Rádio Querência

Acidez na água dos oceanos ameaça 30% das espécies, mostra pesquisa

Acidez na água dos oceanos ameaça 30% das espécies, mostra pesquisa
Pesquisa da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, indica que os oceanos do planeta estão ficando cada vez mais ácidos. No ritmo atual, segundo os cientistas, cerca de 30% das espécies marinhas podem ser extintas até o fim do século. De acordo com a pesquisa, a água do mar está ficando mais ácida devido ao dióxido de carbono.

Os cientistas examinaram a água abaixo dos vulcões, nas quais o dióxido de carbono ocorre naturalmente, para verificar como a vida marinha lida com a água mais ácida. Segundo os pesquisadores, nos próximos anos a água marinha começará a afetar alguns organismos e alguns tipos de corais não conseguirão sobreviver.

O trabalho foi apresentado pelo cientista britânico Jason Hall-Spencer, que estudou as aberturas vulcânicas no oceano. Segundo ele, a conclusão da pesquisa é um “aviso” sobre o futuro dos ecossistemas marítimos. O trabalho foi apresentado por ele durante conferência em Vancouver, no Canadá.

Hall-Spencer disse que examina as aberturas vulcânicas como uma máquina do tempo. “Nem todas as espécies estão calcificadas. Há conchas e esqueletos rígidos e existem outros organismos com corpos macios que também deixam o mar [em busca de qualidade de vida]”, explicou.

O cientista ressaltou que há 55 milhões de anos aconteceu situação semelhante à identificada na pesquisa, que leva cerca de 10 mil anos para ocorrer. Segundo Hall-Spencer, os oceanos precisam de aproximadamente 125 mil anos para se recuperar e obter de volta a “química normal”.

“[Ou seja], o que fizermos ao longo dos próximos 100 anos ou 200 anos pode ter influência nos ecossistemas oceânicos de dezenas de milhares a milhões de anos. Essa é a implicação do que estamos fazendo com os oceanos agora", destacou Hall-Spencer.

*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto

L

Autor

lccomunic

Em: 19/02/2012, 22:00

Mais lidas
Professor de escolinha de futebol é preso em flagrante por armazenar fotos íntimas de adolescentes em Condor
Professor de escolinha de futebol é preso em flagrante por armazenar fotos íntimas de adolescentes em Condor

O caso começou a ser investigado depois que mães de alunos descobriram mensagens suspeitas nos celulares dos filhos

Tragédia em Campo Novo: Trabalhador morre após ser puxado por mecanismo de colheitadeira
Tragédia em Campo Novo: Trabalhador morre após ser puxado por mecanismo de colheitadeira

O agricultor trabalhava na colheita em sua propriedade quando a máquina apresentou uma falha.

Acidente envolvendo três veículos deixa quatro feridos na RS-155, em Ijuí
Acidente envolvendo três veículos deixa quatro feridos na RS-155, em Ijuí

Colisão registrada nas proximidades da localidade de Mauá mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU na noite desta sexta-feira

SUS adota novo exame para detectar câncer de intestino antes dos sintomas
SUS adota novo exame para detectar câncer de intestino antes dos sintomas

Ministério da Saúde vai anunciar protocolo inédito que prevê uso do teste FIT para homens e mulheres de 50 a 75 anos sem sintomas. Exame é menos invasivo e pode ampliar diagnóstico precoce no país.