Rádio
Nenhum programa no ar
Saúde dos olhos: frutas, verduras e legumes protegem contra doenças oculares
Vários estudos já comprovaram os benefícios da alimentação saudável, com redução de carne vermelha, açúcar e sal, frituras e gordura trans. O que pouco se fala é que, além de prevenir diversos tipos de câncer e doenças do coração, uma dieta bem equilibrada também tem o poder de retardar ou atenuar doenças oculares.
— Obviamente, é preciso tomar uma série de medidas para o bem da saúde em geral, não apenas mudar os hábitos de alimentação. Mas uma dieta bem elaborada, privilegiando alimentos antioxidantes — que combatem o envelhecimento — pode trazer grandes benefícios, retardando doenças como a degeneração macular, catarata, olho seco e tantas outras — afirma o oftalmologista Renato Neves, diretor da Eye Care Hospital de Olhos.
De acordo com o especialista, todas as dietas saudáveis devem incluir grandes quantidades de frutas, legumes e verduras frescas — que podem ser consumidas ao longo do dia. A ideia é aumentar a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis, ômega-3 e luteína.
Neves explica que frutas de diferentes cores e verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres.
— Ovos, milho verde, mamão, laranja e kiwi também contêm luteína, substância fundamental no combate à degeneração macular relacionada à idade. A esses alimentos, acrescentamos cenoura e abóbora, que também são ricas em vitamina A e contêm muita vitamina C — diz Neves.
Na opinião do médico, as pessoas ainda devem incluir na dieta importantes fontes de ômega-3 e reduzir a ingestão de sódio. Peixes, castanhas, óleo de linhaça e canola contribuem também para evitar a síndrome do olho seco - tão comum nas grandes cidades e na terceira idade.
— Se alguns alimentos contribuem para a saúde dos olhos e para o bem-estar do paciente, o sódio pode colocar tudo a perder quando ingerido em altas quantidades, levando ao desenvolvimento de catarata. Por isso é tão importante ficar de olho nas embalagens e preferir comprar alimentos prontos com baixa quantidade de sódio.
RECEITA
Confira uma sugestão de salada elaborada pelo oftalmologista:
:: 1 maço de espinafre cortado
:: 6 folhas frescas de alface romana
:: 2 cenouras raladas
:: 1 berinjela pequena levemente cozida e cortada em cubos
:: 1 maço de brócolis
:: Cubinhos de pimentões amarelo, vermelho e verde, sem pele
:: 6 couves de Bruxelas
:: Sementes de linhaça dourada
:: Castanhas do Pará trituradas
Para o molho:
:: 2 colheres (sopa) de óleo de canola
:: Suco de um limão
:: 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
:: 1 filé de anchova ralado
:: 1 gema de ovo
:: 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
:: 100 g de queijo parmesão
Fonte: BEM-ESTAR/clic
Autor
lccomunic
Em: 16/11/2010, 22:00

Adiel Cristiano Nino, de 33 anos, residia atualmente em Palmitinho e era amplamente conhecido em sua terra natal. O sepultamento ocorre nesta terça-feira.

Samuel Edson Härtge da Silva recebeu atendimento na escola, foi encaminhado à UPA e posteriormente transferido para uma UTI pediátrica.

Motorista saiu ileso de colisão na rodovia, mas voluntários foram recebidos a tiros ao chegarem ao local; Polícia Civil investiga o caso.

Conforme as informações preliminares, a polícia trabalha com a hipótese de suicídio.

Festival celebra a tradição e revela grandes talentos da região em uma manhã de muita emoção e música no Parque de Exposições do Sindicato Rural.

Suspeito, que era ex-padrasto da adolescente de 14 anos, confessou o crime e teve a prisão preventiva decretada

Colisão entre Corsa e carreta no trevo da Unijuí tira a vida de morador tradicional de Ijuí ligado à construção civil.

Evento acontece 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, em Carazinho

Divulgação das obras classificadas ocorreu na noite desta quinta-feira

Ação ocorreu na ERS-155 após um acidente de trânsito; motorista e amigos procuravam o dono da propriedade para relatar a batida quando foram surpreendidos pelos disparos.

