Rádio Querência

Piscicultores de Dona Francisca pescam carpa de 40 quilos

Piscicultores de Dona Francisca pescam carpa de 40 quilos
Parece história de pescador, mas não é: os criadores de carpas Jair e Ivone Balest, do município de Dona Francisca, conseguiram um feito e tanto ao capturar, em um dos açudes da propriedade do casal, um peixe pesando 40 quilos. A carpa chinesa criada em um açude de dois hectares tinha 12 anos e chegou ao peso recorde graças à tecnologia aplicada na atividade. "Além de ser uma área grande de açudes, a constante adubação do local permitiu que o animal tivesse sempre muita alimentação à disposição e pudesse se desenvolver bem", explicou o médico veterinário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Wylner César Fernandes Ribeiro.
Os bons resultados das criações de carpas da região se devem ao trabalho desenvolvido pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de Dona Francisca que, desde 1992, vem trabalhando com a atividade na região. "No começo, eram apenas seis produtores interessados - e meio desconfiados sobre o sucesso da criação. Hoje, são mais de 500 criadores em Dona Francisca, que têm a piscicultura como alternativa de renda e como fonte de alimento para a família", disse o veterinário.

Resistência inicial
O especialista lembra que no início houve certa resistência pelo fato de as espécies para povoamento dos açudes serem desconhecidas. No entanto, já no primeiro ano, após verem os resultados obtidos, inúmeros candidatos aderiram ao programa. Atualmente este projeto está sendo gerido pela Secretaria Municipal da Agricultura de Dona Francisca, e todos os produtores que possuem açude ou tanques participam. O veterinário Ribeiro destaca que carpas gigantes podem inclusive chegar a 56 quilos, mas, quase sempre, os criadores optam por retirar dos açudes animais com até um ano, pesando entre dois e três quilos.
 
Fonte: Planeta Miraguai
L

Autor

lccomunic

Em: 28/02/2012, 21:00

Últimas notícias
Presidente do Canto Nativo participa do programa Sábado Bom Demais e fala sobre a 17ª edição do festival
Presidente do Canto Nativo participa do programa Sábado Bom Demais e fala sobre a 17ª edição do festival

Jeferson Edegar da Silva participou do programa Sábado Bom Demais, conduzido por Fernando Almeida, e falou sobre os preparativos, a programação e as expectativas para a 17ª edição do festival em Santo Augusto.

Morre Jayden Adams, meia da seleção da África do Sul aos 25 anos
Morre Jayden Adams, meia da seleção da África do Sul aos 25 anos

Jogador que disputou a Copa do Mundo de 2026 foi encontrado morto na Cidade do Cabo; polícia investiga as circunstâncias do caso

Polícia Civil prende pastor de 36 anos suspeito de abuso sexual contra criança de 3 anos em Três de Maio
Polícia Civil prende pastor de 36 anos suspeito de abuso sexual contra criança de 3 anos em Três de Maio

Homem foi preso na manhã desta sexta-feira (10) e atuava como recreacionista na igreja; vítima é filha de casal de pastores que denunciou o caso

Briga em Estacionamento de Supermercado Deixa Homem Ferido no Centro de Ijuí
Briga em Estacionamento de Supermercado Deixa Homem Ferido no Centro de Ijuí

Confusão começou após desentendimento no trânsito; um suspeito foi preso pela Brigada Militar e o outro segue foragido.

Declaração Anual de Rebanho 2026: Prazo Encerra Hoje
Declaração Anual de Rebanho 2026: Prazo Encerra Hoje

Garanta o status sanitário da pecuária gaúcha e a abertura de novos mercados internacionais

Copa das Regiões: Santo Augusto sedia clássico decisivo entre América e Flamengo neste sábado
Copa das Regiões: Santo Augusto sedia clássico decisivo entre América e Flamengo neste sábado

Enquanto decide o futuro no torneio dentro das quatro linhas, clube de Santo Augusto já planeja festa da Libertadores Regional com o Grupo Sambando para o dia 31 de julho.

Piscicultores de Dona Francisca pescam carpa de 40 quilos | Rádio Querência