Rádio
Nenhum programa no ar
Chama crioula será acesa em Itaqui
Com dedicação e paciência Luiz Elgar Hepp, 58 anos, prepara a égua Itai. Em breve, os dois vão percorrer mais de 700 quilômetros para levar até Erechim, no norte do Estado, uma centelha da Chama Crioula que será acesa amanhã, Itaqui, na Fronteira Oeste.
A façanha realizada por centenas de cavaleiros é o presente de aniversário de Hepp, que dia 31 faz 59 anos.
Assim como ele, gaúchos de todo o Estado percorrerão quilômetros para manter acesa a chama farroupilha.
Claudiomir Ferri, 40 anos, presidente da Associação Gaúcha Estanciense, é outro exemplo. Ele integra a comitiva que cruzará cerca de 800 quilômetros levando a centelha de Itaqui até Estância Velha, no Vale do Sinos.
Neste ano a chama acesa em Itaqui será formada por três centelhas. Uma irá atravessar o Rio Uruguai, representando os vizinhos argentinos e outra vem das Missões, lembrando o povo indígena. No cais do porto do município, às 10h, elas serão unidas a terceira centelha, de uma chama acesa há mais de 30 anos na Fazenda Itu.
A escolha do município onde é feita a cerimônia de acendimento da chama principal, de onde saem as fagulhas que serão carregadas por todo o Estado por cerca de 600 cavaleiros, é feita por votação pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), entre as cidades que se oferecem para sediar o evento.
Autor
lccomunic
Em: 12/08/2010, 21:00

Adiel Cristiano Nino, de 33 anos, residia atualmente em Palmitinho e era amplamente conhecido em sua terra natal. O sepultamento ocorre nesta terça-feira.

Conforme as informações preliminares, a polícia trabalha com a hipótese de suicídio.

Com mais de 20 anos de corporação, Carla Adriana Brum Backes Henrich dedicou sua carreira à educação e à área ambiental. Velório e sepultamento ocorrem em sua cidade natal.

Festival celebra a tradição e revela grandes talentos da região em uma manhã de muita emoção e música no Parque de Exposições do Sindicato Rural.

Polícia trabalha com a hipótese de suicídio em ocorrência registrada na tarde desta terça-feira, 18 de agosto

Parceria de sucesso entre Rádio Querência e Sicoob Oestecredi garante a realização de mais uma temporada do tradicional campeonato de bochas, movimentando a economia e o esporte de Santo Augusto.

Vítima de 42 anos sofreu ferimentos profundos e foi encaminhada ao Hospital de Clínicas de Ijuí

Crime aconteceu na casa do investigado, que teria confessado a autoria para a cunhada; Polícia Civil apura hipótese de feminicídio

Informações foram confirmadas pela Funerária Schneider


