Rádio Querência

Partidos políticos podem escolher candidatos até sábado

Partidos políticos podem escolher candidatos até sábado

Termina neste sábado, 30 de junho, o prazo para os partidos políticos realizarem suas convenções para definir coligações e escolher seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2012.

Escolhidos os candidatos, os partidos e coligações têm até às 19h do dia 5 de julho para apresentar no cartório eleitoral competente o pedido de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. A partir do dia 6 de julho, os candidatos podem começar a fazer propaganda eleitoral.

Confira outras datas importantes relacionadas às Eleições 2012:

JULHO - DOMINGO, 1º/07/2012

1. Data a partir da qual não será veiculada a propaganda partidária gratuita prevista na Lei nº 9.096/1995, nem será permitido nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/1997, art. 36, § 2º).

2. Data a partir da qual é vedado às emissoras de rádio e de televisão, em programação normal e em noticiário (Lei nº 9.504/1997, art. 45, I a VI):

a. transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados;

b. veicular propaganda política;

c. dar tratamento privilegiado a candidato, partido político ou coligação;

d. veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos;

e. divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome de candidato ou com a variação nominal por ele adotada.

JULHO - QUINTA-FEIRA, 05/07/2012

1. Data a partir da qual permanecerão abertos aos sábados, domingos e feriados os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais, em regime de plantão (Lei Complementar nº 64/1990, art. 16).

2. Último dia para os tribunais e conselhos de contas tornarem disponível à Justiça Eleitoral relação daqueles que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, ressalvados os casos em que a questão estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário, ou que haja sentença judicial favorável ao interessado (Lei nº 9.504/1997, art. 11, § 5°).

3. Data a partir da qual o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas realizadas mediante apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.

4. Data a partir da qual, até a proclamação dos eleitos, as intimações das decisões serão publicadas em cartório, certificando-se no edital e nos autos o horário, salvo nas representações previstas nos arts. 30-A, 41-A, 73 e nos § 2º e § 3º do art. 81 da Lei 9.504/1997, cujas decisões continuarão a ser publicadas no Diário de Justiça Eletrônico (DJE).

L

Autor

lccomunic

Em: 28/06/2012, 21:00

Mais lidas
Professora é a vítima fatal de colisão frontal na BR-468, em Três Passos
Professora é a vítima fatal de colisão frontal na BR-468, em Três Passos

O acidente ocorreu no início da noite deste domingo (6) e deixou outra pessoa ferida em estado grave.

Mulher morre em grave acidente entre dois veículos na BR-468, em Três Passos
Mulher morre em grave acidente entre dois veículos na BR-468, em Três Passos

Passos Colisão envolvendo um automóvel Ford Focus e uma caminhonete Chevrolet S10 ocorreu na noite deste domingo

Colisão entre veículos é registrada na manhã desta segunda-feira em Santo Augusto
Colisão entre veículos é registrada na manhã desta segunda-feira em Santo Augusto

Colisão lateral envolveu um Ford Fiesta preto e um Fiat Uno branco nas primeiras horas desta segunda-feira; ninguém ficou ferido com gravidade.

107ª Zona Eleitoral informa mudança em local de votação e novo edital de substituição de mesários em Santo Augusto
107ª Zona Eleitoral informa mudança em local de votação e novo edital de substituição de mesários em Santo Augusto

A Justiça Eleitoral da 107ª Zona Eleitoral emitiu comunicados importantes relativos à organização e aos locais de votação em Santo Augusto para as Eleições Gerais de 2026.

Farmácia São Rafael é inaugurada em Santo Augusto
Farmácia São Rafael é inaugurada em Santo Augusto

Estabelecimento sucede a Big Farma, mantém equipe e atendimento e passa a integrar uma rede de franquias

Últimas notícias
AESMA estreia em casa pela 1ª Copa Regional de Futsal nesta sexta-feira em São Martinho
AESMA estreia em casa pela 1ª Copa Regional de Futsal nesta sexta-feira em São Martinho

Jogo terá transmissão pelo Rádio em 91.5FM e pelas plataformas digitais

Corsan promoveu o 1º Encontro de Líderes em Santo Augusto para reforçar diálogo comunitário
Corsan promoveu o 1º Encontro de Líderes em Santo Augusto para reforçar diálogo comunitário

Reunião reuniu lideranças locais no CRAS do município para apresentar projetos sociais e ouvir demandas da população

Acidente na BR-386 deixa quatro pessoas feridas em colisão entre quatro veículos
Acidente na BR-386 deixa quatro pessoas feridas em colisão entre quatro veículos

O fato ocorreu no trecho entre Sarandi e Carazinho, nas proximidades da Serra do Segredo

Criança de 6 anos morre após ser atropelada por van em Santa Rosa
Criança de 6 anos morre após ser atropelada por van em Santa Rosa

Vítima chegou a ser levada ao Corpo de Bombeiros e encaminhada à UPA, mas não resistiu aos ferimentos; Polícia Civil deve apurar as circunstâncias do acidente.

49ª Expointer encerra edição de 2026 com R$ 6,18 bilhões em negócios e mais de 900 mil visitantes
49ª Expointer encerra edição de 2026 com R$ 6,18 bilhões em negócios e mais de 900 mil visitantes

Setor de máquinas agrícolas impulsionou os resultados da feira, que também registrou números expressivos na pecuária e na agricultura familiar.