Rádio
Nenhum programa no ar
Abate clandestino de ovinos chega a 92% no Brasil
A alta carga tributária e a falta de matéria-prima são os principais vilões dos frigoríficos que comercializam carne ovina no país. Com isso, cresce a clandestinidade. Segundo números da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco), apenas 8% dos abates feitos no Brasil ocorrem de maneira oficial.
No Rio Grande do Sul, a estatística não é tão cruel. Presidente da Arco, Paulo Schwab estima que o número de abates informais no Estado seja de 70%.
— Frente os índices nacionais, este número é considerado bom. Óbvio que o ideal é que a cadeia produtiva se organize mais para aumentar este índice. No frigorífico, fica certificado que os animais estão livres de zoonoses. Além disso, os cortes da carne também são mais definidos, bem embalados, o que aumenta o valor comercial — explica Schwab.
Apesar de os produtores demonstrarem vontade de modificar a estatística, os impostos são altos e faltam animais no mercado. A desorganização acaba beneficiando os países vizinhos.
O empresário Antônio Waihrich é um exemplo. No frigorífico que possui desde 2001 em Dom Pedrito, na região da Campanha, ele abate somente ovinos. São 500 cabeças por dia. O negócio será ampliado, só que no Uruguai.
Uma planta da empresa deverá operar a partir de outubro na cidade de San José, distante cerca de 80 km de Montevidéu. O novo empreendimento terá capacidade de abater até 2 mil animais por dia.
— Só de PIS/Cofins, a carne ovina paga 9,25% do valor em impostos, enquanto aves e suínos, por exemplo, são isentos. No Uruguai o imposto é menor. Além disso, o país está apto a exportar para Estados Unidos e União Européia. O negócio lá se torna mais rentável que aqui — afirma Waihrich.
Números do Brasil
— 85 mil toneladas de carne ovina são consumidas por ano
— 80 mil toneladas são produzidas no país. O restante é importado do Uruguai
— 6,4 mil toneladas de carne são oriundas de abate em frigoríficos
— 73,6 mil toneladas de carne ovina são abatidas na clandestinidade
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco)
Autor
lccomunic
Em: 19/07/2012, 21:00

O acidente ocorreu no início da noite deste domingo (6) e deixou outra pessoa ferida em estado grave.

Passos Colisão envolvendo um automóvel Ford Focus e uma caminhonete Chevrolet S10 ocorreu na noite deste domingo

Colisão lateral envolveu um Ford Fiesta preto e um Fiat Uno branco nas primeiras horas desta segunda-feira; ninguém ficou ferido com gravidade.

A Justiça Eleitoral da 107ª Zona Eleitoral emitiu comunicados importantes relativos à organização e aos locais de votação em Santo Augusto para as Eleições Gerais de 2026.

Estabelecimento sucede a Big Farma, mantém equipe e atendimento e passa a integrar uma rede de franquias

Mobilização rápida dos agentes permitiu encontrar a garota encoberta por plantação de um metro de altura; ela recebeu primeiros socorros e foi encaminhada ao hospital com a mãe.

Liberação concedida à farmacêutica EMS permite a venda de canetas injetáveis pelo nome do princípio ativo, ampliando o acesso a terapias de controle de peso e glicemia.

Com percurso por entidades e abertura oficial agendada para o Centro de Cultura, o município se prepara para celebrar as tradições gaúchas no dia 12 de setembro.

Investigações apontam que a defensora descumpriu acordo com o Ministério Público

Socorristas tentaram reanimação, mas menina não resistiu; causa da morte será apurada por perícia

