Rádio
Nenhum programa no ar
Alunos do Campus Santo Augusto são aprovados em Mestrado da UFPEL
Mauricio e Juliele, concluintes do curso de Tecnologia em Alimentos do Campus Santo Augusto, têm uma trajetória de estudos marcada por muita dedicação. Ambos ingressaram como bolsistas de Iniciação Científica, no 2° semestre de 2010, e desde então, têm realizado várias pesquisas, que resultaram em trabalhos apresentados em diversos seminários e congressos estaduais e nacionais. Mauricio inclusive obteve o 2° lugar na 4° Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), na modalidade Apresentação de pôster, com o trabalho "Comportamento do óleo de girassol refinado e óleo de soja refinado em processo de fritura por imersão em alimento de origem vegetal", orientado pelo professor Aelson Aloir Santana Brum.
Juliele atualmente é bolsista do CNPq, onde tem feito pesquisas sobre a “Estabilidade das frutas frente ao processamento”, e também está fazendo o estágio curricular obrigatório, sobre “Análise dos estágios de desenvolvimento de 3 cultivares diferentes de morango”. Mauricio também está realizando o estágio curricular, e tem feito pesquisas sobre “ Defumação de filés de tilápia”.
Para os dois futuros Mestres, o que mais contribuiu para o alcance desta conquista, foi o fato de estarem inseridos nos trabalhos de pesquisa feitos pelo curso, também nas diversas experiências e atividades realizadas nos laboratórios, e principalmente por terem procurado estudar além da sala de aula, lendo livros e artigos científicos, inscrevendo trabalhos em congressos e seminários e publicando artigos em revistas científicas. Para ambos, a conquista foi fruto de muito estudo e dedicação, de muitas horas de trabalho nos laboratórios, que renderam erros e acertos, mas também muito aprendizado.
De acordo com a Coordenadora do Curso de Tecnologia em Alimentos, professora Joseana Severo, esse excelente resultado mostra o grande potencial do campus. “Com certeza mais um motivo para comemoração e orgulho dos docentes e técnicos do Campus Santo Augusto, principalmente para os que atuam na área de alimentos. Isso mostra, mais uma vez, que nem sempre acertamos, mas que com certeza estamos buscando o caminho certo.”
Para a professora Cíntia Guarienti, coordenadora do Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia, “é um orgulho fazer parte desta conquista e uma satisfação poder colher os frutos que foram plantados”.
Mauricio e Juliele agradecem a todos os professores do curso, que auxiliaram, de uma forma ou de outra, para que conseguissem alcançar a aprovação no Mestrado, mas principalmente aos seus orientadores, Joseana, Melissa e Aelson, os quais acompanharam mais de perto toda sua trajetória.
Fonte: Carla Maron
Jornalista do Instituto Federal Farroupilha
Autor
lccomunic
Em: 01/12/2011, 22:00

Luis Fernando era amplamente conhecido em Santo Augusto e região

Iniciativa municipal garantiu a união civil de nove casais com direito a cerimônia completa, oficinas preparatórias e festa comunitária

Homem foi preso na manhã desta sexta-feira (10) e atuava como recreacionista na igreja; vítima é filha de casal de pastores que denunciou o caso

Confusão começou após desentendimento no trânsito; um suspeito foi preso pela Brigada Militar e o outro segue foragido.

Enquanto decide o futuro no torneio dentro das quatro linhas, clube de Santo Augusto já planeja festa da Libertadores Regional com o Grupo Sambando para o dia 31 de julho.

Garanta o status sanitário da pecuária gaúcha e a abertura de novos mercados internacionais

Investigação da Polícia Civil aponta que pai e mãe são os autores das agressões que causaram traumatismo craniano na vítima; suspeitos negam o crime

Novo boletim da NOAA aponta que o fenômeno pode ser o maior já registrado desde 1950, com efeitos que devem se estender até meados de 2027



