Rádio
Nenhum programa no ar
Mais de 100 mil pessoas são afetadas pelo temporal no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul tem mais de 100 mil pessoas afetadas pela chuva e pelo vento forte nos últimos três dias. Os maiores problemas ocorrem nos vales do Caí e do Taquari. O sub-comandante dos Bombeiros de São Sebastião do Caí, Rafael Flores, diz que a previsão de chuva ainda deixa o município em alerta, mas o rio já está baixando. As famílias retiradas das áreas de risco, no entanto, ainda não sabem quando voltam para casa.
Prefeituras de 18 municípios decretaram situação de emergência e estão com Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) formalizada junto à Defesa Civil. Quase todos ficam na região Norte, a mais atingida por temporais, inclusive com queda de granizo. Além disso, 42 municípios já estavam com situação de emergência homologada em função das chuvas do final do mês de julho.
Segundo dados oficiais da Defesa Civil, até a noite desta terça-feira eram 111.128 pessoas afetadas pela chuva ocorrida desde domingo, 2.278 desalojados, 712 desabrigados e quatro deslocados (que deixaram suas casas por iniciativa própria na iminência de alagamento). Ainda são contabilizadas 3.685 edificações atingidas, entre residências, estabelecimentos comerciais, prédios públicos, pontes e outras construções.
Autor
lccomunic
Em: 09/08/2011, 21:00

Três das quatro vítimas eram naturais de Santo Augusto. A família havia participado do velório de Franklin Santos da Silva, pai de Michele, que morreu no dia 2 de novembro, no Hospital Bom Pastor.

Renê Dorneles, de 60 anos, desapareceu após sair de sua residência no bairro Petrópolis, no dia 30 de outubro. Familiares e conhecidos pedem ajuda para obter informações sobre seu paradeiro.

Noah Pereira da Silva, morador de Novo Barreiro, estava em um automóvel que se envolveu em uma colisão com uma caminhonete e um caminhão. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Prefeita Lilian confirmou a medida à reportagem da Rádio Querência. Famílias atingidas devem procurar a Secretaria Municipal de Habitação para realizar o cadastro e solicitar materiais para reconstrução das residências.

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Seu Luiz e a esposa, Odila, estavam dormindo quando a força do vento derrubou uma das paredes do quarto. A estrutura caiu para o lado de fora e, por sorte, não atingiu o casal.

Em entrevista à Rádio Querência, secretário Elias da Silva atualizou as providências adotadas pelo município, informou sobre relatos de veículos arrastados pelo vento e orientou a população a redobrar os cuidados.

A PRF afirma ainda que a Corregedoria Regional instaurou uma investigação preliminar para apurar os fatos e que o policial citado está afastado do serviço operacional


