Rádio
Nenhum programa no ar
Fumar na gravidez aumenta em mais de 25% o risco de má formação do bebê
Novos estudos mostram que fumar durante o período de gravidez aumenta as chances de a gestante dar à luz um bebê com má formação, dizem especialistas, como defeitos nos membros e fissura labial. Além desses problemas, a criança pode nascer com baixo peso, ou nem isso, já que o tabagismo eleva o risco de aborto. Estes são alguns dados da revisão de estudos sobre o tema, realizada por pesquisadores da University College London.
De 700 mil bebês nascidos a cada ano na Inglaterra e no País de Gales, cerca de 120 mil nascem de mães fumantes. Pesquisadores estimam que, a cada ano, nessas duas regiões, 3.700 nascem com algum defeito físico decorrente do fumo na gravidez, como, por exemplo, o lábio leporino.
Os autores basearam seus cálculos em 172 artigos publicados nos últimos 50 anos, relacionando tabagismo materno e defeitos ao nascer. A chance de um bebê nascer sem membros ou com deformações neles é de 26%, e, no caso de fissura labial ou palatina, chega a 28%. O fumo na gestação também aumenta o risco de o bebê ter pé torto ( 28%), doenças gastrintestinais (27%), deformações de crânio (33%) e doenças dos olhos (25%). O problema mais comum (50%) é a gastrosquise, caracterizado pela presença de uma abertura na região abdominal.
Segundo o professor Allan Hackshaw, que liderou a pesquisa, muitas mulheres que fumam durante a gravidez não sabem sobre esses riscos:
- Ainda há a ideia entre algumas mulheres de que o fumo ajuda a formar um bebê menor e, assim, o parto será mais fácil. Porém o tabagismo nesse período aumenta o risco de defeitos na criança por toda a vida - alerta.
Ele acrescenta que há poucas políticas de saúde relacionando fumo na gravidez e má-formação fetal.
Agora que temos esta evidência, o conselho deve ser mais explícito sobre os tipos de defeitos graves, como membros deformados, má-formações faciais e gastrointestinal, que os bebês podem sofrer - diz ele.
Já Amanda Sandford, da ONG Ação sobre o Fumo e Saúde, afirma que o estudo mostra algumas das piores consequências de fumar durante a gravidez:
- É preciso conscientizar as jovens a respeito dos riscos e também assegurar que as grávidas recebam todo o apoio que elas precisam para ajudá-las a parar de fumar.
AGÊNCIA O GLOBO
Autor
lccomunic
Em: 14/07/2011, 21:00

Ação criminosa assusta moradores da localidade de Pedro Paiva nesta madrugada

Convenção partidária em Porto Alegre reuniu coligação de oito partidos e definiu nomes para o governo estadual, Senado e legislativo.

Anúncio oficial da Chancelaria Diocesana detalha o remanejamento de sacerdotes e as datas das posses canônicas para as comunidades da região.

Fenômeno provocou destelhamentos e queda de granizo em municípios da região, segundo a Defesa Civil.

Vítima realizava serviços domésticos no bairro Getúlio Vargas quando ocorreu o acidente

Ícone da cultura gaúcha, Euclides Fagundes Filho construiu uma trajetória diversificada e deixa um legado inestimável de valorização das raízes do Estado.

Sigla homologa chapa com Germano Rigotto ao Senado e busca colar imagem do vice-governador a grandes lideranças para chegar ao segundo turno

Em convenção na Fecomércio-RS, partido enalteceu a trajetória da candidata e confirmou Sérgio Turra na suplência para o Senado

Com letra de Lisandro Amaral e melodia de André Teixeira, a chamarra representou Bagé e São Gabriel no tradicional festival de Cruz Alta.

Decisão acolheu pedido do Ministério Público Federal, que reconheceu a imunidade parlamentar pelas declarações feitas durante sessão da Câmara Municipal

