Rádio
Nenhum programa no ar
Expectativa mínima de colheita está em 50 sacas/ha
Os produtores de soja de Ijuí e região estão satisfeitos com o desenvolvimento das lavouras nesse início de plantio. A afirmação é do diretor técnico da Cotrijui, Mario Jung. As precipitações de chuva da última semana, que em alguns dias chegaram a registrar um volume de 40 mm, têm colaborado com a germinação: “Temos observado um bom desenvolvimento e boa emergência das plantas, afinal de contas, o plantio ocorreu quase que 100% no mês de novembro, e agora, então, precisamos avançar, precisamos de chuva”, aponta Jung.
Para o bom desenvolvimento da planta, Jung explica que a temperatura terrestre deve ficar em 30ºC, já que, segundo ele, ao atingir 35ºC, a soja para de crescer: “Quem conseguiu plantar em outubro já está com as lavouras com altura de um palmo a 30 cm, mas a maioria das lavouras está no terceiro trifólio, porque foi plantada no mês de novembro, mas toda ela está dentro de um período ideal, e a chuva colabora”, explica.
Além disso, Jung ressalta sobre o cuidado que os produtores devem ter com suas lavouras devido ao calor, que incentiva a proliferação de pragas com mais agilidade: “Com o calor, como estava em alguns dias, realmente o desenvolvimento das pragas é mais rápido, se multiplicando mais veloz. Atualmente, nas lavouras, se observa alguma coisa de lagarta, de percevejo, mas não tem um nível grande, que o produtor precise recorrer a um tratamento”, disse, apontando que a maior dificuldade que o produtor tem encontrado está no controle da erva daninha, porque com o clima seco e o ar muito quente, há um período muito curto para a aplicação do herbicida, por isso, para o controle da praga, é importante que os sojicultores estejam atentos ao desenvolvimento de pragas enquanto elas ainda são controláveis.
Fonte: Jornal da Manhã
Fonte - Cotrijui
Autor
lccomunic
Em: 18/12/2012, 22:00

Ação conjunta entre Polícia Civil, Brigada Militar e canil de Santa Rosa cumpriu mandados, apreendeu veículo e neutralizou a atuação de detento que chefiava o esquema de dentro do presídio.

Prisões ocorreram nesta segunda-feira

Frente fria e ciclone extratropical provocam tempo severo no Rio Grande do Sul; Inmet alerta para ventos acima de 100 km/h, granizo e possibilidade de tornados

Dois homens morreram e uma terceira pessoa ficou ferida após ataque em frente a um estabelecimento na localidade de São Sebastião

Noroeste gaúcho poderá registrar chuva, trovoadas e temporais entre terça e quinta-feira; temperaturas começam a subir ao longo da semana

Evento será realizado de 12 a 14 de agosto, no Parque de Exposições do Sindicato Rural, reunindo especialistas, produtores e empresas durante a 27ª Expofeira.

Automóveis zero quilômetro serão destinados às secretarias de Assistência Social e de Obras e representam investimento de R$ 282 mil.



