Rádio
Nenhum programa no ar
Área destinada ao plantio de soja aumentará 6,22% no RS, diz Emater
A área destinada ao plantio da soja no Rio Grande do Sul crescerá na safra 2012/2013. Serão destinados 4.404.044 hectares ao plantio da cultura, contra 4.145.975 hectares da safra anterior, o que representa aumento de 6,22%. A estimativa foi divulgada nesta segunda-feira (27) pela Emater, na Expointer, em Esteio. A expectativa é colher 11.347.564 toneladas do grão, bem acima das 6,52 milhões de toneladas colhidas no ano passado, quando a safra sofreu quebra de 43,8% em função da estiagem, segundo dados da Conab.
Em termos absolutos, o aumento representa uma ocupação de mais 258 mil hectares com soja no Estado. Destes, cerca de 150 mil hectares são de áreas novas, tradicionalmente ocupadas pela pecuária ou mesmo pelo arroz, nas regiões Sul (de Pelotas: 33,4 mil hectares), Campanha (de Bagé: 55 mil hectares) e Centro-Oeste (de Santa Maria: 63 mil hectares).
Segundo a Emater, o aumento da área plantada reflete o otimismo dos produtores. Esse sentimento é causado basicamente por três fatores: preços em alta, demanda aquecida e os problemas enfrentados com as safras de soja de outros países produtores do grão.
O avanço da soja, no entanto, traz consequências para outras culturas de verão, principalmente para o milho, que sofrerá redução de 5,55% de área. As culturas do arroz (-2,9%) e feijão (-6,01%) também devem ter queda na área plantada. Considerado o total semeado por todos os grãos de verão, a variação será positiva, de 2,55%.
O diretor técnico da Emater, Gervásio Paulus, alerta que o aumento da área cultivada com soja é bom para os produtores e para o PIB do estado, mas que, do ponto de vista ambiental, pode trazer prejuízos para os campos nativos do Bioma Pampa. “Estas áreas da região Sul, onde há o plantio de soja, são, em geral, arrendadas, o que apresenta uma tendência de menor preocupação do produtor com a manutenção a médio e longo prazo”, disse.
Já a safra do arroz deve ocupar uma área de 1.006.216 hectares, contra 1.036.234 no período anterior. De acordo com a Emater, os produtores estão desestimulados pelos altos estoques, dificuldades durante a comercialização da safra passada e preços defasados em relação às médias históricas, apesar da recente recuperação. O estado deve colher 7.592.901 toneladas.
No feijão, nem mesmo a expressiva valorização do produto nos últimos meses foi capaz de frear a diminuição da área cultivada, uma tendência observada desde 1995. O grão irá ocupar uma área de 55.359 hectares, contra 58.899 hectares no ano anterior. Com isso, a expectativa é colher 67.989 toneladas de feijão na primeira safra.
Mesmo com parte de sua área ocupada pela soja, o milho deverá ter uma área plantada de 1.056.730 hectares, conforme o levantamento da Emater. O número representa redução de 5,55% em relação à safra passada, quando os produtores de milho ocuparam uma área de 1.118.730 de safra. O estado deve colher 5.054.643 toneladas.
Autor
lccomunic
Em: 27/08/2012, 21:00

Julgamento de grande repercussão regional termina com absolvição dos três réus; Ministério Público anuncia que vai recorrer da decisão

Investigação aponta negligência; criança de 6 anos estava sozinha em casa no momento do fogo

Crime ocorreu em 2016 e teria motivação político-partidária; três réus respondem por homicídio qualificado em júri que deve seguir até sexta-feira

Crime ocorreu em 30 de setembro de 2016 e vitimou Roque Francisco Unser

Clínica amplia estrutura, passa a oferecer mais conforto, qualidade e novos atendimentos à comunidade

Jesus Davi Garcia Vieira estava a caminho da escola quando foi vitimado por equipamento que se desprendeu de caminhão em Vitória das Missões

O concurso oferece vagas para nível médio, técnico e superior, com salários que variam de R$ 1.635 a R$ 12 mil

Progressistas oficializa indicação da deputada em aliança com PL, Novo, Republicanos e Podemos

Valores atualizados serão pagos em folha complementar na próxima quarta-feira (15/4)


