Rádio
Nenhum programa no ar
Com pé 54, Márcio continua precisando de doações para encontrar calçados
Bastante conhecido em Santo Ângelo e até no Estado, por conta do tamanho dos seus pés, o jovem Márcio André Pinto Matje, 27 anos, continua dependendo do auxílio da comunidade para conseguir calçados. Ele conta que está apenas com um sapato, em situação precaríssima, todo remendado com arames, e uma sandália, que não encontra-se em condições melhores.
Aos 16 anos, Márcio começou a ter problemas para encontrar calçados. Ele foi diagnosticado com um anomalia denominada de gigantismo, uma doença rara provocada pelo excesso de hormônio do crescimento na infância. Márcio teria um nível leve da doença. O jovem realizou exames em Porto Alegre e o diagnóstico apontou que ele teria que conviver com a situação, já que não existe um tratamento para o seu caso. Hoje, os pés de Márcio não crescem mais, porém, ficaram no número 54, o que dificulta, é bastante, que sejam encontrados calçados. Basicamente apenas sob medida podem ser adquiridos chinelos, sandálias, sapatos, botas ou tênis que abriguem os pés do rapaz.
O sapateiro Jorge Oliveira da Silva, proprietário da Sapataria Silva, que há mais de 10 anos confecciona sapatos e sandálias para Márcio, comenta que sempre participa de campanhas para ajudar o rapaz. "Faço o calçado praticamente pelo custo. Mas o matérial é muito caro e devido ao tamanho da forma , tive de mandar fazer uma especial para fabricar esses pares". Ontem pela manhã, Jorge mediu novamente os pés de Márcio e confirmou o número 54.
O valor de um par de calçados para Márcio custa em torno de R$ 330,00 sendo sapatos e um pouco mais barato, R$ 220,00, no caso de sandálias. Quem estiver disposto a ajudar pode ir direto na sapataria, localizada na rua Marechal Floriano, 2033, ou ligar para o telefone 3312-6293. Doações de qualquer valor são aceitas.
DIFICULDADES
Desde que sua história tornou-se conhecida, Márcio tem contado com o auxílio da comunidade para conseguir calçados. Ele reside no bairro Colméia, com os pais e mais alguns de seus 10 irmãos. Junto com os pais, ele trabalha com reciclagem. "Devido ao baixo valor do papelão, que é nosso produto, se trabalhar o mês inteiro não consigo comprar nem um sapato", conta.
Márcio auxilia no sustento da família. "Tenho irmãos menores e prioridade em ajuda-los", desabafa. "Já sofri preconceito devido ao meu tamanho, parei de estudar na 4° serie devido a esta situação", diz ele, que nem gosta de se lembrar dos vários apelidos recebidos nesse tempo, muitos deles extramente pejorativos.
"A maioria da população gosta de mim", diz satisfeito, mas sem esconder a mágoa do passado.
Postado por Adriano Martins Fonte: A Tribuna
Autor
lccomunic
Em: 26/01/2012, 22:00

Corpo foi localizado na tarde deste sábado em uma estrada vicinal que conecta a BR-468 à Vila Industrial, mobilizando autoridades policiais na Região Celeiro.

Cassiano dos Santos Pinheiro, de 27 anos, foi encontrado morto a tiros dentro de veículo; polícia investiga o caso e despedida ocorre em Rincão Reúno.

Acidente aconteceu por volta do meio-dia desta quarta-feira; vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Bom Pastor

Robson Oliveira dos Santos foi executado a tiros após desentendimento em um bar na avenida central; autor fugiu e o caso é investigado.

Acidente deixou dois óbitos

Acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira, nas proximidades do Campo da Viação; passageira de 36 anos foi levada para avaliação médica.

Município disputa o reconhecimento na categoria Saúde com projeto focado no combate ao tabagismo na atenção primária; vencedores serão conhecidos em 30 de outubro.

Instabilidade deve atingir principalmente a metade Norte do Estado, com risco de temporais e queda de granizo; trégua só é esperada no domingo

Cassiano dos Santos Pinheiro, de 27 anos, foi encontrado morto a tiros dentro de veículo; polícia investiga o caso e despedida ocorre em Rincão Reúno.

Com uma emocionante viagem de quase 8 horas e raízes familiares ligadas aos antigos tropeiros, a jovem cantora superou dezenas de concorrentes e conquistou o 1º lugar no festival internacional.

