãs e autoridades enquanto equipes buscam informações sobre o paradeiro do artista e do empresário que o acompanhava na viagem.

Emissora reúne os postulantes ao Palácio Piratini para um confronto decisivo de propostas e ideias, com transmissão ao vivo e foco nas principais demandas dos gaúchos.

Medida surge em meio ao acirramento do debate político e busca conter o endividamento das famílias às vésperas do período eleitoral.

Caxias do Sul tem a confirmação da morte da mãe que estava desaparecida; família foi levada por enxurrada.

Ao longo do ano, 37 pessoas participaram das formações oferecidas pelo programa, ampliando conhecimentos e oportunidades de ingresso no mercado de trabalho

Família perde todos os bens após fogo consumir casa no bairro Maximino Rossoni; campanha solidária é organizada para ajudar o casal.

Família do artista sertanejo explica a decisão de manter o funeral restrito em Sorocaba (SP), pedindo privacidade e compreensão dos fãs neste momento de luto.
