Rádio Querência

Dia Nacinal de combate ao abuso às Crianças

Dia Nacinal de combate ao abuso às Crianças

No dia 18 de maio de 1973 a menina Araceli Sanches, de 8 anos, desapareceu. Ela foi drogada, espancada, violentada e morta por jovens provenientes de famílias tradicionais da cidade de Vitória (ES). Tal crime, tão brutal, chocou a sociedade brasileira que pedia justiça, mas as pessoas mais empenhadas em tentar solucioná-lo morreram ou foram afastadas de seus cargos. A sociedade capixaba conhecia os hábitos dos envolvidos, que frequentemente promoviam festas onde crianças eram assediadas, mas ninguém quis depor. Os jovens foram indiciados, mas por falta de provas, foram inocentados.

        Alguns jornalistas empenharam-se para que o caso não caísse em esquecimento, e muitos anos depois ainda podiam ser percebidos a indignação e revolta das pessoas em relação ao acontecido. Infelizmente, esse caso não era único e a freqüência com que acontecimentos parecidos aconteciam levou grupos de combate à violência infantil buscar alternativas para coibir novos crimes.

        Um movimento surgido na Tailândia gerou uma organização internacional de luta pelo fim da exploração e comercialização infantil. Tal movimento deu o mote para um encontro ocorrido na Bahia em 18 de maio de 1998. Reuniram-se 80 entidades públicas e privadas para debater o assunto e, a partir das discussões e documentos gerados nesse encontro, foi criada pela Lei n.º 9.970, de 17 de maio de 2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
        Por essa lei, são consideradas criminosas as seguintes condutas: utilização de criança ou adolescente em cena pornográfica ou de sexo explícito; posse, comércio e difusão de material contendo cenas de pedofilia; aliciamento, exploração ou favorecimento de exploração de criança ou adolescente; assédio sexual; estupro de vulnerável; satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente e tráfico interno ou externo para fins de exploração sexual.
       Em muitos casos, os envolvidos são membros da própria família ou pessoas próximas, o que prejudica a solução destes crimes por falta de denúncia. Apesar de alguns avanços ocorridos nesses 11 anos, ainda há muito que fazer para garantir os direitos das crianças e adolescentes do Brasil, e a maior dificuldade para garantir a repressão à exploração é fazer com que as autoridades tenham conhecimento do crime.

       É preciso que cada pessoa entenda o seu papel e sua responsabilidade e denuncie qualquer comportamento inadequado por parte de adultos para coibir possíveis crimes. Para isso, é disponibilizado um serviço de atendimento no Brasil todo. Basta ligar o número 100 de qualquer telefone, entre 8h e 22h, e sua denúncia  é imediatamente encaminhada para a Polícia Civil, Conselho Tutelar e Ministério Público. Ou diretamente com o Conselho Tutelar de Santo Augusto pelos telefone (55) 9915-7874 ou 3781-3875.

Enviada por: Suzani Camargo (Você Repórter RQ)

L

Autor

lccomunic

Em: 17/05/2012, 21:00

Mais lidas
Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de veículo em Campo Novo
Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de veículo em Campo Novo

Corpo foi localizado na tarde deste sábado em uma estrada vicinal que conecta a BR-468 à Vila Industrial, mobilizando autoridades policiais na Região Celeiro.

Vítima de execução em Campo Novo é identificada
Vítima de execução em Campo Novo é identificada

Cassiano dos Santos Pinheiro, de 27 anos, foi encontrado morto a tiros dentro de veículo; polícia investiga o caso e despedida ocorre em Rincão Reúno.

Criança fica ferida após ser atropelada na Avenida Central, em Santo Augusto
Criança fica ferida após ser atropelada na Avenida Central, em Santo Augusto

Acidente aconteceu por volta do meio-dia desta quarta-feira; vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Bom Pastor

Homem de 29 anos é a vítima fatal de homicídio em Santo Augusto
Homem de 29 anos é a vítima fatal de homicídio em Santo Augusto

Robson Oliveira dos Santos foi executado a tiros após desentendimento em um bar na avenida central; autor fugiu e o caso é investigado.

Últimas notícias
Senado deve votar nesta quarta-feira PEC que acaba com a escala 6x1
Senado deve votar nesta quarta-feira PEC que acaba com a escala 6x1

Proposta que reduz a jornada máxima para 40 horas semanais e garante dois dias de folga avança no Congresso sob forte articulação política e expectativa de aprovação em dois turnos.

Justiça do Rio Grande do Sul condena 15 investigados por esquema de adulteração de leite com soda cáustica
Justiça do Rio Grande do Sul condena 15 investigados por esquema de adulteração de leite com soda cáustica

Decisão aponta o uso de substâncias químicas para mascarar a acidez, reaproveitamento de resíduos e manutenção de planilhas paralelas pela empresa Dielat em Taquara.

Polícia captura suspeito de assassinar Robson Oliveira dos Santos em Santo Augusto
Polícia captura suspeito de assassinar Robson Oliveira dos Santos em Santo Augusto

Operação conjunta efetuou a prisão na tarde desta terça-feira. Crime ocorreu em um bar na madrugada do último sábado (10), vitimando Robson Oliveira dos Santos, de 29 anos.

Abertura nacional da colheita da canola e carinata ocorre nesta terça-feira em Ijuí
Abertura nacional da colheita da canola e carinata ocorre nesta terça-feira em Ijuí

Devido às chuvas, o evento foi transferido para a Casa da 3Tentos, no Parque Wanderley Burmann, durante a Expofest.

Ano Letivo 2027: Secretaria de Educação de Santo Augusto abre calendário de matrículas
Ano Letivo 2027: Secretaria de Educação de Santo Augusto abre calendário de matrículas

Processo atende estudantes da Creche ao 1º ano; inscrições devem ser feitas de forma on-line.

Operação Nossa Senhora Aparecida 2026: PRF divulga balanço de acidentes e fiscalização nas rodovias do RS
Operação Nossa Senhora Aparecida 2026: PRF divulga balanço de acidentes e fiscalização nas rodovias do RS

Chuva marcou os acidentes mais graves do feriado prolongado; quatro das cinco mortes registradas ocorreram na segunda-feira em colisões frontais.