Rádio Querência

Atropelamento de ciclistas na Capital percorre o mundo

Atropelamento de ciclistas na Capital percorre o mundo

Se tempos atrás grandes acontecimentos eram discutidos em bancos de praças públicas, atualmente – e não é de hoje – alguns assuntos ganham uma repercussão muito maior graças à internet. E a discussão, que antes poderia demorar para ultrapassar o perímetro da localidade, agora se multiplica de forma veloz para o mundo inteiro.
Foi o que ocorreu com o atropelamento de um grupo de ciclistas do grupo Massa Crítica no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, na última sexta-feira. A internet agiu como um multiplicador do conteúdo desenvolvido a partir do incidente. A colisão – e as cenas – foram tema de debates por internautas de diferentes países. Nesta terça-feira, o caso terá um novo capítulo: protesto do movimento, marcado para o final da tarde, na Capital.
Chegar ao outro lado do mundo é questão de tempo
Pouco mais de 72 horas depois do atropelamento, a notícia já havia se espalhado por diversos cantos do mundo. Sites de países como Argentina, Peru, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Espanha, Itália, Inglaterra e Austrália haviam informado sobre o incidente, conforme levantamento do portal R7. Parte desses sites utilizou o vídeo - ou reproduções de imagens – postado no YouTube pelo Massa Crítica. O vídeo já havia sido visto mais de meio milhão de vezes até pouco depois das 22h30min desta segunda.
O site do movimento Massa Crítica também teve sua audiência exponenciada desde o incidente. Na página, são postadas notícias sobre o desenrolar do caso, serviços jurídicos para as vítimas do atropelamento, além de comentários sobre a cobertura da imprensa.
 
A justiça adiou para esta terça-feira a decisão sobre os pedidos de prisão preventiva feitos pela Polícia Civil e Ministério Público contra o servidor do Banco Central Ricardo Neis, de 47 anos, responsável pelo atropelamento coletivo de ciclistas no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, na última sexta. As solicitações dos promotores Eugênio Paes Amorim e Lúcia Helena Calegare e dos delegados responsáveis pelo caso foram protocoladas na noite desta segunda-feira, no plantão do Foro Central de Porto Alegre.
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o juiz de plantão usou uma resolução do Conselho Nacional de Justiça na qual diz que ele só pode tomar uma decisão no caso de o fato ser urgente. Na visão dele, o caso não é urgente, então vai ser remetido para o juiz do Tribunal do Júri, que só funciona a partir das 9h.
O promotor Eugênio Paes Amorim afirmou que o bancário tem um histórico de violência doméstica e no trânsito. A Polícia Civil e o Ministério Público pediram a prisão por tentativa de homicídio doloso, afastando a pena do Código Brasileiro de Trânsito, que prevê somente o homicídio culposo na direção de veículo automotor - quando não há intenção de matar.
Mais cedo, o acusado se apresentou à polícia para depoimento, após, na última sexta, ter fugido do local do acidente e abandonado o veículo que usava. Ele afirmou ter agido em legítima defesa após ter sido intimidado pelos ciclistas.

L

Autor

lccomunic

Em: 28/02/2011, 21:00

Mais lidas
Santo-augustense Luis Fernando Fernandes Vieira morre aos 40 anos vítima de infarto em Crissiumal
Santo-augustense Luis Fernando Fernandes Vieira morre aos 40 anos vítima de infarto em Crissiumal

Luis Fernando era amplamente conhecido em Santo Augusto e região

Em Santo Augusto, Gabriel Souza anuncia R$ 7 milhões para hospital, obras regionais e comenta cenário eleitoral
Em Santo Augusto, Gabriel Souza anuncia R$ 7 milhões para hospital, obras regionais e comenta cenário eleitoral

Vice-governador entregou novo centro oftalmológico, confirmou grande investimento para diagnósticos por imagem, garantiu acessos asfálticos e projetou a corrida ao Piratini ao lado de Ernani Polo.

Projeto Social Promove Casamento Coletivo em Santo Augusto
Projeto Social Promove Casamento Coletivo em Santo Augusto

Iniciativa municipal garantiu a união civil de nove casais com direito a cerimônia completa, oficinas preparatórias e festa comunitária

Identificada vítima de feminicídio em Três de Maio
Identificada vítima de feminicídio em Três de Maio

Vítima tinha 41 anos. Feminicídio aconteceu na madrugada desta quinta-feira (2). Suspeito foi preso em flagrante e levado ao presídio de Santa Rosa.

Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul
Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul

Michel Brasil Saliba foi baleado durante cumprimento de mandado em Passo Fundo; autor dos disparos foi preso em flagrante.

Últimas notícias
Vereadora da causa animal em Novo Hamburgo denuncia recebimento de cão morto em gabinete
Vereadora da causa animal em Novo Hamburgo denuncia recebimento de cão morto em gabinete

Deza Guerreiro classificou o episódio como tentativa de intimidação e ato de terrorismo; caso está sob investigação

Prouni 2026: Inscrições começam nesta terça (7); Unijuí oferece 65 bolsas integrais
Prouni 2026: Inscrições começam nesta terça (7); Unijuí oferece 65 bolsas integrais

Saiba tudo sobre as regras, cronograma e vagas disponíveis para o segundo semestre

Rio Grande do Sul inicia distribuição da vacina Pneumo 20
Rio Grande do Sul inicia distribuição da vacina Pneumo 20

Novo imunizante do SUS amplia para 20 o número de sorotipos protegidos contra pneumonia e meningite

Suspeito de feminicídio em Lajeado é preso após se apresentar à polícia
Suspeito de feminicídio em Lajeado é preso após se apresentar à polícia

Ismael Garcia da Rosa, de 25 anos, é investigado pelo assassinato da ex-namorada Denise Silva de Medeiros

São Jacó terá desligamento programado de energia nesta sexta-feira em Santo Augusto
São Jacó terá desligamento programado de energia nesta sexta-feira em Santo Augusto

RGE realizará serviços de manutenção e melhorias na rede elétrica da localidade do interior