Rádio Querência

Saiba o que pode e o que não pode no dia da eleição

Saiba o que pode e o que não pode no dia da eleição

A legislação eleitoral proíbe uma série de manifestações de militantes e eleitores no dia da votação. Para evitar infrações e garantir a tranquilidade da votação, fique atento às restrições impostas neste domingo. Confira o que pode e o que não pode e como denunciar a boca de urna.

Distribuição de materiais — A distribuição de panfletos ou brindes (camisetas, bonés, chaveiros, canetas) contendo propaganda eleitoral é proibida no dia da votação.

Uso individual de broches, bandeiras ou adesivos — O uso de broches, bandeiras ou adesivos que constituam manifestação silenciosa da preferência do eleitor é permitido. No entanto, é proibida a aglomeração pública de pessoas com vestuário padronizado.

Uso de santinho ou cola — O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite e inclusive incentiva o eleitor a levar consigo um "santinho" ou "cola" com o número dos candidatos nos quais deseja votar para a cabine eleitoral.

Boca de urna — Boca de urna, além de proibido, é crime e pode resultar em prisão. Quem flagrar alguém fazendo boca de urna deve comunicar a Brigada Militar, por meio do fone 190.

Bandeiras e cartazes móveis — Só são permitidas as presenças de bandeiras ou cartazes móveis nas ruas até as 22h da véspera do dia das eleições, desde que não atrapalhem o bom andamento do trânsito.

Propaganda em veículos de transporte público — É proibida a veiculação de propaganda em veículos de transporte público, desde ônibus até táxis e lotação, por se tratarem de serviços que dependem de cessão do poder público.

Propaganda em bens particulares — A propaganda em bens particulares — como pinturas em muros ou uso de faixas nas fachadas de residências — é permitida, desde que espontânea e gratuita.

Comícios e carreatas — Estão proibidos no dia do pleito. A realização constitui crime punível com prisão e multa.

Showmícios — Showmícios e eventos para promoção de candidatos com a apresentação de artistas, remunerados ou não, estão proibidos durante todo o processo eleitoral.

Uso de aparelhagem de som — É proibido o uso de alto-falantes e aparelhagem de som no dia do pleito.

Bebida alcoólica — A legislação eleitoral não prevê a proibição da venda ou do consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição.

Votar por outra pessoa — É crime e pode resultar em até três anos de prisão.

Uso de celular na cabine eleitoral — É proibido o uso na cabine eleitoral de telefones celulares ou qualquer outro tipo de equipamento tecnológico que possa comprometer o sigilo do voto, como máquinas fotográficas e filmadoras.

Confira mais informações sobre o pleito no Guia do Eleitor.

ZEROHORA.COM
L

Autor

lccomunic

Em: 02/10/2010, 21:00

Mais lidas
Motorista de 38 anos morre após caminhão desgovernado atingir estrutura e bomba de combustível em posto de Chiapetta
Motorista de 38 anos morre após caminhão desgovernado atingir estrutura e bomba de combustível em posto de Chiapetta

Veículo colidiu contra o Posto Novo Horizonte na noite deste sábado (3); câmeras de segurança registraram o fato.

Criança fica ferida após ser atropelada na Avenida Central, em Santo Augusto
Criança fica ferida após ser atropelada na Avenida Central, em Santo Augusto

Acidente aconteceu por volta do meio-dia desta quarta-feira; vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Bom Pastor

Urnas e Fama: As Celebridades que Ficaram de Fora do Legislativo em 2026
Urnas e Fama: As Celebridades que Ficaram de Fora do Legislativo em 2026

De cantores e influenciadores a veteranos da política: saiba quais nomes conhecidos do grande público não conquistaram votos suficientes nas eleições deste ano.

Urnas no exterior aponta vitória de Lula na Ásia e Oceania, com vantagem de Flávio Bolsonaro no Japão
Urnas no exterior aponta vitória de Lula na Ásia e Oceania, com vantagem de Flávio Bolsonaro no Japão

Os primeiros resultados das seções eleitorais fora do Brasil mostram cenários divididos entre os principais candidatos, com forte movimentação de eleitores e longas filas em países europeus.

Jones André Ribeiro, de São Martinho, é homenageado pelo 7º BPM
Jones André Ribeiro, de São Martinho, é homenageado pelo 7º BPM

Reconhecimento integrou as comemorações dos 60 anos de criação do 7º Batalhão de Polícia Militar

Últimas notícias
Aeroporto de Passo Fundo terá novos voos da LATAM com destino a Guarulhos
Aeroporto de Passo Fundo terá novos voos da LATAM com destino a Guarulhos

A partir de 29 de outubro, o Aeroporto Lauro Kurtz contará com frequências semanais às terças e sábados no fim de tarde, totalizando quatro voos diários no terminal.

Horário eleitoral no rádio e na TV em tempo reduzido volta nesta sexta-feira
Horário eleitoral no rádio e na TV em tempo reduzido volta nesta sexta-feira

A exibição segue até o dia 23 de outubro, dois dias antes da votação oficial, que ocorre no dia 25.

Deltasul reinaugura nova loja em Santo Augusto nesta sexta-feira com ofertas e atrações especiais
Deltasul reinaugura nova loja em Santo Augusto nesta sexta-feira com ofertas e atrações especiais

Unidade com 50 anos de tradição em Santo Augusto muda para o prédio ao lado, no antigo Lojão do Povo, e promete ofertas imperdíveis, chimarrão, pipoca e sorteio de brindes para os primeiros clientes a partir das 9h.

Todo o Rio Grande do Sul em Alerta Máximo para Temporais e Ventos Acima de 90 km/h
Todo o Rio Grande do Sul em Alerta Máximo para Temporais e Ventos Acima de 90 km/h

Linha de instabilidade avança pelo território gaúcho com previsão de acumulados expressivos de chuva e risco isolado de granizo e temporais severos.

Menino de 11 anos é transferido para Passo Fundo após acidente em Santo Augusto
Menino de 11 anos é transferido para Passo Fundo após acidente em Santo Augusto

Criança havia sido atendida no Hospital Bom Pastor, mas novas avaliações médicas indicaram a necessidade de encaminhamento para atendimento especializado.

VAI TER DEBATE?
VAI TER DEBATE?

Antes do último debate presidencial, emissora fará entrevistas individuais com os dois candidatos que disputam o segundo turno das Eleições 2026