Rádio Querência

Funcionário que fica à disposição pelo celular tem direito a remuneração extra

Funcionário que fica à disposição pelo celular tem direito a remuneração extra

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que o trabalhador que fica à disposição da empresa por meio do telefone celular tem o direito de receber remuneração extra pelas horas de sobreaviso. Apesar do TST já ter estabelecido que o uso do telefone da empresa não é caracterizado como plantão, a partir do momento em que o funcionário fica com sua liberdade de locomoção limitada, ele tem o direito ao pagamento extra.

O caso veio à discussão, quando o chefe do almoxarifado de uma empresa gaúcha portava o celular e ficava à disposição da companhia todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, por ser o único responsável por qualquer movimentação no estoque.

A 5ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (RS) concluiu que o funcionário não tinha plena liberdade nessas horas, que deveriam ser pagas à razão de um terço da hora normal. A decisão foi mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, que apenas limitou o período aos horários e dias de efetivo funcionamento da empresa.

O sobreaviso é caracterizado quando há restrição da liberdade do trabalhador de utilizar seu tempo de folga por determinação do empregador. As horas são remuneradas com valor de um terço da hora normal, e no caso de o empregado ser efetivamente acionado, a remuneração é de hora extra.

Com a introdução de novas tecnologias, o funcionário não é mais obrigado a permanecer em casa à espera de um chamado por telefone fixo. Porém, o uso de bips, pagers e celulares não é suficiente para determinar que o trabalhador esteja de sobreaviso, "porque o empregado não permanece em sua residência aguardando, a qualquer momento, a convocação para o serviço". Por isso, o TST poderá voltar a discutir a súmula dos "aparelhos de intercomunicação".

Fonte: Agência Brasil

L

Autor

lccomunic

Em: 20/08/2012, 21:00

Mais lidas
Tragédia em Campo Novo: Trabalhador morre após ser puxado por mecanismo de colheitadeira
Tragédia em Campo Novo: Trabalhador morre após ser puxado por mecanismo de colheitadeira

O agricultor trabalhava na colheita em sua propriedade quando a máquina apresentou uma falha.

Solidariedade que salva vidas: Bruna Padilha segue precisando de doadores de sangue durante tratamento contra leucemia
Solidariedade que salva vidas: Bruna Padilha segue precisando de doadores de sangue durante tratamento contra leucemia

Desde o início da internação, já foram utilizadas 97 bolsas entre sangue e plaquetas; comunidade segue mobilizada para ajudar jovem de 29 anos em tratamento de leucemia

América recebe taça das mãos de Sandro Sotilli e homenagem na Câmara após título da Libertadores Regional
América recebe taça das mãos de Sandro Sotilli e homenagem na Câmara após título da Libertadores Regional

Na noite de segunda-feira, durante sessão da Câmara de Vereadores, os jogadores Cleberson, Cristian e Alex, além do presidente Régio, participaram da sessão levando ao plenário o troféu conquistado no último fim de semana.