Rádio Querência

Porto Mauá prorroga decreto de emergência e reforça ações de combate aos efeitos da seca

Porto Mauá prorroga decreto de emergência e reforça ações de combate aos efeitos da seca

Há mais de 150 dias com situação de emergência decretada pouco mudou no cenário formado pela seca no município de Porto Mauá. Com o baixo índice pluviométrico registrado a Secretaria de Obras, Agricultura e departamento de Assistência Social prorrogou o decreto de emergência por mais 30 dias, a contar de 9 de abril.

Segundo laudo técnico elaborado por entidades locais, as perdas nos 4 mil hectares de soja cultivados no município chegam a 78% em

Defesa Civil de Porto Mauá, divulgação

relação à expectativa inicial.

Além da soja, os prejuízos decorrentes da escassez de chuva puderam ser sentidos nas lavouras de milho safrinha e na produção de leite. Riachos estão abaixo do nível normal e bebedouros secaram

_Riachos que nunca secaram, agora estão secos. Também sofremos porque a economia do município é altamente dependente do fator agrícola_ afirma o secretário executivo da Defesa Civil Adilson José da Costa.

Diante da situação crítica, o município continua a realizar ações como limpeza de bebedouros, fornecimento de água com caminhão tanque com capacidade de 6 mil litros, visitas técnicas, cessão de uso de caixas de água, mangueiras, insumos e sementes.

Segundo Costa, foram adquiridos equipamentos agrícolas – trator, recadeira, pulverizador, ensiladeira, canterizador e trituradores - para fortalecer a patrulha agrícola e para sessão de uso de grupos de associados.

Os produtores rurais que necessitam de ajuda devem comunicar suas necessidades na Secretaria de Obras, Agricultura e departamento de Assistência Social. Após analise técnica e averiguação de aspecto legal são atendidas as demandas.

L

Autor

lccomunic

Em: 18/04/2012, 21:00

Mais lidas
Últimas notícias
Edegar Pretto desiste de pré-candidatura e anuncia apoio a Juliana Brizola na disputa pelo governo do RS
Edegar Pretto desiste de pré-candidatura e anuncia apoio a Juliana Brizola na disputa pelo governo do RS

Petista ainda não definiu se aceitará ser vice na chapa ou concorrerá a deputado

Lei que regulamenta o exercício da profissão de doula é sancionada
Lei que regulamenta o exercício da profissão de doula é sancionada

Profissional é responsável por oferecer apoio físico, emocional e informacional à gestante, especialmente durante o parto normal

Identificado corpo encontrado às margens da BR-158 entre Cruz Alta e Pejuçara
Identificado corpo encontrado às margens da BR-158 entre Cruz Alta e Pejuçara

Segundo a Brigada Militar, há indícios de morte violenta, mas confirmação depende da perícia