Rádio
Nenhum programa no ar
Prefeito Alvorindo Polo confirma presença na 2ª Marcha Gaúcha em Porto Alegre
A FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul realiza hoje 19 de outubro a 2ª Marcha Gaúcha – Os Municípios pelo Rio Grande. O evento ocorre, das 9h às 18h, no auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa do Estado e reunirá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e dirigentes dos 496 Municípios.
De acordo com o presidente da Federação, Vilmar Perin Zanchin, a iniciativa busca apresentar as principais reivindicações municipalistas ao governo do Estado, Legislativo e Judiciário. O Prefeito de Santo Augusto Alvorindo Polo, já confirmou presença.
Na abertura, pela manhã, é esperada a presença da governadora Yeda Crusius. Em seguida, no painel com o governo do Estado, os prefeitos apresentarão os temas prioritários que tratam sobre a criação de um fundo para atendimento a catástrofes, ampliação dos recursos para a realização do transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino e Programa de Atenção Básica - PAB, além do cumprimento dos convênios firmados com os Municípios que não contam com acesso asfáltico.
No último painel da manhã, serão tratados os cerca de 50 projetos que dizem respeito aos Municípios e que se encontram parados ou em tramitação na Assembléia Legislativa. Também com o relator do Orçamento do Estado, a FAMURS quer incluir na peça orçamentária um valor maior para o transporte escolar e para o PAB.
Com o Tribunal de Justiça do Estado, os prefeitos pretendem debater sobre os critérios para a cedência de profissionais dos Municípios, bem como a revisão da lei dos depósitos judiciais. Junto do Tribunal de Contas, a expectativa é ampliar temas que tratam sobre vagas para pessoas com deficiência nas administrações públicas e as atribuições dos vice-prefeitos.O evento conta com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e pretende discutir, ainda, assuntos importantes a nível nacional como a Emenda 29, que trata dos percentuais constitucionais destinados para a área da saúde, além da divisão dos royalties do pré-sal. Durante o encontro serão detalhadas as proposições dos Municípios Gaúchos para a Marcha a Brasília, a ser realizada no ano que vem. Ao final será redigida e aprovada a Carta Final da 2ª Marcha Gaúcha – Os Municípios pelo Rio Grande, a ser entregue a governadora do Estado e presidente do Legislativo.
Autor
lccomunic
Em: 18/10/2010, 22:00

Homem foi localizado na localidade de São Luiz e encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos

Resultados do IGP e exame necroscópico poderão esclarecer causas do fogo ocorrido em Chiapetta

Ministério dos Transportes informou que empresas que não obedecerem o piso poderão ser suspensas

Evandro do Amaral foi julgado por feminicídio e tortura nesta terça-feira (17). Crime ocorreu em janeiro de 2025

A Defesa Civil aponta que a área de maior risco inclui Oeste, Missões, Noroeste, Campanha e parte do Sul e do Centro

Família registrou boletim de ocorrência afirmando que houve erro médico. Corpo foi exumado e passará por perícia

Prefeituras estão priorizando serviços na área da saúde, enquanto obras estão sendo suspensas em razão da falta de combustível

Valor será pago em duas parcelas, a partir de abril


