Rádio Querência

Soja que está sendo colhida apresenta variação na produção

Soja que está sendo colhida apresenta variação na produção

A partir do início da colheita da soja, no mês passado, pode-se notar uma grande variação na região, sendo que pode variar de 5 a 55 sacas colhidas por hectare. Ainda, quanto à produtividade, os agricultores que investiram em tecnologia estão atingindo suas metas de produção.
Os produtores que utilizaram tecnologias, como exemplo, a Microquimica, parceira da Cotrijui, estão tendo uma boa produção, alcançando até 53 sacas por hectare. O produtor Gilmar Seibert, da Linha 9, em Coronel Barros, que iniciou sua colheita na semana passada, está conseguindo colher perto de 50 sacas por hectare. “Já colhi 70% da lavoura e o resultado está sendo o esperado”, revela o produtor. Já o agricultor Arlindo Treter, da Linha 8, também em Coronel Barros, uma de suas variedades está sendo possível colher 53 sacas por hectare, enquanto outra variedade colheu 41 sacas por hectare. “Atingi a meta que eu havia estabelecido antes da colheita, isso se deve ao cuidado que tivemos e com a utilização de produtos de qualidade”, revela.
Segundo o engenheiro agrônomo da Emater-Ascar/RS, Volnei Righi, para a Emater Regional, que atende 47 municípios na região, o clima é considerado bom para a colheita. “A média da colheita é de 22 sacas por hectare, sendo que 30% da área está colhida”, revela Righi.
Na região atendida pela Emater há diversas situações na hora da colheita. “Na maior parte da área colhida o grão está com baixa qualidade, estão esverdeados e menores, com maturação apressada pela falta de água”, revela Righi. Essa situação faz com que os cerealistas que recebem o grão estejam dando desconto na hora da compra. “Já quanto a soja que está para ser colhida, não apresenta muita perda”, frisa.
Conforme o gerente do Escritório Municipal da Emater, Edwin Bernich, há uma parcela pequena de propriedades que não oferecem situação nem de colher. “Ela não paga o valor da colheita”, destaca. Sendo que o custo da colheita é de 5 sacas por hectare e há lavouras com produção abaixo.
“Existem várias lavouras que oscilam entre 5 e 15 sacas por hectare e ainda há uma parcela menor de lavouras que foram beneficiadas com um pouco mais de chuva, já que elas foram bem irregulares e por isso têm gerado maiores produções, entre 20 e 30 sacas por hectare”, frisa Bernich. O grão de algumas lavouras apresentam baixa qualidade e inclusive alguns produtores tiveram que utilizá-lo para tratar animais.

L

Autor

lccomunic

Em: 03/04/2012, 21:00

Últimas notícias
América FC vence o Flamengo de Crissiumal e garante vaga nas quartas de final da Copa das Regiões
América FC vence o Flamengo de Crissiumal e garante vaga nas quartas de final da Copa das Regiões

Jogando no Ninho da Águia, equipe santo-augustense despachou o atual vice-campeão do torneio por 3 a 1. Os confrontos da próxima fase serão definidos por sorteio.

Presidente do Canto Nativo participa do programa Sábado Bom Demais e fala sobre a 17ª edição do festival
Presidente do Canto Nativo participa do programa Sábado Bom Demais e fala sobre a 17ª edição do festival

Jeferson Edegar da Silva participou do programa Sábado Bom Demais, conduzido por Fernando Almeida, e falou sobre os preparativos, a programação e as expectativas para a 17ª edição do festival em Santo Augusto.

Morre Jayden Adams, meia da seleção da África do Sul aos 25 anos
Morre Jayden Adams, meia da seleção da África do Sul aos 25 anos

Jogador que disputou a Copa do Mundo de 2026 foi encontrado morto na Cidade do Cabo; polícia investiga as circunstâncias do caso

Polícia Civil prende pastor de 36 anos suspeito de abuso sexual contra criança de 3 anos em Três de Maio
Polícia Civil prende pastor de 36 anos suspeito de abuso sexual contra criança de 3 anos em Três de Maio

Homem foi preso na manhã desta sexta-feira (10) e atuava como recreacionista na igreja; vítima é filha de casal de pastores que denunciou o caso

Briga em Estacionamento de Supermercado Deixa Homem Ferido no Centro de Ijuí
Briga em Estacionamento de Supermercado Deixa Homem Ferido no Centro de Ijuí

Confusão começou após desentendimento no trânsito; um suspeito foi preso pela Brigada Militar e o outro segue foragido.

Copa das Regiões: Santo Augusto sedia clássico decisivo entre América e Flamengo neste sábado
Copa das Regiões: Santo Augusto sedia clássico decisivo entre América e Flamengo neste sábado

Enquanto decide o futuro no torneio dentro das quatro linhas, clube de Santo Augusto já planeja festa da Libertadores Regional com o Grupo Sambando para o dia 31 de julho.