Rádio Querência

Com baixo nível do rio Uruguai, belezas do Salto do Yucumã são reveladas

Com baixo nível do rio Uruguai, belezas do Salto do Yucumã são reveladas

Da entrada do Parque até o Salto são 15 km entre a mata nativa, que abriga mais de 700 espécies de plantas, em torno de 290 espécies de aves, mais de 30 espécies de mamíferos de médio e grande porte, dentre os quais espécies ameaçadas de extinção, como a anta e a onça-pintada.

_Ir ao Salto do Yucumã, mesmo que não seja pela primeira vez é sempre lindo, pois o local nos apresenta uma beleza curiosa. Posso dizer assim, pelo fato de querer entender a formação natural de um lugar, de espaços, de objetos_comenta a coordenadora de Marketing Daniele Motta, 26 anos.

Com baixo nível do rio, é possível caminhar em seu leito

Além de apreciar as belas quedas, os turistas têm a oportunidade de banhar-se nas águas do Rio Uruguai e fazer a travessia a pé em alguns pontos, em função do baixo nível do rio.

No leito rochoso do rio Uruguai há pontos que o nível de água é de apenas alguns centímetros. Próximo ao Salto, no entanto, o rio é revoltoso com profundidade de 90 a 120 metros e forte correnteza, o que impede o acesso ao banho.

Nos pontos de água rasa e tranquila, muitos banhistas arriscam o passeio a pé no leito do rio para apreciar o local. Pedras de diferentes formatos e pequenos peixes podem ser vistos facilmente na água límpida.

A visitação no Parque Estadual do Turvo está restrita ao Salto do Yucumã, sendo que não existem trilhas em meio à mata abertas à visitação.

Como não há lanchonetes em funcionamento no interior do Parque, cada visitante deve levar seu próprio lanche. Neste sentido, há uma estrutura com cerca de dez churrasqueiras.

_Se tratando de um dos principais pontos turísticos de nossa região, a estrutura é ainda pouco privilegiada. É preciso melhor estrutura de banheiros, espaço histórico no local de permanência dos visitantes, placas informativas de cada espaço visitado_ sugere Motta.

Horário de visitação


De quarta-feira a domingo

8h30min às 17h

Ingresso

Valores por veículo

Carro – R$ 11,90

Ônibus – R$ 159,80

Informações ao turista

(55) 3616-3071

 

Por Deise Froelich

L

Autor

lccomunic

Em: 16/04/2012, 21:00

Mais lidas
Tragédia em Campo Novo: Trabalhador morre após ser puxado por mecanismo de colheitadeira
Tragédia em Campo Novo: Trabalhador morre após ser puxado por mecanismo de colheitadeira

O agricultor trabalhava na colheita em sua propriedade quando a máquina apresentou uma falha.

Acidente envolvendo três veículos deixa quatro feridos na RS-155, em Ijuí
Acidente envolvendo três veículos deixa quatro feridos na RS-155, em Ijuí

Colisão registrada nas proximidades da localidade de Mauá mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU na noite desta sexta-feira

SUS adota novo exame para detectar câncer de intestino antes dos sintomas
SUS adota novo exame para detectar câncer de intestino antes dos sintomas

Ministério da Saúde vai anunciar protocolo inédito que prevê uso do teste FIT para homens e mulheres de 50 a 75 anos sem sintomas. Exame é menos invasivo e pode ampliar diagnóstico precoce no país.

América recebe taça das mãos de Sandro Sotilli e homenagem na Câmara após título da Libertadores Regional
América recebe taça das mãos de Sandro Sotilli e homenagem na Câmara após título da Libertadores Regional

Na noite de segunda-feira, durante sessão da Câmara de Vereadores, os jogadores Cleberson, Cristian e Alex, além do presidente Régio, participaram da sessão levando ao plenário o troféu conquistado no último fim de semana.