Rádio
Nenhum programa no ar
Tragédia da Linha Salto é tema de Livro
Descanso é o título do livro, escrito por Adair Philippsen, magistrado aposentado e atual presidente da ALMA – Associação Literária Mario Quintana, de Santo Cristo. A obra é resultado de um ano de pesquisas e entrevistas com passageiros e com familiares das vítimas do acidente ocorrido em Santa Catarina, há pouco mais de um ano.
No dia 5 de março de 2011 uma tragédia envolveu o grupo de bolão de Linha Salto, que viajava para Marechal Cândido Rondon, no Paraná. O choque entre uma carreta bitrem, carregada de tábuas, e o ônibus que transportava os atletas e outros excursionistas culminou, pouco depois das três horas daquele sábado, véspera de carnaval.
A morte de 29 pessoas chocou o país. Os preparativos e a razão da viagem; os pressentimentos de alguns, a desistência de outros; as despedidas; o parentesco e a amizade entre os excursionistas; a localidade e sua estranha sina; o interior do ônibus, os momentos anteriores à batida, a brutal colisão; a reação, a internação e a vida pós-fato dos 23 sobreviventes; o doloroso reconhecimento, o traslado, o sepultamento das vítimas; a repercussão da notícia no mundo todo; as causas do infortúnio, e a tentativa de retomada da vida dos atingidos são os principais pontos abordados no livro de Philippsen.
Mais de cinquenta pessoas foram entrevistadas, num total superior a quarenta horas de gravações. Quanto ao título, Adair explica, “Resolvi denominá-lo Descanso por três razões: Primeiro, porque os saltenses viajavam para descansar do trabalho diário, procurando se divertir com o esporte do bolão; segundo, porque remete à consequência mais trágica do acidente, causadora do descanso eterno das vítimas; e terceiro, porque, por uma dessas estranhas coincidências que envolvem a catástrofe, o fato ocorreu no município de Descanso”.
A servidora pública, Rosângela Klein Schuster, uma das sobreviventes comenta sobre o livro, “A tragédia marcou para sempre nossas vidas. Embora o tempo passe, as lembranças teimam em permanecer. Descanso tem o condão de perenizar o triste episódio e registrar nossa dor”. Várias famílias foram mutiladas. Entre elas, a de Leandro Bocorni, que perdeu os pais e três tios, além de primos e amigos.
Segundo Leandro, o livro “Consegue se aproximar da sensação de quem, como eu, repentinamente viu arrancados, de modo brutal, seus entes mais caros”.
O lançamento de Descanso, uma publicação da editora Praça da Matriz, de Porto Alegre, deve ocorrer no próximo dia 21 de abril, às 10h 30min, no lonão da Cultura, durante a realização da Mostra da Agricultura Familiar, no parque de exposições de Santo Cristo.
Autor
lccomunic
Em: 18/04/2012, 21:00

Luis Fernando era amplamente conhecido em Santo Augusto e região

Iniciativa municipal garantiu a união civil de nove casais com direito a cerimônia completa, oficinas preparatórias e festa comunitária

Caso ocorreu na sexta-feira (10) e está sendo investigado pela Polícia Civil; prefeitura lamentou o episódio e informou que acompanha a situação

Jogando no Ninho da Águia, equipe santo-augustense despachou o atual vice-campeão do torneio por 3 a 1. Os confrontos da próxima fase serão definidos por sorteio.

Jeferson Edegar da Silva participou do programa Sábado Bom Demais, conduzido por Fernando Almeida, e falou sobre os preparativos, a programação e as expectativas para a 17ª edição do festival em Santo Augusto.

Jogador que disputou a Copa do Mundo de 2026 foi encontrado morto na Cidade do Cabo; polícia investiga as circunstâncias do caso

Homem foi preso na manhã desta sexta-feira (10) e atuava como recreacionista na igreja; vítima é filha de casal de pastores que denunciou o caso

Confusão começou após desentendimento no trânsito; um suspeito foi preso pela Brigada Militar e o outro segue foragido.



