Rádio
Nenhum programa no ar
IBGE cria ferramentas para ajudar na identificação dos recenseadores
Desde de o último domingo, dia primeiro, os domicílios brasileiros estão recebendo mais de duzentos mil recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que trabalham no Censo dois mil e dez. A cada década, os profissionais percorrem lares em todos os municípios, entrevistando brasileiros para revelar o perfil do país. No entanto, muitos deles enfrentam a resistência da população em abrir a porta. O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, explica que a população precisa receber os recenseadores e responder corretamente ao questionário, já que o trabalho aponta as necessidades da própria sociedade.
Presidente do IBGE, Eduardo Nunes
"É extremamente importante porque o recenseamento feito a cada dez anos é o momento em que nós atualizamos certas informações que só o Censo nos dá. Ou seja, quanto melhor a informação que ele fornecer no Censo, maior é a chance de, lá na frente, virem ações de políticas públicas e privadas orientadas para aquele conjunto de cidadãos que nós acabamos de ver seu perfil em cada município brasileiro."
O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, explica que algumas providências foram tomadas pelo IBGE para ajudar na identificação dos recenseadores, como a seleção de profissionais para atuarem no local onde moram. Ele explica como os recenseadores podem ser identificados.
Presidente do IBGE, Eduardo Nunes
"Todos eles receberão um colete do próprio IBGE com, à esquerda do colete, a fotografia; a identidade e o código de identificação daquele recenseador no IBGE. Consequentemente, o morador, se tiver alguma dúvida, antes de iniciar a entrevista, solicite ao recenseador um documento de identidade que ele possa comprovar que o que está no crachá do recenseador é exatamente a sua própria identidade."
O presidente do IBGE reforça que, se surgirem dúvidas, o entrevistado pode ligar para o telefone ao lado do colete do recenseador: zero oitocentos, sete - dois- um - oito - um - oito - um, e checar a identidade do profissional. A central telefônica do IBGE funciona das oito horas da manhã às dez da noite.
Reportagem, Maressa Omena/Agência do Rádio
Autor
lccomunic
Em: 05/08/2010, 21:00

Investigada foi encaminhada ao presídio de Iraí, onde permanece à disposição da Justiça

Vítima levava marmita para o companheiro quando se desequilibrou e foi atingida; o caso é investigado como acidente

Reconhecimento estadual destaca qualidade da alfabetização e garante investimento de cerca de R$ 140 mil para fortalecer o ensino no município

A orientação é nunca compartilhar dados pessoais ou bancários por mensagens e sempre confirmar diretamente com o advogado ou escritório responsável antes de qualquer procedimento envolvendo valores judiciais.

Fundo Social destina recursos financeiros a projetos locais que geram impacto positivo na comunidade

Além de Cristiano, que está preso desde fevereiro, a esposa dele e o irmão foram denunciados por crimes relacionados com o desaparecimento de Silvana de Aguiar, Isail de Aguiar, e Dalmira German de Aguiar

Programa de renegociação de dívidas lançado nesta segunda-feira tem como público-alvo quem ganha até cinco salários mínimos

Redistribuição feita pela ANTT transfere rotas para outras viações e impacta passageiros do Sul do país



