Rádio
Nenhum programa no ar
Fenômenos climáticos vão afetar a safra de grãos no RS, diz Emater
Os fenômenos climáticos da semana passada prejudicaram a safra de grãos de 2012/2013 no Rio Grande do Sul, diz um informativo divulgado nesta quinta-feira (27) pela Emater-RS. As perdas, no entanto, ainda não foram quantificadas pelo órgão do governo gaúcho e informações mais precisas devem ser divulgadas nos próximos dias.
Com exceção da cultura do arroz, que teve as barragens destinadas à irrigação beneficiadas com os volumes de chuva registrados, as demais cultura tiveram algum prejuízo. As perdas pontuais devem ser sentidas nas lavouras de trigo, canola, milho e feijão.
No trigo, as perdas foram pontuais. Muitas lavouras ficaram acamadas em função da chuva e dos ventos, o que poderá comprometer o rendimento até então esperado. Alguns produtores estão acionando o Proagro, o seguro agrícola do governo federal.
saiba mais
As lavouras de canola, que apresentavam boa sanidade e bom desenvolvimento, também foram afetadas pelo vendaval e pelo granizo em algumas áreas. Os danos foram relativos e pontuais, podendo comprometer o rendimento esperado nessas áreas.
O plantio do milho, que já alcança 45% da área total prevista, deve manter as expectativas de bom rendimento. Apesar de alguns estragos provocados pelos fortes ventos e pelo granizo registrados no período anterior, a maioria das lavouras encontra-se em bom estado, diz a Emater.
A semeadura do feijão da primeira safra está praticamente concluída na Metade Norte do Estado. Já no Centro, na Serra e no Sul, as lavouras ainda estão em cultivo. Nessa semana, a fase de plantio chegou aos 34% no Estado, e as de germinação e desenvolvimento vegetativo, 31%. Há registro de alguns danos pontuais provocado pelo clima da semana.
As chuvas amenizaram as preocupações dos produtores de arroz, uma vez que permitiram o aumento das águas armazenadas em açudes e barragens e a elevação das vazões de rios e arroios. No entanto, em algumas cidades como Dom Pedrito, Barra do Quaraí e Uruguaiana, a quantidade de água acumulada ainda é insuficiente para irrigar toda a área projetada.
Fonte - G1/RS
Autor
lccomunic
Em: 27/09/2012, 21:00

Acidente aconteceu na manhã deste sábado (26), na localidade de Flor da Serra, entre São Martinho e Boa Vista do Buricá

Batida envolveu uma S10 e um Ford Del Rey no cruzamento das ruas São João e Rio Branco; apesar dos danos materiais, não houve feridos.

Mandado de busca e apreensão cumprido pelas delegacias das duas cidades culminou na apreensão de maconha, balança e dinheiro.

A operação resultou na maior apreensão de fuzis do Rio Grande do Sul desde o início do ano.

Evento ocorreu neste final de semana em Tenente Portela

Competição reuniu estudantes de escolas de Carazinho no Teatro do Sesc; Manuela Gomes Rodrigues e Jennifer de Lima Guarda Lara conquistaram o primeiro lugar e garantiram vaga na 12ª Searinha, em novembro.

Acidente aconteceu na manhã deste sábado (26), na localidade de Flor da Serra, entre São Martinho e Boa Vista do Buricá

Gabriel Souza, Juliana Brizola, Luciano Zucco e Marcelo Maranata debateram saúde, finanças e segurança em encontro acirrado nesta sexta-feira (25).

Batida envolveu uma S10 e um Ford Del Rey no cruzamento das ruas São João e Rio Branco; apesar dos danos materiais, não houve feridos.

Competição promovida pela equipe Os Borrachos promete movimentar a cidade com premiações em dinheiro e jantar incluso para os participantes.

Emissora reúne os postulantes ao Palácio Piratini para um confronto decisivo de propostas e ideias, com transmissão ao vivo e foco nas principais demandas dos gaúchos.
