Rádio
Nenhum programa no ar
Amuceleiro reuniu municípios durante assembléia geral em São Valério do Sul
Na última sexta-feira (12/03), a Amuceleiro realizou Assembleia Geral com a presença dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais dos 21 municípios que fazem parte da Associação. Também estiveram presentes no evento os Deputados Estaduais Jerônimo Goergen e Zilá Breitenbach, e o deputado Federal Wilson Covatti. A Assembléia foi realizada em São Valério do Sul e esteve inserida na programação da 6ª FAASUL – Feira da Alimentação e Artesanato de São Valério do Sul que aconteceu de 12 a 14 de março.
Constaram na pauta dos trabalhos assuntos de interesse regional, dentre eles a divulgação da Fetreli, pela equipe de professores do colégio Ipiranga; Prestação de Contas do ano de 2009 e aprovação do Orçamento de 2010 do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISA, apresentados pela Elisabeth, Secretária Executiva e pelo Leonir Perlin, Prefeito de Pejuçara e Presidente do Consórcio. Também foi debatida a questão de implantação de uma Unidade Básica de Saúde no Presídio Regional de Três Passos, onde a equipe da Susepe solicitou apoio financeiro dos 21 municípios integrantes da Amuceleiro para a realização e concretização da referida obra. O pedido foi aprovado pelos prefeitos presentes, sendo que estes contribuirão com um valor equivalente a R$ 25 mil, dividido entre os 21 municípios, conforme arrecadação dos mesmos. O restante será bancado pelo Governo do Estado e Poder Judiciário de Três Passos.
Outro assunto debatido na Assembléia e bastante polêmico, diz respeito aos municípios da região sem ligação asfáltica. O presidente da Amuceleiro Cesar Schwade aproveitou a presença dos deputados e externou a angústia dos prefeitos que lutam e brigam para que as obras asfálticas sejam executadas, pois agora, diante de exigências legais de meio ambiente, que objetivam a adoção de medidas eficazes para redução de impactos ambientais, os municípios deverão realizar previamente estudos arqueológicos para execução das obras, fato que é novo para os administradores municipais, demanda dispêndio de recursos financeiros além de atrasar consideravelmente o início das obras, pois é um processo burocrático também.
Ficou definido pelos prefeitos, que a Amuceleiro marcará uma audiência com o Diretor Geral do DAER, Vicente Pereira, juntamente com os prefeitos dos municípios sem ligação asfáltica, para tentar resolver esse impasse e agilizar os processos de pavimentação, pois alguns já tiveram seu início e outros que já foram anunciados pelo Governo do Estado.
As soberanas da Feicap de Três Passos, da Expo Martinho de São Martinho e a Comissão Organizadora da Expofesa de Santo Augusto, estiveram presentes, aproveitaram a oportunidade e convidaram o público presente para que participem das respectivas feiras.
No final dos trabalhos, o presidente Cesar agradeceu a presença de todos e reforçou o convite do prefeito Clóvis Padilha, de São Valério do Sul, para que todos se dirigissem até o Parque, onde às 19 horas estaria ocorrendo a Abertura Oficial da 6ª FAASUL.
Autor
lccomunic
Em: 17/03/2010, 21:00

Incêndio ocorreu no início da manhã desta quinta-feira.

No entanto, não há registros de negligência aos cuidados da criança por conta do pai, na qual tinha a guarda da mesma

Claudia Kauani Basso Pommer estava sozinha em casa quando as chamas começaram; investigação apura circunstâncias do incêndio

Perícia vai apurar as causas do fogo em residência na saída para Inhacorá; criança morava com o pai

Lideranças municipais e Secretaria de Educação contestam fala do político, classificando-a como "irresponsável" e desconectada da realidade local.

Manhãs mais frescas e tardes quentes prometem amplitude térmica significativa no Noroeste do Rio Grande do Sul

Festival nativista ocorrerá de 23 a 31 de maio e contará com diversas atrações culturais, musicais e gastronômicas

Detido em Brasília, Jair Bolsonaro apresentou mal-estar na cela e foi transferido para unidade hospitalar nesta sexta-feira (13)

Tiago Benhur Flores Pereira, que acumulava mais de 150 anos de pena e integrava a lista da Interpol, foi capturado em uma operação conjunta após um ano de monitoramento.

Com premiação superior a 8 mil reais, evento em Santo Augusto consagra-se como um dos principais campeonatos de bocha da região

