Rádio Querência

30 minutos de terror: os detalhes do crime que chocou Humaitá

30 minutos de terror: os detalhes do crime que chocou Humaitá

O fato que chocou Humaitá e região aconteceu por volta de 19 horas desta segunda-feira, 11, na localidade de Erval Novo, interior de Humaitá. Mauri Peiter Strauss, de 39 anos, invadiu a casa de sua ex-sogra, Ulda Petry, de 68 anos, (foto) atrás de sua ex-mulher Salete, de quem estava separado há 10 anos.

Ulda estava sentada próxima ao fogão à lenha em companhia de uma neta de três anos de idade, enquanto aguardava a refeição que outra neta, de 10 anos, estava lhe preparando, quando Mauri surpreendeu a todos armado com uma garrucha (arma de fogo de cano curto, semelhante a uma pistola ou revólver), duas facas na cintura e com cerca de 20 metros de corda em uma mão. Ele exigia que a idosa e as crianças permanecessem do jeito que estavam. Supõem-se que o homem pretendia manter a ex-sogra como refém em troca de Salete, que reside em Jaraguá do Sul/SC, com os dois filhos do casal, um com 10 e outro com 15 anos de idade.Imagem___...jpg

Aproveitando um momento de distração do psicopata, que estava focado nas agressões contra a aposentada, as crianças conseguiram fugir e se esconder na dispensa da casa, localizada em um anexo, oportunidade em que comunicaram ao pai, Írio José Petry, de 48 anos, que estava tomando banho. A menina mais velha, num ato de extrema coragem, enfrentou arames farpados, banhados e a escuridão da noite para solicitar ajuda a um vizinho que mora a 800 metros do local da tragédia.
Írio e o vizinho até tentaram negociar com o bandido. Mas não obtiveram êxito. Naquela hora ele já tinha arrastando a idosa até o pátio. Depois de agredi-la a socos, pontapés e coronhadas, desferiu um tiro em sua cabeça. Matou a ex-sogra na presença do filho, da neta de 3 anos e do vizinho.

Posteriormente se dirigiu ao carro com a intenção de buscar munição. Enquanto isso, mesmo chocado com a recente morte da mãe, Írio conseguiu apanhar as armas que guardava em casa: um revólver e uma espingarda. Quando saia da Brasília, o assassino foi atingido por projeteis de um revólver disparado por Írio. Mesmo ferido, Mauri retornou ao automóvel, provavelmente para apanhar o revólver que escondia, quando foi alvejado pelo ex-cunhado por uma espingarda. Morreu dentro do carro.

A polícia encontrou no interior do veículo o rolo de corda, duas ou três garrafas pet com gasolina e ainda um galão que poderia conter combustível (a perícia iria analisar a substância). Mauro adquiriu a gasolina em um posto de Vista Alegre, Crissiumal, por volta de 18 horas. Supõe-se que ele pretendia queimar a casa.

A separação de Salete e Mauro foi motivada por seu temperamento agressivo. Durante uma discussão, teria afirmado que iria queimar a casa com os corpos da mulher e dos filhos em seu interior. Em Jaraguá do Sul chegou a ser preso por ter agredido a família. Mesmo com estas afirmações, eles se surpreenderam com atitude do criminoso, uma vez que nestes 10 anos após a separação ele não mantinha contato com os Petry.

PESSOA QUERIDA

O corpo da aposentada Ulda Petry foi velado no salão paroquial. Uma multidão foi dar o último adeus à senhora que era muito amada não só por familiares, mas também pela comunidade. Ela era viúva há quatro anos e recentemente tinha sido submetida a uma cirurgia para retirada do útero e ovários. Dona Ulda, ainda com os pontos, estava se restabelecendo do procedimento cirúrgico e se locomovia com dificuldades.

Ulda deixou inconsoláveis sete filhos (cinco homens e duas mulheres), netos, demais familiares e muitos amigos.
Írio atirou no covarde agressor somente após ele ter matado sua mãe de forma cruel e desumana. Agiu em legítima defesa e em defesa de sua filha e de seu vizinho que também estavam sendo ameaçados de morte. Para a família, o vizinho agiu como um verdadeiro herói, se expondo desarmado ao criminoso.

CRIME PREMEDITADO

Caso o agressor não tivesse sido morto, com certeza teria ocorrido uma chacina de elevadas proporções. Acredita-se que ele foi até o local com a única intenção de matar a todos que lá estivessem e que pretendia queimar os corpos dentro da residência, já que possuía litros de gasolina no carro. A corda possivelmente seria usada para amarrar as vítimas.
O fato durou cerca de 30 minutos. Foram momentos de pavor que deixaram traumatizados a todos, principalmente Írio e as filhas. O filho de Ulda chegou a ser internado no hospital de Humaitá em estado de choque. As meninas têm crises de choro frequentes.

O corpo de Mauri foi velado na Capela Mortuária Lermenn, em Crissiumal, município onde residia.
(Informações sobre os crimes foram fornecidas pelo sargento Décio Francisco Petry, filho de Ulda Petry)

 

Fonte: Carlos Grün/Difusora/Atos e Fatos

L

Autor

lccomunic

Em: 18/07/2011, 21:00

Mais lidas
Suspeito de estupro de vulnerável é preso preventivamente em Santo Augusto
Suspeito de estupro de vulnerável é preso preventivamente em Santo Augusto

Homem de 39 anos foi localizado pela Polícia Civil e encaminhado ao presídio de Três Passos

Ernani Polo anuncia saída do Progressistas após mais de 30 anos e confirma filiação ao PSD
Ernani Polo anuncia saída do Progressistas após mais de 30 anos e confirma filiação ao PSD

Deputado afirma que decisão foi motivada por divergências internas e projeta nova etapa na carreira política

Grande apreensão de drogas é registrada em Santo Augusto após perseguição de mais de 30 km
Grande apreensão de drogas é registrada em Santo Augusto após perseguição de mais de 30 km

Ação conjunta entre forças de segurança resultou na localização de quase 47 kg de maconha e prisão de suspeitos

Polícia investiga destino de droga apreendida em Santo Augusto: “Ao que tudo indica, não seria para o município”
Polícia investiga destino de droga apreendida em Santo Augusto: “Ao que tudo indica, não seria para o município”

Carga de 46,7 quilos de maconha foi apreendida após perseguição que iniciou na ERS-210; motorista foragido e passageira foram presos e autuados por tráfico

Últimas notícias
Conta de luz: Aneel mantém bandeira tarifária verde em abril
Conta de luz: Aneel mantém bandeira tarifária verde em abril

Agência mantém bandeira verde desde janeiro, graças a chuvas. Bandeira verde significa que há condições favoráveis de geração de energia e não haverá cobrança adicional na tarifa.

Escola José Andrighetto celebra 100 anos com programação especial em São Jacó
Escola José Andrighetto celebra 100 anos com programação especial em São Jacó

Instituição de São Jacó mantém atividades e prepara confraternização e almoço festivo para marcar o centenário

Polícia investiga destino de droga apreendida em Santo Augusto: “Ao que tudo indica, não seria para o município”
Polícia investiga destino de droga apreendida em Santo Augusto: “Ao que tudo indica, não seria para o município”

Carga de 46,7 quilos de maconha foi apreendida após perseguição que iniciou na ERS-210; motorista foragido e passageira foram presos e autuados por tráfico

Motorista foge após colisão em acidente na ERS-155 e caso será investigado pela Polícia Civil
Motorista foge após colisão em acidente na ERS-155 e caso será investigado pela Polícia Civil

Caminhonete de São Martinho capotou após colisão traseira na ERS-155

Associação Hospitalar Bom Pastor realizará assembleia nesta terça-feira, 31
Associação Hospitalar Bom Pastor realizará assembleia nesta terça-feira, 31

O encontro acontecerá no refeitório do Hospital Bom Pastor, com primeira convocação marcada para as 19h e segunda convocação às 19h30min.