Rádio Querência

Acadêmico com surdez conquista o diploma em Administração

Acadêmico com surdez conquista o diploma em Administração

Aconteceu na última sexta-feira, dia 21, em Santa Rosa, a formatura do curso de Administração da UNIJUÍ. Márcio Friedrich, de 29 anos, estava entre os formandos. O acadêmico, natural de Santo Cristo, é surdo. Assim, ele é o primeiro aluno surdo a se formar no curso de Administração de todos os quatro campi da UNIJUÍ, em 40 anos de curso. Também, o primeiro a realizar uma solenidade de colação grau, a formatura, em todos os cursos do Campus Santa Rosa. Já em 2009, a acadêmica Angelisa Goebel, também surda, formou-se em Pedagogia - Educação Especial, no Campus Ijuí.

 

Márcio Friedrich foi escolhido para representar a turma, como um dos oradores. Sobre esta confiança dos colegas nele, destaca que é fruto do relacionamento mantido durante o curso, e este foi o seu tema no trabalho de conclusão de curso: “Processos de Comunicação de Acadêmicos Surdos e Acadêmicos Ouvintes no Ambiente Universitário: o caso do curso de Administração da UNIJUÍ”.

 

Ele justifica que escolheu o tema pela originalidade e importância para buscar compreender a relação de pessoas surdas e ouvintes que estudam juntos, como ocorre o processo de comunicação, principalmente na busca de entendimento e evolução da comunicação. Ele propôs sugestões de como melhorar estes processos de comunicação, destacando a presença de alunos surdos no Curso como uma experiência inovadora e diferenciada, gerando aprimoramento das práticas de ensino-aprendizagem.

 

O estudo gera contribuições para as iniciativas de inclusão dos surdos: melhorar a adaptação e a convivência de surdos e ouvintes no espaço universitário e na sociedade; aprimorar o projeto político-pedagógico e processos de ensino-aprendizagem; ampliar e qualificar as oportunidades de inclusão na universidade, no mercado de trabalho e na sociedade.

 

Após a formatura, a meta de Márcio é buscar um emprego que lhe dê boas condições de trabalho, além de prosseguir nos estudos. O agora Bacharel em Administração destaca que quando nasceu tinha problemas no coração, pulmão e anemia, e conseguiu superar. “Supero as dificuldades também com os ouvintes, principalmente no trabalho, pois muitos pensam que surdos não tem capacidades. Quando comecei a trabalhar, procurei fazer, mostrar que eu posso fazer, e consegui provar minha capacidade, quando fui duas vezes promovido, por minhas capacidades”, concluiu.

 

O coordenador adjunto do curso, professor Ariosto Sparemberger, que é patrono da turma, juntamente do paraninfo, professor Luciano Zamberlan, destacou a participação do acadêmico Márcio nas atividades do curso: “Ele sempre esteve presente em palestras, semanas acadêmicas e viagens de estudo, que sempre foram acompanhas por professores e intérpretes da língua de sinais”. O professor lembra que a motivação do aluno em aprender sempre chamou atenção dos colegas: “Também, na trajetória do Márcio, cabe destacar o seu exemplo de dedicação e de vida para os colegas que tiveram a oportunidade da convivência com o acadêmico”, ressaltou o professor.

 

Núcleo de Educação Inclusiva

 

Dentro de uma política de inclusão de estudantes no ensino superior, a UNIJUÍ conta com o Núcleo de Educação Inclusiva, que desenvolve um programa de acompanhamento aos acadêmicos com necessidades educacionais especiais. Segundo a coordenadora do Núcleo, professora Marta Borgmann, aos acadêmicos surdos (com ausência de audição), são disponibilizados profissionais intérpretes. A Instituição oferece, ainda, aos funcionários e docentes, cursos de formação em Libras – Língua Brasileira de Sinais, por meio de cursos de extensão.

 

L

Autor

lccomunic

Em: 24/01/2011, 22:00

Mais lidas
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente

Maria Salete Ceolin Ottonelli estava em um Jeep Compass que colidiu frontalmente com outro veículo no Mato Grosso; colisão deixou três mortos

Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente
Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente

Unidas pela vida e pela rotina, Elizangela, Gisele e Daiane deixam um legado de amor, dedicação e sonhos interrompidos.

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto
Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto

Problemas estruturais causados por infiltração motivaram o bloqueio da via. Empresa responsável fará avaliação nesta terça-feira.

Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá
Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá

Morador afirma que fogo teria sido provocado criminosamente; ninguém ficou ferido

Últimas notícias
Operação em Palmeira das Missões Desarticula Esquema de Narcotráfico Regional
Operação em Palmeira das Missões Desarticula Esquema de Narcotráfico Regional

Ação conjunta com a DRACO de Santa Maria resulta na prisão de um homem e na apreensão de mais de 30 kg de maconha

Comunidade de Santo Augusto celebra os 33 anos da Renovação Carismática com o tradicional Cenáculo
Comunidade de Santo Augusto celebra os 33 anos da Renovação Carismática com o tradicional Cenáculo

O evento que celebra o aniversário de 33 anos do Grupo de Oração Nossa Senhora Aparecida.

Mulher trans disputa o Concurso de Prendas neste final de semana
Mulher trans disputa o Concurso de Prendas neste final de semana

Em entrevista à Rádio Uirapuru, o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, esclareceu a postura da entidade

Instalação de controladores de velocidade avança no "Trevo da Morte" em Palmeira das Missões
Instalação de controladores de velocidade avança no "Trevo da Morte" em Palmeira das Missões

Equipamentos estão sendo colocados no entroncamento das BRs 468 e 158; velocidade máxima permitida no trecho será de 50 km/h.

Tarifas de pedágio em rodovias federais do RS têm aumento de 20%
Tarifas de pedágio em rodovias federais do RS têm aumento de 20%

Entrou em vigor o reajuste de 20% nas tarifas das sete praças de pedágio administradas pela concessionária CCR ViaSul.

Acadêmico com surdez conquista o diploma em Administração | Rádio Querência