Rádio
Nenhum programa no ar
Especialista explica as razões do aparecimento da acne e fala sobre o mito do chocolate
A adolescência é uma fase cruel para muitas pessoas. Na efervescência dos hormônios e das novas descobertas, quem também descobre os rostos dos jovens são as espinhas. Muitas deixam marcas que só são retiradas com algum tratamento mais específico.
Mas o que fazer para ficar longe delas? O estresse e a má alimentação ajudam a piorar o problema na pele? A dermatologista Annia Cordeiro respondeu a essas perguntas e falou sobre o mito do chocolate: afinal, dá ou não espinha?
Quais as razões do aparecimento da acne?
Dra. Annia: A acne – inclusive as espinhas - é uma doença do folículo piloso, causada quando ocorre um fechamento dos poros, aumento da produção e alteração da composição do sebo e consequente proliferação bacteriana. Todo esse processo é influenciado ainda pelos hormônios, masculinos e femininos. O uso de produtos oleosos como cremes e filtros solares não adequados também promovem o aparecimento ou pioram o quadro de acne. Outros fatores que influenciam são o estresse, alterações hormonais em geral e o diagnóstico de ovário policístico.
Em homens e mulheres, as razões para o aparecimento da acne são as mesmas?
Dra. Annia: Sim, as mulheres podem apresentar mais acne se houver mais alterações hormonais, como as decorrentes de ovário policístico.
Afinal, chocolate dá espinha ou é lenda?
Dra. Annia: Sempre foi um mito. Estudos recentes mostram que uma dieta rica em carboidratos de alto índice glicêmico – como doces, pães e biscoitos – levam a uma alteração na resistência à insulina, o que estimularia o aparecimento da acne. Entretanto, essa relação é hormonal e indireta, pois a gordura que comemos não vai para a pele!
Quais as dicas básicas para se evitar o problema?
Dra. Annia: O adolescente deve procurar um dermatologista e iniciar tratamentos preventivos o quanto antes. Na fase adulta, a orientação é a praticamente a mesma que na adolescência. A diferença é que a maioria dos casos dos mais jovens é causada pelas alterações hormonais da puberdade. No caso dos adultos, é preciso avaliar a causa das espinhas – além dos hormônios, o estresse também pode agravar o quadro - e então tratar com cremes apropriados para cada tipo de pele, ácidos, peelings, entre outros. É importante frisar que, na fase adulta, os pacientes tendem a usar produtos antissinais, além de conscientizarem-se a aplicar o protetor solar diariamente. Esse mix de produtos usados sem a orientação de um dermatologista pode ser prejudicial, aumentando a oleosidade da pele ou ressacando-a em excesso.
Fonte: HAGAH PR e clic Rbs
Autor
lccomunic
Em: 01/12/2010, 22:00

Homem foi localizado na localidade de São Luiz e encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos

Resultados do IGP e exame necroscópico poderão esclarecer causas do fogo ocorrido em Chiapetta

Ministério dos Transportes informou que empresas que não obedecerem o piso poderão ser suspensas

Evandro do Amaral foi julgado por feminicídio e tortura nesta terça-feira (17). Crime ocorreu em janeiro de 2025

Comunicado do Inmet indica chuva intensa e possibilidade de rajadas de vento de até 100 km/h. Defesa Civil da Capital espera precipitação de até 50 milímetros

Obra segue em andamento e a cobertura será concluída em uma nova etapa

Vítima era sobrinha da motorista que colidiu o veículo em uma árvore; condutora estava com a habilitação cassada

Entrega vai até 29 de maio; Fisco espera receber 44 mi de documentos

Contribuintes devem conferir fatura; apoio pode ser retomado por diferentes formas

As vítimas foram identificadas como Julia Francisca Ferreira da Silva e Hérica Ferreira da Silva. Segundo os Bombeiros Voluntários, ela são irmãs. A outra vítima foi identificada como João Gabriel de Oliveira Pimentel

