Rádio Querência

Encontro da Rede Leite em Augusto Pestana apresenta história de superação familiar

Encontro da Rede Leite em Augusto Pestana apresenta história de superação familiar

A história de superação de uma jovem família, por meio da atividade leiteira, foi o pano de fundo do encontro da Rede Leite, realizado na sexta-feira (31/8), em Augusto Pestana. O evento ocorreu na propriedade do casal Débora e Gilson Rhoden, que está localizada na comunidade Bom Princípio e é uma das 67 Unidades de Observação da Rede Leite.
O casal ingressou no programa há dois anos. Desde então, a reviravolta na propriedade foi grande. O histórico da família e os avanços verificados foram apresentados pelo casal anfitrião e pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Erni Breitenbach.
Ainda durante a manhã foi realizada uma visita às instalações da propriedade, com a presença do empresário Clairton Matte, que realiza manutenção de ordenhadeiras e presta assistência técnica. Na área de pastagens, os produtores esclareceram dúvidas com o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva.
Ao meio-dia foi servido almoço no salão comunitário de Bom Princípio, e durante a tarde os produtores relataram as dificuldades enfrentadas na atividade e de que forma a Rede Leite pode ajudar a encontrar soluções. Os principais problemas elencados foram a pouca alimentação disponível ao gado, devido à seca, o recorrente problema do barro, a falta de água, pouca mão de obra e a falta de laboratórios de análise de leite na região.
O evento contou com a participação de técnicos extensionistas da Emater/RS-Ascar, além de produtores de leite que fazem parte da Rede Leite dos municípios de Augusto Pestana, Ijuí, Boa Vista do Cadeado, Coronel Barros e Jóia.

História
Casados há nove anos, Débora e Gilson são exemplos de que a união em prol de um objetivo comum gera bons frutos. Gilson trabalhava com a atividade leiteira desde pequeno, com os pais. Enquanto Débora morava na cidade, onde estudava e trabalhava. Após o casamento, Débora não conseguiu convencer o marido a irem morar na cidade. “Foi então que decidimos ficar no campo. Compramos terra pelo crédito fundiário e instalamos uma casa para morarmos”, lembrou Débora. A renda do casal, naquela época, provinha do leite e era dividida com outras pessoas da família. “Tirávamos leite na casa do meu sogro, mas como os lucros eram divididos, a renda era pequena”.
Foi então que o casal decidiu investir em uma estufa de pepinos. De acordo com Gilson, a construção da estufa foi financiada em cinco anos. “Contudo, plantamos pepinos por apenas três anos, porque não deu mais certo. Resolvemos parar com a atividade, vendendo a estufa”.
Havia chegada a hora de a família realizar um planejamento. “Conversamos com o técnico da Emater/RS-Ascar, Claudio dos Santos, para encontrarmos uma solução. Após muitos cálculos, decidimos apostar na atividade leiteira, financiando a compra de mais vacas e a construção das instalações necessárias”, explicou Gilson.
A partir de 2006, com muito trabalho e contas registradas no papel, a família foi se reerguendo. Hoje, a propriedade é um verdadeiro exemplo de superação. “Nossa qualidade de vida melhorou muito. Hoje temos uma vida estruturada, confortável, e, o principal: com o ingresso no Programa Rede Leite, temos segurança na atividade leiteira”, comemorou Débora.
Com a renda proveniente exclusivamente da atividade leiteira, a propriedade conta com 12,5 hectares destinados para pastagens anuais de aveia, trigo forrageiro e azevém sobre semeadura no tifton. O plantel dos Rhoden é de 48 animais, sendo 27 em lactação. “Atualmente, a produção diária de leite é de quase 500 litros. Cada vaca produz, em média, 17 litros de leite ao dia”, contou Gilson.





Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí

L

Autor

lccomunic

Em: 04/09/2012, 21:00

Últimas notícias
Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas em Tenente Portela
Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas em Tenente Portela

Operação conjunta da Brigada Militar e da Polícia Civil apreendeu cerca de 296,7 gramas de substância semelhante à cocaína, além de dinheiro, celulares e outros materiais.

São Martinho é destaque no Estado e lidera a Região Celeiro no indicador de Saúde do Idese
São Martinho é destaque no Estado e lidera a Região Celeiro no indicador de Saúde do Idese

Município alcançou a 14ª colocação no Rio Grande do Sul no bloco Saúde do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico, referente ao período de 2022 a 2024.

Prefeitura de Sede Nova abre novo prazo para solicitar devolução de taxas de inscrição de concurso público
Prefeitura de Sede Nova abre novo prazo para solicitar devolução de taxas de inscrição de concurso público

Candidatos que ainda não solicitaram o reembolso poderão fazer o pedido até 16 de dezembro; valores serão devolvidos por Pix ou transferência bancária.

Governo do Estado institui 2027 como ano de celebração dos centenários de Teixeirinha e Paixão Côrtes
Governo do Estado institui 2027 como ano de celebração dos centenários de Teixeirinha e Paixão Côrtes

Em reconhecimento ao legado das duas personalidades, medida visa estimular atividades culturais, educativas e comemorativas

Flávio Bolsonaro e família chegam aos Estados Unidos
Flávio Bolsonaro e família chegam aos Estados Unidos

Senador desembarcou em Miami por volta das 10h30min desta quarta-feira

Congresso técnico da Copa Querência de Bocha acontece nesta quarta-feira em Santo Augusto
Congresso técnico da Copa Querência de Bocha acontece nesta quarta-feira em Santo Augusto

Encontro será realizado a partir das 19h, no CTG Pompílio Silva, com representantes das 19 equipes participantes da competição.