Rádio Querência

Escola Medianeira de Ajuricaba lança coletânia de Textos

Escola Medianeira de Ajuricaba lança coletânia de Textos
Na última quarta-feira, dia 17/11 a comunidade escolar da escola Estadual de Ensino Fundamental Medianeira realizou extensa programação por ocasião do lançamento da Coletânea de Texto, da fantasia à realidade – Ler para Viver.
    A idéia de publicar as produções textuais dos educandos foi lançada no início deste ano letivo e agora tornou-se realidade, graças ao empenho, dedicação dos professores que mediaram o trabalho e também dos alunos produziram os mais variados gêneros textuais.
    A coletânea de texto vem coroar o trabalho que é realizado pelo corpo docente da escola, ou seja, a ênfase na leitura e escrita. Ela reúne textos dos mais variados, sendo que o leitor pode desfrutar de poesias, histórias, narrativas, acróstico...  agradando todos os gostos.
    Acreditamos que a leitura e a escrita, competências indissociáveis e fundamentais para o educando, consolidam não só o gosto pela atividade de ler e escrever, mas também desenvolvem a capacidade de compreensão do texto escrito.
    Com essa publicação queremos mostrar para a comunidade escolar a capacidade de criação de cada educando; valorizar as produções textuais; oportunizar momentos de socialização dos saberes e a desfrutar da magia que a leitura nos proporciona.
    A programação de lançamento iniciou com um café colonial na escola e estiveram presentes todos os educandos, professores, funcionários, a presidente do Clube de Mães Rihane Sippert; Secretário Municipal de Educação professor Adroaldo Dallabrida e os escritores Élio Toso e Eduardo Faustini.
    Os escritores convidados relataram como iniciaram a sua trajetória de escritores e a importância desse fato nas suas vidas. Ambos ressaltaram a importância do hábito da leitura. Através dela muitos caminhos se abrem, e ao ler construímos conhecimentos, nos tornamos pessoas capazes de ler, entender e atuar nesse mundo.
    Além desses relatos, que foram significativos e prenderam a atenção de todos, houve o momento cultural onde os alunos apresentaram dramatizações, teatro de fantoche, recital de poesias, crônica, textos que se encontram na coletânea. Também houve contação de história pela Rotili Presentes, através da Maiara Cleveston e Marcia da Rosa, que encantaram a todos com a história O rei das Palavras. Para encerrar a programação cada educando recebeu das mãos dos professores um exemplar da coletânea.
    A diretora da Escola Profª. Neide Maria Hoffmann afirmou que, com certeza foi um momento significativo, pois é resultado do trabalho de cada segmento da comunidade escolar e é um registro que marca a história da escola, pois quem escreve torna-se imortal
A equipe diretiva da escola agradece indistintamente o trabalho que todos realizaram para que esse momento acontecesse, bem como agradece a parceria com a Cooperativa Rural Aliança que contribuiu com a doação de recursos para custear a publicação do material.
A 36ª Coordenadoria Regional de Educação parabeniza a escola pelo trabalho em prol da formação de leitores.
L

Autor

lccomunic

Em: 21/11/2010, 22:00

Mais lidas
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente

Maria Salete Ceolin Ottonelli estava em um Jeep Compass que colidiu frontalmente com outro veículo no Mato Grosso; colisão deixou três mortos

Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto

Indivíduo foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos após cumprimento de mandado preventivo

Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente
Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente

Unidas pela vida e pela rotina, Elizangela, Gisele e Daiane deixam um legado de amor, dedicação e sonhos interrompidos.

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto
Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto

Problemas estruturais causados por infiltração motivaram o bloqueio da via. Empresa responsável fará avaliação nesta terça-feira.

Últimas notícias
Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela e gera alerta de tsunami
Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela e gera alerta de tsunami

Tremor com epicentro em Morón sacudiu a capital Caracas, causou danos estruturais e colocou ilhas do Caribe em estado de atenção

Avião agrícola sofre acidente ao tentar pouso de emergência em Alegrete;
Avião agrícola sofre acidente ao tentar pouso de emergência em Alegrete;

Pelo rádio, piloto relatou problema técnico na aeronave. Homem sofreu escoriações e fratura no pé direito

Santo Augusto Conquista Nota “A” Máxima e está entre as Melhores Cidades do País em Transparência Fiscal
Santo Augusto Conquista Nota “A” Máxima e está entre as Melhores Cidades do País em Transparência Fiscal

Município integra seleto grupo da Região Celeiro que alcançou o topo do Ranking Siconfi 2026 da Secretaria do Tesouro Nacional

Mulher é morta a facadas em comunidade rural de Marau
Mulher é morta a facadas em comunidade rural de Marau

Suspeito é apontado como companheiro da vítima e foi preso em flagrante por feminicídio

TRE-RS cassa mandatos de prefeito e vice de Palmeira das Missões
TRE-RS cassa mandatos de prefeito e vice de Palmeira das Missões

Defesa de Evandro Massing e Régis Lorenzoni afirma que recorrerá ao TSE; gestores seguem nas funções até a notificação oficial

Escola Medianeira de Ajuricaba lança coletânia de Textos | Rádio Querência