Rádio Querência

Canção de Santa Maria vence a Coxilha

Canção de Santa Maria vence a Coxilha

A canção “O Arco e a Flecha”, de Santa Maria, foi a grande vencedora da Coxilha Nativista, que se encerrou na madrugada de ontem (domingo), em Cruz Alta, no noroeste do Estado.

A primeira colocada ganha quatro troféus. Pirisca Grecco, o intérprete, saiu de Cruz Alta com dois deles. Os outros premiados foram o autor da letra, Carlos Villela Gomes, e da música, Piero Ereno. Instituído pela primeira vez, o troféu Alta Cruz da Coxilha, dado ao intérprete da música vencedora, será itinerante. No edição do próximo ano, Grecco devolverá o prêmio para a prefeitura, que o entregará para o novo vencedor. Caso ganhe três Coxilhas consecutivas, como intérprete, o prêmio fica em definitivo com ele.

Na última noite do evento, o Ginásio Municipal ficou lotado. As portas tiveram que ser fechadas. César Oliveira e Rogério Melo fizeram o show de encerramento. Doze músicas da fase geral e três composições da fase local disputaram o título do festival.

Os vencedores

1º lugar: Canção “O Arco e a Flecha”, com letra de Carlos Gomes, música de Piero Ereno e interpretação de Pirisca Grecco, de Santa Maria

2º lugar: Milonga “Sem Tempo”, com letra de Rômulo Chaves e música de Emerson Martins, de São Vicente do Sul

3º lugar: Milonga “Encontro de Gerações”, com letra e música de Adair de Freitas, de Santana do Livramento

Música mais popular: “Encontro de Gerações” - Adair de Freitas

(eleita pela imprensa)

Melhor instrumentista: Texo Cabral

Melhor intérprete: Emerson Martins

Melhor indumentária: Adair de Freitas

Melhor conjunto vocal: “Arco e Flecha”

Melhor melodia: “Sem Tempo”

Melhor arranjo: “Sonho Matreiro”

Melhor letra: “O Arco e Flecha”

1º lugar fase local: “Há um Jeito de Ser do Sul” - Fabiana Lamaison

2º lugar fase local: “Menino da Rua” - Tuny Brum

3º lugar fase local: “Pra Repontar a Esperança” - Vinícius Franco



O ARCO E A FLECHA

Esta é a letra da canção vencedora da 30ª Coxilha, que deu também a Carlos Omar Villela Gomes o troféu de Melhor Letrista do festival.

O Arco e a Flecha

Poesia é flecha, a alma é um arco...
Futuro é um alvo que a alma tem;
Estamos todos no mesmo barco
Se ele naufraga vamos também!

Poesia é flecha que se projeta
Pelas nações, que de fome choram;
A alma é um arco nas mãos do poeta
Caçando as feras que nos devoram!

A flecha corta os confins do mundo
Sangrando as chagas que a fome fez...
Povos inteiros já moribundos,
Matando um sonho de cada vez!

O arco fica, mas manda a flecha
E a flecha voa com altivez;
Chora a miséria, e em nome dela
Transpassa a carne da insensatez!

O arco dita as razões da flecha
E mostra o rumo sem hesitar;
A flecha é força que a tudo pecha
Quanto é justiça cortando o ar!

São arco e flecha sempre em vigília,
Que essa miséria tem rosto e nome;
Nos calcanhares dessas matilhas
Que se sustentam de sangue e fome!


A COXILHA NATIVISTA é um dos mais importantes eventos da música do Rio Grande do Sul. Um marco na história dos festivais de música regional do Brasil.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Cruz Alta ininterruptamente desde 1981, é uma referência para quem vê na música uma oportunidade de crescimento e projeção artística. Pelo palco da COXILHA NATIVISTA a cada ano passam grandes nomes da música regional do sul do país, bem como muitos tiveram nesse palco o primeiro espaço para expressão da sua arte.

Desde 1985, junto a COXILHA NATIVISTA ocorre a COXILHA PIÁ. Pioneira como festival de interpretação de música infanto-juvenil do gênero no Rio Grande do Sul, anualmente tem trazido ao palco expressiva participação de grandes promessas e revelações do nativismo gaúcho, muitos inclusive ja tendo se consagrado nos palcos dos mais significativos festivais do estado, inclusive na própria COXILHA NATIVISTA.

Fonte: RC

L

Autor

lccomunic

Em: 01/08/2010, 21:00

Mais lidas
Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS
Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS

Investigada foi encaminhada ao presídio de Iraí, onde permanece à disposição da Justiça

Mulher morre após ser atropelada por máquina agrícola em Jóia
Mulher morre após ser atropelada por máquina agrícola em Jóia

Vítima levava marmita para o companheiro quando se desequilibrou e foi atingida; o caso é investigado como acidente

Escolas São João e Sol Nascente se destacam entre as melhores do Estado no Prêmio Alfabetiza Tchê
Escolas São João e Sol Nascente se destacam entre as melhores do Estado no Prêmio Alfabetiza Tchê

Reconhecimento estadual destaca qualidade da alfabetização e garante investimento de cerca de R$ 140 mil para fortalecer o ensino no município

Estelionatário tenta aplicar golpe do falso advogado em locutor da Rádio Querência
Estelionatário tenta aplicar golpe do falso advogado em locutor da Rádio Querência

A orientação é nunca compartilhar dados pessoais ou bancários por mensagens e sempre confirmar diretamente com o advogado ou escritório responsável antes de qualquer procedimento envolvendo valores judiciais.

Últimas notícias
Sicredi das Culturas RS/MG abre inscrições para o Fundo Social
Sicredi das Culturas RS/MG abre inscrições para o Fundo Social

Fundo Social destina recursos financeiros a projetos locais que geram impacto positivo na comunidade

Caso família Aguiar: PM é denunciado por duplo feminicídio, homicídio e ocultação de cadáver
Caso família Aguiar: PM é denunciado por duplo feminicídio, homicídio e ocultação de cadáver

Além de Cristiano, que está preso desde fevereiro, a esposa dele e o irmão foram denunciados por crimes relacionados com o desaparecimento de Silvana de Aguiar, Isail de Aguiar, e Dalmira German de Aguiar

Saiba como funciona e quem poderá renegociar dívidas com o Novo Desenrola Brasil
Saiba como funciona e quem poderá renegociar dívidas com o Novo Desenrola Brasil

Programa de renegociação de dívidas lançado nesta segunda-feira tem como público-alvo quem ganha até cinco salários mínimos

Unesul deixa de operar linhas interestaduais após reestruturação do setor
Unesul deixa de operar linhas interestaduais após reestruturação do setor

Redistribuição feita pela ANTT transfere rotas para outras viações e impacta passageiros do Sul do país