Rádio Querência

Senado aprova flexibilização em licitações para obras da Copa

Senado aprova flexibilização em licitações para obras da Copa

O Senado aprovou na sessão desta quarta (6), por 46 votos a favor e 18 votos contra, projeto que flexibiliza a Lei das Licitações 8.666 para obras da Copa 2014 e da Olimpíada 2016 e cria o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). O projeto ainda cria a Secretaria de Aviação Civil e agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

O projeto votado pelos senadores é o mesmo aprovado pela Câmara dos Deputados em 28 de junho. O relator Inácio Arruda (PCdoB-CE) fez apenas ajustes de redação e preservou as mudanças realizadas pelos deputados na proposta.

O projeto que cria o RDC – originário da Medida Provisória 527/2011 – foi aprovado sob o argumento de ampliar a eficiência nas contratações públicas, favorecer a competitividade nas licitações e reduzir custos dos empreendimentos para o governo federal.

Pela nova regra, os concorrentes na licitação e o público só terão acesso aos valores orçados pelo governo para cada obra após o encerramento da licitação. Apenas os órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU), terão acesso aos dados durante todo o processo. O dispositivo é defendido pelo governo como forma de evitar a combinação de preços entre as empresas.

Embora a maioria dos governistas tenha evitado fazer pronunciamentos para não prolongar a sessão, o líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), disse que a aprovação do RDC vai fazer com que o governo evite pagar caro pelas obras. “Teremos um instrumento que vai aproximar o custo das obras do preço do mercado, um instrumento que vai acabar com as coisas corriqueiras daqueles que superfaturavam obras”, afirmou Costa.

Mp da Copa arte atualizada (Foto: Arte/G1)

 

Outro ponto controverso mantido no texto é o dispositivo que inclui no regime diferenciado obras de infraestrutura para aeroportos das capitais distantes até 350 quilômetros das cidades sedes dos jogos.

Como já era esperado pelos líderes governistas, a discussão da matéria foi marcada por um longo debate. A oposição condenou o ponto que prevê o sigilo dos orçamentos das obras da Copa por considerar que ele irá facilitar irregularidades. O líder do PSDB, Alvaro Dias (PR), disse que o sigilo nos orçamentos das obras “é a consagração da imoralidade na administração pública”.

“Esta modalidade de tratamento com a obra pública impede a população de saber o preço final da obra em execução. Conflita com o princípio da impessoalidade e a objetividade nas licitações públicas. Esse modelo de licitação para obra pública é a consagração da imoralidade na administração pública brasileira”, discursou Dias.

Já o líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), afirmou que a proposta amplia a “praga da corrupção”: “Essa é uma medida provisória não deveria existir. Essa medida é totalmente inconstitucional. Estamos vivendo hoje no Brasil a praga da corrupção e estamos aprovando um projeto que amplia isso.”

Os líderes do PSDB e do DEM prometeram ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) para derrubar o RDC.

L

Autor

lccomunic

Em: 05/07/2011, 21:00

Mais lidas
Dono de carro incendiado em Coronel Bicaco é identificado, mas perícia ainda confirmará se corpo é dele
Dono de carro incendiado em Coronel Bicaco é identificado, mas perícia ainda confirmará se corpo é dele

dele Automóvel foi localizado totalmente queimado neste domingo no bairro Nossa Senhora Aparecida em Coronel Bicaco

Corpo carbonizado é encontrado dentro de carro incendiado em Coronel Bicaco
Corpo carbonizado é encontrado dentro de carro incendiado em Coronel Bicaco

Caso ocorreu na manhã deste domingo (13) no bairro Nossa Senhora Aparecida; veículo era um Chevrolet Celta preto e a vítima ainda não foi identificada.

Polícia Civil Trata Como Homicídio Cadáver Encontrado Carbonizado em Veículo em Coronel Bicaco
Polícia Civil Trata Como Homicídio Cadáver Encontrado Carbonizado em Veículo em Coronel Bicaco

Informações apuradas sobre o caso no bairro Nossa Senhora Aparecida

Últimas notícias
Rádio Querência encerra 15ª edição na Agril Peças Agrícolas nesta sexta-feira
Rádio Querência encerra 15ª edição na Agril Peças Agrícolas nesta sexta-feira

Participe no local e concorra a duas cestas recheadas da Farmavida

Ciclista morre após acidente na RS-330 em Tenente Portela
Ciclista morre após acidente na RS-330 em Tenente Portela

Vítima, moradora da Reserva Indígena do Guarita, faleceu no local após colisão nas proximidades da Cotricampo

Hospital São Gregório inaugura sala de Telemedicina e apresenta novos serviços à comunidade
Hospital São Gregório inaugura sala de Telemedicina e apresenta novos serviços à comunidade

Novidades ampliam as opções de atendimento e benefícios oferecidos pelo hospital à população de São Martinho e região

Escola Antônio João Celebra a Semana Farroupilha com Atividades Típicas em Pedro Paiva
Escola Antônio João Celebra a Semana Farroupilha com Atividades Típicas em Pedro Paiva

Evento no salão comunitário reúne alunos, famílias e professores para um dia de resgate cultural, jogos tradicionais e almoço festivo

Realizado o sorteio da rifa beneficente em prol de Jardelino Eleodoro e Dona Antônia
Realizado o sorteio da rifa beneficente em prol de Jardelino Eleodoro e Dona Antônia

Ação arrecadou R$ 1.600,00 para a reconstrução da casa da família atingida por incêndio; premiações já podem ser retiradas na Rádio Querência.